Jacques
Olá,
Comprei recentemente (de segunda mão) um ampliador Durst Laborator 3S 5x7".
O manual diz que é necessária uma lâmpada opal de 200 W com um diâmetro de 110 mm para uma iluminação uniforme do formato 5x7. Onde posso encontrar uma lâmpada desse tipo? A maioria das lâmpadas opal (photocrescenta...) tem apenas um diâmetro de cerca de 60 mm...
uworischki
Lâmpadas Opal de 200 watts são relativamente difíceis de encontrar. Qual marca de ampliador você comprou?
A FOTOIMPEX tem lâmpadas Opal da Phillips ou da Orwo, ambas de 250 watts.
Eu mesmo uso um Magnitaurus 10x15 antigo com uma lâmpada de 150 watts (Orwo, comprada em um bazar 1
MirkoBoeddecker
No nosso catálogo, temos uma lâmpada Tesla para Magnifaxes grandes. Ela tem cerca de 8 cm de diâmetro e é bem mais comprida do que as lâmpadas da Phillips.
No entanto, ela tem apenas 150 watts.
Eu, pelo menos, tentaria. Afinal, a escolha da lâmpada não é algo totalmente irrelevante.
Um condensador também tem uma distância focal.
Se a lâmpada não estiver no “ponto focal”, o condensador não ilumina uniformemente.
Em KB e MF, geralmente você não percebe nada, mas em 4x5” ou 5x7”, sim.
Por isso, é possível ajustar a maioria dos aparelhos mais antigos (ou seja, alterar a posição da lâmpada).
No entanto, a Durst sempre foi muito voltada para o design e, por isso, essa possibilidade de ajuste pode facilmente passar despercebida.
Infelizmente, não sei se e como isso ainda é possível no seu Laborator.
Quanto às lâmpadas, ainda temos meia caixa cheia para casos como esse ;-)
Mirko
www.fotoimpex.de