mcbastian
Olá!
Tenho aqui um negativo em preto e branco lindo e (para mim) muito valioso.
Mas agora preciso dele como diapositivo. Não quero (nem vou) mexer no negativo em si (revelá-lo de novo ou algo assim...).
Minha ideia era a seguinte:
simplesmente copiar o negativo para um filme. Isso pode dar um pouco de trabalho na câmara escura,
mas, em princípio, seria viável, não é?
A questão é se o material vai colaborar. O material do negativo tem uma tonalidade cinza.
Acho que isso vai tirar bastante intensidade nas sombras (no positivo). E as sombras não são totalmente
opacas.
Alguém já teve alguma experiência com isso? Ou é realmente melhor mandar isso para um laboratório fotográfico?
Atenciosamente, Sebastian
Gast
Oi, Sebastian,
Na verdade, deveria dar certo. Embora eu nunca tenha feito exatamente isso, eu amplio diapositivos (XP2 cross) em filme como internegativos para cianotipias. Dá certo.
O problema é simplesmente encontrar a exposição e a gradação certas. Mas o que se pode fazer com um filme 35mm já aberto, além de uma série de testes? No fim das contas, você precisa ajustar os dois de forma que a gama tonal e a gradação correspondam às suas expectativas. Assim, o suporte cinza no positivo também ficará bem preto.
Atenciosamente
Martin