micha
Oi, Mirco
Diz aí, vocês não poderiam ligar pra Efke e pedir uma marcação um pouco mais clara nos filmes planos? Quando, depois de um mês, pego um Efke 100 e um Efke 25, nunca consigo distinguir qual é qual. Afinal, isso funciona muito bem na Kodak e outras marcas...
Muitas saudações planas
Micha
Gast
Olá, Micha,
É realmente um pouco complicado distinguir os filmes planos da Efke uns dos outros. No entanto, existem diferenças claras na marcação, de modo que é possível distinguir o PL 25 do PL 100:
PL 25 a marca é mais rasa e fica mais próxima da borda,
PL 100 a marca é mais profunda e fica um pouco mais afastada da borda.
Atenciosamente
Werner Kumpf
www.wernerkumpf-fineartphotographie.com
micha
Mas também podem ser variações de fabricação. No entanto, em algumas embalagens, a diferença é bem pequena.
Micha
MirkoBoeddecker
Olá a todos,
Como estamos pensando em mandar revelar os rolos de filmes planos em outra laboratório no futuro, agradeço a todos pelas sugestões.
Como é que a Ilford e a Kodak fazem para que tudo seja tããão mais fácil?? ;-)
Não sou um grande usuário de filmes planos. Há 6 anos uso apenas o Efke 100 na minha Graflex e, portanto, ainda não me deparei com esse problema.
Mirko
Gast
Oi, Mirko,
A Ilford e a Kodak, em princípio, trabalham exatamente com essas marcações, mas também utilizam sequências curtas/longas, embora apenas com uma profundidade de até 3 ou 4 caracteres. Elas são bem fáceis de sentir ao toque. Diferenças como se os trechos sejam semicirculares ou angulares, por exemplo, VV\__/ em vez de UU(__), são difíceis de distinguir (portanto, poderiam ser facilmente confundidas). Nos documentos da Kodak (existe um livrinho A8 com todos os filmes) constam as marcações. Também nas fichas técnicas na internet, mas não tão bem organizadas em um só lugar. Infelizmente, não faço ideia se os fabricantes chegaram a um acordo entre si ou se usam códigos duplicados. O que diz o seu técnico de laboratório?
Atenciosamente
Martin
micha
Oi, Mirko.
Mas acho que agora não se trata do manuseio no escuro. Nesse caso, a gente tira os rolos direto da embalagem. O que me interessa é a análise dos negativos. Então, se um negativo não ficou tão bom, é claro que tento descobrir a causa do erro com base nos dados da filmagem. Muitas vezes também fotografo um mesmo motivo com Efke 25 e, em seguida, com Efke 100, porque o Efke 25 acabou. Para poder dizer depois se o problema foi o filme, o revelador ou a exposição, é “importante” para mim conhecer a emulsão.
À luz do dia, as marcas da Kodak ou da Agfa são fáceis de reconhecer. É o que eu acho.
Atenciosamente, Micha