mcbastian
Olá!
Eu uso um Meopta Proximus como ampliador.
Como ele já está “um pouco” velho (parece que ele deveria estar em um museu, e não em um laboratório),
não consegui encontrar peças de reposição em lugar nenhum.
O mais importante seria uma lâmpada nova, pois não sei quantas horas de uso a antiga já acumulou.
Mas não sei qual é o modelo e se ela ainda está disponível.
Também dá para perceber a idade da lente entre o espelho e a superfície do filme, assim como do próprio espelho. B)
O espelho não é o problema. Dá para pedir para um vidraceiro cortar um pedaço sob medida. Mas a lente...
Eu ainda tenho uma Opemus II, mas ela amplia o formato KB apenas até no máximo 18x24.
Com a Proximus, consigo chegar a 30x40 (após uma pequena modificação... :) ).
Por isso, gostaria de continuar usando este aparelho, que já me prestou muitos serviços fiéis.
Atenciosamente, Sebastian
MirkoBoeddecker
Sebastian,
não quero de forma alguma diminuir o seu apreço pelo Proximus, mas, infelizmente, ele é realmente muito antigo e foi fabricado em quantidades tão reduzidas que não temos peças de reposição em estoque.
Se a lente do condensador estiver danificada e não puder mais ser limpa, é melhor descartá-la. Além disso, o espelho deveria, idealmente, ser um espelho de superfície refletora e não um simples espelho de vidro.
Um Proximus completo, se estiver funcionando, custa 20 euros na nossa loja.
Por esse preço, o vidraceiro nem sequer levanta o martelo.
Temos em estoque aparelhos compatíveis com KB suficientes nessa faixa de preço.
OPEMUS 2: Ele consegue muito bem fazer o que você quer. Você só não sabe como B)
Você só precisa de uma lente de 50 mm (atenção: vire a placa para compensar a diferença de distância focal). Além disso, talvez ainda uma máscara de inserção para formato KB para ampliação sem vidro e pronto, tudo fica certo.
Você encontra tudo isso na FOTOIMPEX.
Também temos lâmpadas para isso e você pode trabalhar com todos os formatos em um único aparelho, além de ter o dobro de espaço no armário.
Talvez até a lente do Proximus sirva. Experimente. :)
Atenciosamente,
Mirko
mcbastian
Olá, Mirko!
Proximus:
Para minhas experiências e cópias pessoais, ele ainda dá conta do recado. Só perguntei “por precaução”. Afinal, não dá para saber por quanto tempo ele ainda vai aguentar :D
Opemus IIa:
A questão da lente também me ocorreu depois, mas eu já tinha enviado a mensagem :)
Consegui, com uma máscara de inserção KB e uma 50 mm (atualmente tem uma 75 mm com máscara de inserção 6x6), ampliações em 30x40
(~26x40 em KB), sem separar o Opemus da sua base e elevá-lo? Isso seria importante... B)
Infelizmente, a lente Proximus não serve. O diâmetro é um pouco maior.
Desde já, obrigado pela ajuda!
Sebastian
PS: Eu sei que, como sempre, vou conseguir isso na minha loja de fotografia de confiança (vocês) :D
MirkoBoeddecker
Oi, Sebastian,
não me entenda mal. O Proximus não é ruim. Só achei que ele tivesse quebrado e quis dizer que comprar um novo provavelmente é mais fácil do que consertá-lo.
Opemus: Sim, dá pra usar um 50 mm em um formato de 30x40.
Qual é o diâmetro da rosca da lente do Proximus e de que tipo ela é?
Se for M39, temos placas adequadas. Algumas mais caras, torneadas à mão, para lentes largas, como por exemplo a Rodagon (mandamos fazer sob medida), e, mais recentemente, também placas originais da Meopta a preços acessíveis (de metal trefilado, portanto levemente cônicas e não tão largas) para ópticas menores.
Atenciosamente,
Mirko
mcbastian
Oi,
Na Proximus, perguntei só por precaução. É melhor garantir, né? B)
A Proximus tem uma lente com cerca de 45 mm de diâmetro (Meopta Meopar 4,5 com distância focal de 50 mm)
(tive que medir com uma régua)
A Opemus tem uma Meopta Belar 4,5/75 mm com 22 mm de diâmetro.
Mas eu gostaria de saber quanto custaria uma lente de 50 mm para a Opemus com uma placa de encaixe KB... :)
Atenciosamente, Sebastian
MirkoBoeddecker
Se você tiver medido mal e a rosca for (como é de se supor) de 39 mm e não de 45 mm, então você só precisará da placa.
Caso contrário:
Um Anaret custa cerca de 50 € na nossa loja.
No momento, temos ofertas especiais do Anaret S pelo mesmo preço (S significa com escala de abertura retroiluminada).
Nós incluiríamos a placa por um preço especial de 5 euros.