dummbabbler
Olá,
Não sou tão experiente quanto alguns de vocês e, por isso, resolvi pedir a ajuda de vocês.
Especialmente agora, no outono/inverno, quando se quer fotografar sem tripé e sem flash, às vezes é preciso mais do que 100 ASA.
Antes eu usava o Ilford HP5 — no inverno passado, o Orwopan 400. São filmes certamente bons, mas, por ter usado o Efke KB50 e o KB100, agora estou um pouco acostumado com o grão fino e a nitidez que não consigo obter com os filmes de 400 ASA.
Agora a pergunta: que filme devo usar quando preciso de um 200 ou 400?
Posso realizar a exposição do Efke 100 para o valor ASA correspondente? Se sim, por qual fator devo alterar o tempo de revelação (uso A49, 1+1)? Ou existem outros filmes interessantes (sem cristais planos — não tive bons resultados com eles)? O Fomapan Classic 200 tem granulação razoavelmente fina?
Perguntas e mais perguntas — mas é para isso que serve o fórum........ B)
fotohuisrovo
Sobre o Fomapan T200:
Ele funciona muito bem no SPUR HRX, mas a sensibilidade nominal cai para 80-100 ISO, então não vai ajudar muito. Mas apresenta belos tons de cinza e um grão muito fino.
Alternativa: um revelador de compensação, por exemplo, o AM74 (Amaloco), permite chegar até ISO 160.
Atenciosamente,
Fotohuis RoVo
www.FotohuisRoVo.nl
Robert Vonk
Gast
Olá!
O Fomapan T200 É um filme de grão plano (o T significa T-grain!). Meu filme 400 favorito é o Fuji Neopan 400, que tem grão mais fino que o HP5+ e também combina bem com o A49 — mas ele provavelmente não fica sem grão em KB; o filme KB+400, em qualquer caso, apresenta grão (dependendo também da escala de ampliação utilizada). Entre os filmes 400 convencionais, o NOVO Kodak TriX também deve ter um grão bastante fino (ao contrário do antigo).
O Efke 100 provavelmente também poderia ser empurrado para 200, mas como ele já é um dos filmes 100 de grão mais grosso do mercado, não sei se isso adiantaria alguma coisa...
Roman
Gast
A propósito, o Orwopan 400 é idêntico ao HP5+!
Gast
Oi
Que azar, aí você acaba ficando encurralado.
Os filmes T-Kristall são certamente uma alternativa, mas a “sensação” é diferente.
Em algum momento, você tem que fazer concessões. Ou:
Profundidade de campo (lente de grande abertura e aberta, ou formato maior)
ou
Grão/resolução/tons de cinza (filme de maior sensibilidade, ou push)
ou
mais luz (tempo de exposição mais longo e tripé).
Depois disso, simplesmente chega ao fim. (Para isso, gosto de usar Tri-X e 6x6 ou 6x9, mas esse é apenas o meu compromisso pessoal; cada um deve decidir por si mesmo).
Atenciosamente
Martin
rherz
Olá,
Se for um filme de 400: Fuji Neopan 400 em A49, 1 + 1 por 12,5 minutos a 20 °C. No primeiro minuto, agite constantemente e, depois, a cada 30 segundos, incline uma vez. O grão só deve ficar visível a partir de 20 x 30.
Atenciosamente,
Robert
Gast
Eu também adoro usar os filmes da EFKE, mas quando preciso de um pouco mais (ASA!!)
eu uso o Fomapan 400. Eu realizo a exposição como ISO 320 e revelo o filme em A49 1:2 por uns bons 17 minutos. Para mim, é um 400 excelente, de grão fino, com nitidez, belos tons de cinza e, o que é muito importante: bem acessível no nosso anfitrião do fórum. Para mim, ele é o filme versátil quando se quer ou precisa de mais de 100 ISO.
Atenciosamente,
Michael
dummbabbler
Bom, muito obrigado pelas respostas. Afinal, o fórum não está tão morto assim...
Conclusão: na fotografia também não existe uma solução que sirva para tudo.
Vou experimentar o Neopan 400 e o Fomapan 400.
Mesmo que a perspectiva de 17 minutos de tempo de revelação me assuste bastante B)
Talvez eu acabe levando meu tripé de vez em quando...
Urnes
Olá,
bem, existe também a combinação do Ilford Delta 400 com o revelador SLD, que leva o Delta a uns verdadeiros 400 ASA. Mas, como alguns já disseram antes, com 400 ASA você precisa fazer algumas concessões, a menos que opte por usar um tripé; nesse caso, 100 ASA já são suficientes.
Sobre o Delta 400, vale dizer que ele é bem menos versátil do que o HP5. E não importa muito como você o revele, acho que a diferença sempre fica evidente. Percebi isso novamente recentemente ao digitalizar. Eu o uso principalmente em condições de pouca luz para imprensa e apresentações. Nesses casos, dá para tirar mais proveito do Delta do que do HP5.
Atenciosamente, Sven.
Gast
Oi,
Lembrei-me de mais uma coisa:
A Efke 100 sobe para 400 ASA no Emofin (banho duplo).
Infelizmente, tenho pouca experiência com os grãos finos, pois fiz isso com o formato 4x5. Não é comparável com o KB ou o 120.
E o banho duplo tem uma influência gigantesca na gradação. Minha impressão foi a mesma que a teoria diz:
As luzes ficam apenas um pouco mais fortes do que 100 ASA (no máximo um stop), as sombras são reveladas de forma mais rica, de modo que a sensibilidade média sobe exatamente para 400.
Portanto, é adequado para altos contrastes. Não para um dia nublado de outono, mas para sol forte com sombras marcantes, ou então crepúsculo/noite com iluminação artificial.
Você pode experimentar.
Atenciosamente
Martin