Gast
Olá.
Recentemente, fiz uma compra na FOTOIMPEX e, seguindo as recomendações do vendedor, adquiri o seguinte:
Efke KB25, Efke KB50, Orwo 125, Maco 400UP+.
Além disso, os produtos químicos A49 e LP Supra Fix.
Como devo revelar esses filmes com esses produtos químicos? O vendedor me disse para realizar a exposição do Efke KB50 a 40 ASA. Qual seria, então, o tempo de revelação? Devo realizar a diluição do A49 na proporção de 1:2 para todos os filmes ou apenas para os Efkes?
Como o catálogo da Impex não traz respostas para essas perguntas, talvez eu consiga alguma ajuda por aqui.
Atenciosamente,
Olaf
MirkoBoeddecker
Olaf,
na verdade, tudo o que é necessário está na nossa tabela de revelação.
Para o A49 + efke, os tempos para a solução não diluída e diluída. Para o FP4 (ORWO125) e o HP 5 (MACO UP 400), os tempos e o fator estão indicados na tabela do A49.
Quanto à diluição, isso não tem necessariamente a ver com o filme.
É mais uma questão de preferência. Alguns dizem que, com 1+2, alguns filmes não atingem o DMAX; outros, por sua vez (e eu me incluo nesse grupo), preferem negativos mais equilibrados e delicados, que são mais fáceis de imprimir.
Além disso, prefiro a diluição 1+2 porque assim posso usar o A49 como revelador único e elimino o incômodo de controlar a temperatura (basta aquecer a água de mistura a 20 graus e já está bom se o revelador estiver entre 18 e 22 graus).
Com isso, também evito os fatores de ampliação imprecisos em comparação com o uso como solução-mãe.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Aqui você encontra mais informações:
http://www.digitaltruth.com/devchart.html
Atenciosamente, Otto Beyer!
Gast
OK,
obrigado pelas dicas sobre o revelador. Como vocês realizam a exposição dos rolos? Na sensibilidade nominal (ASA), abaixo ou acima dela?
Obrigado pela ajuda.
Olaf
Gast
Olá, Olaf
Sou um usuário assíduo da EFKE e costumo realizar a exposição desses filmes um pouco menos do que o necessário, em vez de mais; você precisa experimentar um pouco, pois, pela minha experiência, esses filmes NÃO devem ser submetidos a uma exposição sistemática para as sombras. Ou seja, em caso de dúvida, exponha o KB 25 como se fosse ISO 40 e o KB 50 como se fosse ISO 64 ou 80.
Sobre os dois derivados da Ilford, não posso dizer nada, pois não os uso
Atenciosamente,
Michael
MirkoBoeddecker
Olaf,
por favor, no início, faça a exposição simplesmente na sensibilidade nominal.
Justamente os filmes Efke não precisam, na verdade, de superexposição.
Se você decidir fazê-lo mesmo assim (para obter o máximo de definição nas sombras), o tempo de revelação deve ser ajustado de acordo (regra prática para a primeira tentativa: -10% para 40 ASA).
Você deve primeiro conseguir bons negativos com a sensibilidade padrão antes de começar a variar.
Atenciosamente,
Mirko
MirkoBoeddecker
Aliás, o que o Michael acabou de postar ao mesmo tempo que eu está certo. É melhor ficar um pouco claro do que escuro com o Efke KB 12 e o KB 50!
Mirko
Gast
Olá, Mirko, olá, Michael,
obrigado pelas dicas. Agora tenho um ponto de partida para testar.
Atenciosamente,
Olaf