Urnes
Olá a todos,
Alguém por acaso sabe se é possível revelar o Fomaspeed Variant também com iluminação colorida (ou seja, de cor âmbar e bem fraca)? Eu já sei que o laranja, com certeza, causa veios, e que o vermelho, com certeza, funciona. Ontem, tomei conta do laboratório da escola e, nas lâmpadas do teto de 4 metros de altura, há, naturalmente, uma lâmpada laranja. No entanto, há lâmpadas de duplo feixe instaladas acima das cubas para revelação colorida. Antes de eu testar, talvez alguém possa me dizer: “pode esquecer, use vermelho”. Muito obrigado.
Atenciosamente, Sven.
MirkoBoeddecker
Olá, Sven,
Bem, nós também temos uma lâmpada Ilford Orange bem forte no laboratório e ela funciona muito bem com o Fomaspeed. A amarela não dá certo.
Então, eu não diria de jeito nenhum que a laranja não funciona.
Atenciosamente,
Mirko
Urnes
Obrigado, Mirko,
Então vou tentar de novo. Em casa, só funcionou quando coloquei um filtro vermelho por cima do laranja. Mas isso pode ser porque o aparelho já está um pouco velho. Também não me surpreendi, já que no catálogo de vocês está explicitamente indicado o vermelho.
Atenciosamente, Sven.
MirkoBoeddecker
Olá, Sven,
No catálogo, precisamos jogar pelo seguro por causa de possíveis pedidos de indenização.
O vermelho é, sem dúvida, a opção mais segura. Mas, se você estiver disposto a testar, pode ir experimentando com luzes mais claras e, no fim das contas, terá uma “visibilidade” melhor no laboratório.
Você sabe como se faz um teste de véu?
(Coloque uma moeda sobre o papel e deixe-a ao lado da bandeja de revelação por 5 minutos; depois, retire a moeda e apague a luz — importante —; revele o papel no escuro + fixe + enxágue rapidamente; se a moeda estiver visível, a luz estava muito forte).
Atenciosamente,
Mirko