Peckham
Olá a todos,
?
Recentemente, comprei o termômetro de precisão da ADOX.
Hoje, resolvi fazer uma comparação com o meu termômetro Jobo Color.
Infelizmente, constatei uma diferença de temperatura de 2 °C.
18 °C no ADOX e 20 °C no Jobo.
Em qual termômetro vocês confiariam agora?
Os termômetros de ambiente que tenho não são muito úteis para outras comparações.
?
Muito obrigado pelo interesse
Peter
Rolf-Werner
Quem mede, mede besteira! :)
?
Coloque alguns cubos de gelo em um copo com água e mexa bem. A temperatura deve ficar bem próxima de 0 graus. Espere 10 minutos e depois compare as indicações...
?
Quando eu precisava comprar um termômetro para uso externo, para a geladeira ou algo do tipo, inclusive um termômetro para assados, eu sempre comparava vários na loja e escolhia aquele que mostrava exatamente a média.
?
Gostaria de saber o resultado das suas experiências, pois também queria encomendar um desses.
?
Atenciosamente,
Rolf
?
Vi recentemente na Müller um termômetro digital para assados que tinha até uma casa decimal, com faixa de medição adequada para dukata. Mas gostaria de saber qual é a precisão dele, pois só por ser digital não significa que esteja calibrado com mais precisão do que os seus dois analógicos.
Peckham
Olá, Rolf,
muito obrigado pela sua resposta.
A configuração de teste que você sugeriu parece realmente boa. Quando tentei testá-la ontem à noite, infelizmente percebi que a faixa de medição do termômetro é apenas entre +10 e +50 °C.
Provavelmente terei que procurar algum lugar onde possa comparar com um termômetro calibrado.
Atenciosamente,
Peter
CD43
Olá, Peter,
Tenho o mesmo termômetro. Depois que ele caiu uma vez, apesar de parecer estar em perfeitas condições, passou a indicar 3 graus a menos.
Com a queda, a escala ficou desalinhada em relação ao ponteiro. Talvez o seu também tenha levado uma batida?
Atenciosamente,
Gregor
Magirus
Olá, Rolf
Tenho vários termômetros e a diferença é realmente interessante.
O termômetro ADOX fica no meio e é minha primeira escolha apenas pela facilidade de uso.
Como também revelo C41, percebi que a diferença varia entre 20 °C e pouco menos de 40 °C.
Calibrar a 0 °C não é o ideal; estou falando aqui de álcool e metal flexível.
Eu também tenho um medidor HQ, mas a leitura do ADOX é mais fácil.
Atenciosamente, Bernd
sputnik
Sempre recomendo o GTH175PT da Greisinger.
Ele responde rapidamente e é superpreciso.
Além disso, é robusto.
Uma aquisição para toda a vida.
https://www.greisinger.de/files/upload/de/produkte/bda/GTH175PT_d.pdf
Peckham
Bem, vejo que não sou o único com esse problema.
Acho que vou seguir a dica do Sputnik. Pela descrição, o aparelho parece até servir para calibração.
E um termômetro rápido também tem suas vantagens.
Muito obrigado pelas respostas.
Atenciosamente,
Peter
wosis123
Não posso deixar de concordar; também uso o Greisinger.
Bonderer
Eu tinha um termômetro digital Hama antigo e troquei-o por um Greisinger; o Hama estava muito velho e estava se desmontando. Tive a oportunidade de comparar os dois com um termômetro de laboratório — não para laboratório fotográfico, mas para laboratório químico. A diferença entre os três era mínima. E o Greisinger responde muito rapidamente às mudanças de temperatura. As pilhas de 9 V são fáceis de encontrar em qualquer lugar e duram, duram e duram.
Peckham
Tenho que admitir que ainda tenho dificuldade em gastar tanto dinheiro em um termômetro.
Agora dei uma olhada mais detalhada no termômetro ADOX e, vejam só, na parte de trás há uma porca com a qual é possível calibrar o aparelho. Bom, agora só preciso de um termômetro para fazer a calibração. Mas vou conseguir encontrar um.
€
Mais uma vez, muito obrigado pelas respostas de vocês!
pikespeak
Não precisa ser necessariamente o da Greisinger, e um Pt100 também deve ser suficiente para esse fim.
€
Outros fabricantes também devem conseguir atingir a precisão de 0,1% +/-2 °C.
Eu, pessoalmente, uso um Pt100 da Jumo, de 4 litros, com um visor antigo da Esters.
€
Em princípio, os termômetros, especialmente os termômetros bimetálicos que se compram para uso doméstico, são mais como sucata.
A questão é sempre se ele é preciso o suficiente para a aplicação.
Renate
Olá,
Acho a indicação sobre a coluna de mercúrio no termômetro ADOX bastante útil. Depois de uma queda, o meu mostrava uma leitura claramente errada. Agora, isso pode ser corrigido com muita facilidade. Para revelar filmes em preto e branco, o termômetro é suficientemente preciso. Muitos termômetros digitais dão a impressão, com suas leituras, de ter uma precisão que, na verdade, não possuem. Os termômetros de mercúrio são muito precisos, mas, após uma queda, são bastante tóxicos.
Atenciosamente,
Renate
HGR
Olá,
quem mede demais, acaba medindo bobagem!
Os dois termômetros digitais marcam 25,8 e 25,9 graus, respectivamente; o termômetro de vidro marca 28 graus,
já o termômetro bimetálico... bem.
Recomendo os termômetros digitais: um para o laboratório e o outro (da Reichelt) eu sempre
levo comigo para degustações de vinho, pois o vinho tinto deve ser degustado a partir de 15 graus e, depois, devagar.
Boa luz
Hans-Gerd
sputnik
Que manta linda! :wub:
HGR
Agora também percebi. O teto realmente parece mais um local de degustação de vinhos do que
um laboratório fotográfico. Tml.
sputnik
De nada — não foi ironia! Ao ver isso, a gente se sente tão seguro quanto no colo da vovó (ou talvez melhor, em cima dela). :)
Urnes
Aliás, o termômetro para assados da ADOX combina muito bem com a toalha de mesa. :spudniksailor:
sputnik
Com certeza!
Mesmo na medição retal da temperatura corporal, o ADOX deve ser imbatível do ponto de vista estético. :-()
Olivinyl
Com certeza!
Mesmo na medição retal da temperatura corporal, o ADOX deve ser imbatível do ponto de vista estético. :-()
</QUOTE>Uhhhhhhhh........ Agora está ficando assustador. Mas é importante remover bem quaisquer resíduos do fixador antes do uso retal. A prata introduzida dessa forma no reto pode causar a destruição imediata da flora intestinal.
Abraços, Oliver
Urnes
Há décadas que uso termômetros de natação antigos da Agfa. Acho que são à base de álcool. O importante nisso tudo é apenas que os termômetros estejam constantemente “errados”. Se você usar sempre o mesmo termômetro, que indica constantemente 1° a mais, depois do primeiro teste do filme (no meu caso, apenas visual), você dirá: “ok, vou acrescentar mais um minuto”, e assim você trabalhará nas mesmas condições pelos próximos 10 anos.
Atenciosamente, Sven.