Gast
Alguém tem experiência comparativa com o Efke KB25/KB50 em revelação rotativa e por inclinação? As diferenças são significativas?
Atenciosamente,
Jean-Michel
Gast
Oi, mas só posso falar sobre os filmes planos. Neles, apesar da mudança no sentido de rotação (CPE 2 Plus), ainda vejo manchas nas bordas. Isso fica bem visível, principalmente em superfícies homogêneas. Essa é a única diferença que notei. A rotação é mais prática e requer menos produtos químicos. Por isso, não troco mais meu processador Jobo por nada.
Atenciosamente,
Micha
Gast
Micha,
Onde você revela seus filmes?
Você não nota nenhuma diferença em relação ao grão e à nitidez quando comparado com o revelamento por inclinação?
Atenciosamente,
Jean-Michel
Gast
Revelado com Tetenal Ultrafin Liquid e F09
Quanto à nitidez e ao contraste, não posso dizer nada, pois não tenho uma lupa. De qualquer forma, na cópia, não se nota diferença. Mas essas manchas aparecem apenas na borda, que na maioria das vezes acaba sendo cortada. Eu uso o método de rotação porque é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu Desde que se tenha o elevador adequado e um temporizador, o processo de revelação deixa de ser um sacrifício. Cheguei ao ponto de revelar independentemente de o recipiente estar cheio ou não (número máximo de filmes: 6). Simplesmente não dá mais trabalho e minhas costas também não doem mais por ficar curvado sobre a banheira.
Use a rotação!!!
Micha
Urnes
Olá,
em relação ao artigo do Micha, é preciso acrescentar que ele, naturalmente, usa a Jobo grande. No caso de filmes de 35 mm ou em rolo na pequena lata 1500, a situação é um pouco diferente. É que, ao girar, de vez em quando surgem problemas com faixas escuras não reveladas na borda externa. Além disso, sempre há líquido que vaza pela tampa na borda. Isso também não fica muito bonito. No momento, estou testando se consigo trabalhar com velocidade menor nas caixas pequenas (os processadores antigos ainda tinham duas opções diferentes). O resultado foi melhor: menos líquido vazando e quase nenhuma faixa escura, mas, em contrapartida, uma faixa atravessando toda a imagem em um ponto e, acima dela, uma área não revelada. Mas não sei dizer por quê. De qualquer forma, acabei de comprar no eBay mais duas espirais para filme de 35 mm para as caixas grandes. Acho que vai ficar melhor. Quanto ao Efke e ao grão, não tenho nada a dizer, porque uso o Ilford Delta. Mas, no geral, a rotação é uma ótima coisa.
Atenciosamente, Sven.
micha
Oi, Sven
É claro que você está certo. Vou usar os tanques grandes. Mas ainda tenho duas espirais sobrando que servem para 35 mm e formato médio. Ah, e então peguei meus filmes 35mm antigos. Já os examinei e não notei falhas nem diferenças. Mas também não estou usando uma lupa para isso. Prefiro me concentrar em obter uma ampla gama de tons de cinza e uma boa diferenciação na ampliação. Se o grão for um pouco maior, não faz tanto mal. Mas, como disse, não notei nenhuma diferença. Mude para o formato médio e você vai se divertir muito mais e, acima de tudo, esse estresse na ampliação vai acabar. E aquele estresse de tentar conseguir um negativo de 35 mm de grão fino vai acabar. Nunca tive vontade de me preocupar com isso. Ah, melhor você mudar logo para o formato médio, aí você vai ter uma bela mesa de ampliação e suas fotos vão ficar muito mais elegantes. E SEM GRÃO!!!
MIcha
Urnes
Olá, Micha,
Vou tentar novamente esta noite. Para as manchas escuras que apareceram no filme, não foi preciso usar uma lupa. Devem ter sido as últimas voltas do rolo. Por isso, hoje vou tentar novamente com uma velocidade mais alta.
É claro que você está certo quanto à discussão sobre MF e GF. Se eu tiver tempo e a possibilidade de levar um pouco mais de equipamento, é claro que o farei. Na maioria das vezes, porém, preciso tirar fotos rápidas em condições de pouca luz, para publicações na imprensa ou apresentações. E aí é simplesmente mais fácil com o KB. Embora eu ainda goste de me lembrar daquela festa de aniversário infantil superanimada na floresta, onde eu pulava por toda parte com a Mamiya e o exposímetro. O que eu ainda não experimentei, porém, é usar a Linhof sem tripé; fotografia de ação em grande formato poderia dar certo. Mas, no momento, falta um pouco de tempo e de conceito para isso.
Atenciosamente, Sven.
Gast
Oi, Sven
Recebi hoje dois conjuntos de filmes planos novinhos em folha. Vêm até com os gabaritos de fixação. Até agora, sempre revelei sem os gabaritos. Já revelei quatro Efkes de uma vez só, e vejam só: não tem nenhuma área superrevelada nas bordas. Mas ainda estou um pouco cético. Vamos ver quando vou revelar os próximos filmes.
Então, sem meu Jobetimer e meu processador, não revelo mais nada. Tomar café é muito mais agradável do que ficar sempre revirando.
Micha
micha
Que dia lindo foi ontem!!
Então, saí com a Sinar e tirei um monte de fotos. E quando voltei para casa, completamente exausta, tinha 16 filmes planos esperando para serem revelados. Vou te dizer, sem meu processador não teria dado em nada. Três passagens e tudo ficou pronto, e ao mesmo tempo ainda consegui comer, passar o aspirador e lavar a louça. Isso é que é dar conta de tudo sozinho. E minhas costas nem doem!!!
Saudações do giratório Micha