micha
Oi, Sven.
Vou tentar a sorte aqui.
Então, por favor, prestem atenção. Estou quase chorando. Meu papel baritado Vario Classic simplesmente não fica preto. O papel tem cerca de 3 anos. Deixei-o em banho de Ilford Multigrad por 6 minutos. O problema também não é o tempo de exposição. Acho que, com luz natural, basta 1 minuto para que uma tira de teste fique preta. Mas não fica. Com papel RC, consigo pretos maravilhosos.
E, falando nisso. Revelar por 6 minutos. Isso é um absurdo...
Micha
Phil_2000
Olá,
uma pergunta boba: será que o erro pode estar no fato de o Vario Classic não conter revelador incorporado, enquanto o revelador em si foi concebido para papéis com substâncias incorporadas? Tente usar um revelador clássico, como o Eukobrom da Tetenal. Se o que escrevi não fizer sentido, por favor, me esclareçam! Obrigado.
Atenciosamente,
Philipp
Urnes
Olá, Micha,
Na verdade, o que dizia respeito às substâncias de revelação acumuladas foi também o meu primeiro pensamento. Eu uso o N 113 para o meu Polywarmton e, após dois minutos, obtém-se o preto mais profundo. Não consigo imaginar que o papel baritado já tenha perdido a qualidade após apenas três anos. Recentemente, usei a última folha de um papel RC com 35 anos e ele ainda proporcionou o máximo de preto. Portanto, eu também aposto no revelador.
Atenciosamente, Sven
uworischki
Bem, Micha, só resta trocar de revelador...
Atenciosamente, Uwe
Gast
Olá, Micha
Não deve ser culpa do revelador. Eu também uso os papéis da empresa do anfitrião do nosso fórum e, de fato, também a química clássica da Calbe... mas já
experimentei a tua combinação também... funciona. Na verdade, o Vario Classic NÃO contém substâncias reveladoras... e isso é bom, pois permite controlar melhor o processo de revelação, mas isso também é possível com reveladores multigrade.
O Vario Classic precisa de tempos de exposição significativamente mais longos do que outros papéis; tempos de revelação de até 4 minutos são normais, só assim você consegue uma impressão de primeira!!!
Tenho a suspeita de que o teu papel nem sequer está revestido (não pode estar estragado depois de 3 anos!), consegues sentir uma camada de emulsão? Coloca um pedaço de Vario Classic ao sol; normalmente, o lado da camada fica um pouco amarelado após algum tempo.
Estou ansioso pela tua resposta
Michael
micha
Oi, acabei de dar uma olhada na data de validade do Entwicklerkonzentrat. Já faz um ano. Só estou surpreso porque meu Orwo-Baryt de 15 anos está ficando preto, assim como o Kodak RC. A emulsão ainda está lá. Está ficando com uma cor amarela-clara bem forte. As fotos estão saindo, mas sem a nitidez máxima.
Estou sem saber o que fazer.
Bem, de qualquer forma, o revelamento do filme está dando certo
Micha
Gast
Oi, Micha
Bem, assim estamos chegando mais perto do problema. Pela tua primeira mensagem, eu achei que o papel não apresentava nada de anormal: nem falhas, nem sequer manchas cinzentas. Mas, pela tua última mensagem, parece que não é esse o caso; faltam apenas as falhas máximas, o que, claro, não é o que o fabricante pretendia.
Então, um motivo pode ser, naturalmente, o revelador. Você diz que ele tem um ano... hmmm, você quer dizer com isso:
1.) que ele está um ano além da data de validade, ou
2.) que você abriu o concentrado há um ano, ou
3.) você o comprou há um ano, armazenou-o por um ano na embalagem original fechada a uma temperatura não superior a 25 graus e a data de validade ainda não expirou?
Atenciosamente,
Michael
Gast
Abri o frasco há um ano e reabasteci com Protectan. Antes disso, também nunca tive problemas com revelador antigo. Data de validade... não vejo nenhuma agora.
Então, só posso usar esse produto para o meu papel PE?
Micha
Gast
Olá!
Acho que é aí que está o problema — mesmo com Protectan, quase nenhum revelador dura um ano (tudo bem, talvez o RODINAL, no caso dos reveladores para negativos...) — é melhor usar o produto em um prazo de 3 a 6 meses...
Nos papéis PE, ainda funciona por causa das substâncias reveladoras armazenadas; onde elas faltam, fica claro que o revelador está estragado.
Se você revela com menos frequência, talvez devesse mudar para embalagens menores — alguns reveladores também vêm em garrafas de 250 ou 500 ml; ou use revelador em pó — o N113 é considerado extremamente estável e durável (não tenho experiência pessoal com ele, mas minhas garrafas de 1 l de Eukobrom e NEUTOL WA geralmente acabam em até 3 meses...)
Gast
Sempre transfiro o concentrado de revelador recém-aberto para garrafas de vidro de 250 ml (cheias até a borda) — ele dura muito mais tempo do que na garrafa de vidro cheia até a metade.
Além disso, especialmente para papel barita, reveladores que realçam bem o preto — por exemplo, Laborpartner Brom 3 ou Paterson Acuprint — são muito interessantes, talvez combinados com uma viragem ao selênio posterior
Größe
Günther
Gast
Sempre transfiro o concentrado de revelador recém-aberto para garrafas de vidro de 250 ml (cheias até a borda) — ele dura muito mais tempo do que na garrafa de vidro cheia até a metade.
Além disso, especialmente para papel barita, reveladores que realçam bem o preto — por exemplo, Laborpartner Brom 3 ou Paterson Acuprint — são muito interessantes, talvez combinados com uma viragem ao selênio posterior
Größe
Günther
Gast
desculpa, claro que eu quis dizer “garrafa de plástico meio cheia”
Gast
Tenho exatamente o mesmo problema:
Comprei um Vario Classic novo + Eukobrom novo 1+9 – 3 minutos. (ou Moersch Catechol 1+5 – 4 minutos): Contraste fraco e sem preto máximo, mesmo com tempo de exposição de 5 a 8 minutos para um negativo de 35 mm de 20 x 30 cm, Durst M800 com cabeça de cor (YMC em zero e filtros multigrade sob a lente).
Meus negativos são revelados no PMK e apresentam uma coloração esverdeada. Será que isso poderia ser a causa?
Jacques
Phil_2000
Meus negativos foram revelados com PMK e apresentam uma coloração esverdeada. Será que essa é a causa?
Olá,
essa é muito provavelmente a causa: os papéis Vario-contraste têm, em princípio, uma emulsão que é sensível apenas à luz azul e uma segunda emulsão que, graças a corantes sensibilizadores, foi tornada sensível não só à luz azul, mas também à luz verde. Devido à coloração verde dos negativos, apenas a emulsão verde é exposta, o que resulta em um contraste muito baixo.
Resumindo: gire o controle M (magenta) da sua cabeça de cor até que a projeção do negativo pareça razoavelmente neutra em termos de cor. Essa será então a filtragem básica para a gradação 2. Pelo menos aproximadamente. Além disso, recomendo não usar os filtros multigrade devido à presença prática da cabeça de cor (principalmente não sob a lente!!!). Basta lembrar esta regra geral:
Uma gradação mais suave => 40 unidades de amarelo,
uma mais forte => o mesmo número de unidades de magenta.
Atenciosamente,
Philipp