Gast
Como descobri recentemente em uma loja especializada, parece que a Agfa descontinuou o revelador de papel NEUTOL (em pó). Agora estou procurando um substituto, de preferência sem precisar fazer muitos testes. Como se sabe, uma das vantagens dos reveladores em pó é, entre outras coisas, a excelente estabilidade da solução de trabalho.
Uma alternativa é o N 113 da Calbe. Segundo informações do fabricante, esse revelador também pode ser preparado da mesma forma que o NEUTOL. Ou seja, com a embalagem de 10 litros, prepara-se uma solução de reserva de 5 litros, que depois é submetida à diluição na proporção de 1+1 com água para formar a solução de trabalho, conforme a necessidade. Vantagem: são necessários menos frascos de reserva e a solução preparada tem maior durabilidade.
Outra alternativa que conheço é o Eukobrom (em pó). Gostaria de saber a que solução os participantes do fórum chegaram ou se os reveladores em pó já quase não são mais utilizados?
Atenciosamente, Otto Beyer!
uworischki
Eu uso quase exclusivamente o N113 nas embalagens de 10 litros e estou muito satisfeito. Mas devo dizer que utilizo um revelador que foi fabricado ainda na RDA, ou seja, tem mais de 13 anos (o pó, claro ;) ). A validade é praticamente infinita.
uwe
Gast
Olá,
essa história com o NEUTOL é realmente complicada. O NEUTOL WA na forma de sal era realmente ótimo.
Eu uso tanto o N113 vendido pela Impex quanto o Eukobrom na forma de sal. Não só a durabilidade durante o armazenamento, mas também na embalagem aberta parecem ser muito melhores do que nas versões líquidas!
O N113 é super constante e confiável, além de ser fácil de controlar sem precisar regenerar com muita precisão. É tipo um cavalo de batalha para o dia a dia.
O Eukobrom tem mais potência pra mim. Quando tudo tá meio sem graça, o Eukobrom dá um preto bem forte, mesmo com revelação curta.
Jacques
A FOTOIMPEX também vende Eukobrom em pó? Se não, onde posso encontrar?
Jacques
MirkoBoeddecker
Jacques,
Podemos conseguir o pó Euko. Só que as pessoas não pedem isso todos os dias.
Infelizmente, agora só estão sendo vendidos recipientes de 10 a 20 litros, e não mais os práticos sacos de 5 litros.
O preço por recipiente é de pouco menos de 10,50 €, com tudo incluído.
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Mas como esse material, quando bem embalado, dura uma eternidade mesmo como solução-mãe, dá para preparar tranquilamente 10 litros de uma vez. No ano passado, preparei 12 litros; o galão que está parado na adega desde então ainda não ficou nem um pouquinho amarelado. A metade que está em uso, renovei recentemente com meio litro de solução-mãe fresca.
Atenciosamente,
Franz
p.s.: Para mim, “embalado de forma adequada” significa: galão hermético para produtos químicos e, antes de fechar, deixar o argônio borbulhar por cerca de 5 minutos. Para quem não é químico, o argônio é barato nas lojas de materiais de construção, destinado a soldadores de gás inerte, e tem a vantagem, em comparação com o Protectan, de não ser inflamável e de permitir que se fume enquanto se trabalha com ele.
Gast
Oi, Franz,
O que significa “deixar borbulhar”?
O oxigênio dissolvido na água de pré-tratamento é então substituído por argônio (seja lá o que for isso)?
Atenciosamente,
Mirko