micha
Oi, pessoal.
Encontrei aqui em casa um pacote de papel baritado Classic Vario com três anos de idade. Ficou guardado em um local com temperatura média acima de 20 graus, talvez um pouco mais. Já sei que não dá para esperar muito dele, mas mesmo assim estou decepcionado.
Estou me familiarizando com a exposição manual dividida. Mas, de alguma forma, não consigo obter o preto máximo com esse papel. Revelo em Ilford Multigrad 1+9 por 2,5 minutos (solução preparada na hora). Os filmes usados foram HP5, R50 e Foma 100.
1. Suposição: será que isso pode ser devido a um tempo de revelação muito curto?, já que uma tira de teste com 30s/f4,5 e 10 minutos de revelação saiu totalmente preta. Então, em algum momento, o papel acaba ficando preto.
2. A segunda hipótese é que o material de suporte não seja transparente o suficiente. Ampliei em formato completo e o filme também não fica superpreto (apenas a perfuração).
3. A terceira hipótese é: o papel realmente fica preto com 170M??
Me digam o que acham.
P.S. O papel RC fica ótimo.
Gast
Olá,
O Classic Arts Vario é um pouco menos sensível, por isso precisa de uma exposição mais intensa. Como revelador, recomenda-se o N 113, o NEUTOL ou o Eukobrom.
Thomas Hoppe