Gast
Olá
Algum de vocês já experimentou aumentar a sensibilidade do Foma 100R (filme diapositivo P&B) para, digamos, ISO 200?
Gosto muito desse filme, mas gostaria que ele tivesse um pouco mais de “potência” para o outono/inverno.
Revelo o filme com o kit de revelação Foma.
A alternativa do Agfa SCALA é cara demais para mim.
Atenciosamente,
Michael
micha
Desculpa. Como você revela? Em rotação/inclinação. Quais são os tempos de exposição que você usa com a Foma?
Atenciosamente, Micha.
Ah, entendi. Uma vez, realizei a exposição comparativa de uma Foma 100 e uma Efke 100 com as mesmas configurações da câmera (luz/local/abertura/tempo). Com revelação normal, a Efke mostra claramente o preto máximo no negativo. Por isso, eu diria que a Foma 100 não tem 100 ASA. Ou dá para interpretar isso de outra forma??
Atenciosamente, Micha.
Gast
Olá, Micha
Estou revelando o Foma 100R seguindo exatamente as instruções do foma-diakit, ou seja, 12 minutos de revelação inicial com agitação constante da cartucho.
É possível que o filme realmente não tenha 100 ISO; com a Foma, isso não é nenhuma surpresa, já que os filmes negativos também têm sensibilidade menor do que a indicada.
Mas, como se comportou o Efke KB 100 na inversão? O suporte do filme ficou totalmente transparente depois?
Atenciosamente,
Michael