moritz_cine
Olá,
Ontem fotografei pela primeira vez com o APX400 (nova emulsão) a 1600 ASA.
No site digitaltruth, o tempo de revelação com RODINAL é de 30 minutos na diluição 1:25.
Como já faz algum tempo que venho pensando em experimentar a revelação estática,
minha ideia era não revelar o APX400 da maneira “normal”, mas
justamente com a revelação estática. Sinceramente, não tenho experiência com isso, mas queria
experimentar.
(É bem possível que o APX400 não seja um bom filme para isso, ou melhor, eu praticamente não encontrei
nada sobre isso online.)
Por isso, gostaria de saber se algum de vocês tem experiência com isso e
talvez possa me dar uma dica sobre a diluição e o tempo de revelação. :)
Muito obrigado e um grande abraço,
Moritz
Wolfgg
Olá, Moritz,
Aqui estão os meus parâmetros para revelação em banho estático de 400 (por exemplo, RPX400) com contraste normal:
RODINAL 1+140 por 70 minutos a 20 °C; agitar apenas no primeiro minuto; depois, deixar a lata de cabeça para baixo até o 23º minuto para garantir uma revelação uniforme; por fim, colocá-la na posição vertical pelo tempo restante.
Mas use uma lata grande com pelo menos 800 ml, caso contrário, haverá pouco concentrado na lata. E encha completamente com revelador, ou seja, sem deixar ar dentro (por causa do oxigênio).
Atenciosamente, Wolfgang
moritz_cine
Muito obrigado, Wolfgang :)
Abax