micha
Nossa, estou realmente surpreso. Acabei de revelar meus primeiros filmes planos Foma 100, e eles realmente ficaram nítidos. Nos filmes em rolo, ainda dá para ver aquele suporte azul.
Mas talvez isso também se deva à minha nova combinação.
Antes, eu revelava com Tetenal líquido 1+20 e fixava em Tetenal.
Hoje usei o F09 1+80 por 13 minutos e fiz a fixação no Calbe Fixier. Fixei por 7 minutos. Ah, e mergulhei os filmes em água por 2 minutos antes de revelá-los.
Será que, pela primeira vez, fiz tudo certo, ou foi só sorte?
Micha
micha
Hoje fiz novamente o teste comparativo com o meu Tetnal Liquid de 1 ano e meio, desta vez sem pré-lavagem. Fixei com Calbe Unifix. Obtive negativos bem nítidos, sem nenhum tom azulado.
Então, ou eles têm uma nova emulsão, ou os filmes planos têm uma emulsão diferente dos filmes em rolo, nos quais a proteção contra halos azuis me incomoda.
Boa sorte
Micha
Gast
O material de suporte é diferente nos filmes planos. Como o próprio nome já sugere, eles precisam ficar planos dentro do cartucho. Já os filmes em rolo e os de formato 35mm precisam poder ser enrolados facilmente em raios estreitos.
micha
Ah, entendi! Aprendi mais uma coisa. Já imaginava que fosse assim. O filme também parece um pouco mais resistente.
Para mim, é muito importante que o material do filme seja transparente. Por isso mesmo estou tão contente.
Agora só falta decidir entre Foma e Efke. No momento, a Efke me parece melhor.
Micha