Gast
Olá, pessoal,
agora que o Mirko voltou a incluir o Vario-Classic no catálogo e o apresenta como “um dos últimos papéis que apresentam brilho vermelho no processo lith”, estou quase tentado a quebrar meu princípio de “não quero ter o trabalho com o papel baritado”.
Infelizmente, agora o Wolfgang Moersch indica na sua tabela de reveladores para o Vario Classic a cor das altas-luzes como amarelo-amarelo/bege.
Então, como fica isso agora?
Obrigado pelas vossas experiências
Martin
uworischki
:o
Bem, então experimenta usar o conjunto Lith da LP — agora chamado de “Superlith”; no papel Wephota Brilliant, consigo obter esse tom com ele, e acho que a diferença entre os papéis não é tão grande assim.
uwe
Roman
E quem é que fabrica esse papel, afinal? A Efke? (Mas eles têm um papel baritado de graduação fixa na linha de produtos...)
uworischki
Acho que tudo isso vem da Forte (veja também o Classicpan ou o filme em rolo Orwopan 100); fora isso, quase não há mais ninguém que faça isso a preços razoáveis. São produtos de nicho, afinal.
MirkoBoeddecker
O Vario Classic não é da Forte, e o Wephota Brilliant é idêntico ao Classic Arts.
A cor vermelha está disponível no Master Set da Moersch, com a combinação adequada.
Há até uma imagem de exemplo em nosso site que o próprio Wolfgang fez:
http://www.fotoimpex.de/Technik/MACOLith/M...oerschlith.html
O retrato da menina com argila no rosto, à esquerda.
Como disse, foi Vario Classic mais Moersch.
Superlith mais Classic Arts fica, na verdade, mais para um tom marrom-avermelhado.
Estou surpreso com a postagem do Uwe.
Temos que testar isso.
Mirko
MirkoBoeddecker
Acabei de encontrar isto na instrução original de litografia do Wolfgang para o conjunto Master, na seção de papéis fotográficos adequados:
Fotoimpex Classic Vario
Este papel também se revela em lith com extrema rapidez, apresentando grãos acentuados.
Recomendação de diluição: 1+10; é necessária uma adição elevada de sulfito e brometo
Luzes: amarelo a vermelho brilhante
Sombras: preto profundo, com grãos nitidos e finos até a profundidade média
Lithpoint: muito rápido, com propagação veloz
Viragens: excelente capacidade de tonalização com todas as técnicas; é aqui que revela suas qualidades. A impressão da imagem, antes ligeiramente “sujinha” devido à alta granulação, dá lugar a uma cromatologia brilhante. Tonificações múltiplas, como selênio/ouro ou selênio/enxofre (tonificador alcalino de tiourea), são altamente recomendadas.
Mirko
WolfgangMoersch
Olá, Mirko,
Muito rápido — ótimo :-)
Ok, ontem dei uma olhada no Emu de novo, afinal nunca se sabe se algo mudou nesse meio tempo. Pequenas diferenças entre os lotes são inevitáveis, mas quase não se notam em “impressões normais”. Provavelmente poucos usuários estão cientes disso, mas gostaria de lembrar disso para o caso de, em algum momento, algo na litografia não funcionar exatamente como de costume.
Agora, quanto aos resultados. Por curiosidade e interesse próprio, testei o Vario tanto com o Master Lith quanto com a nova solução pronta (para facilitar a distinção, doravante chamada de Easylith) e minha avaliação não mudou. Com um pequeno esforço adicional, é possível extrair praticamente qualquer cor desejada do papel. Com muita luz e tempos de revelação longos em banhos diluídos ou fortemente retardados, é possível obter tons de imagem tridimensionais, mas considero irritante tudo o que demore significativamente mais de 10 minutos por impressão.
Nesse caso, prefiro tonificar todas as impressões de uma sessão, e é aí que o papel mostra seu lado melhor.
Como um serviço para você e seus clientes, coloquei hoje amostras com um manual no meu site.
Fique à vontade para copiar e incorporar aqui no seu site.
moersch-photochemie >Manuais >KnowHow > Lição 3 sobre Lith
Se o papel permanecer no catálogo, continuarei com o azul e o verde.
Atenciosamente
wm
MirkoBoeddecker
Oi, Wolfgang,
O papel pode ser reabastecido a qualquer momento.
É tudo uma questão de demanda.
No momento, ainda temos bastante papel de 8x10 polegadas e tamanhos menores, além do 40x50.
Precisas de mais alguma coisa para testar?
Atenciosamente,
Mirko
Gast
E aí, pessoal,
valeu pelas dicas. Depois das últimas costuras na cave, isso me leva a outro problema: de onde vocês tiram tanta luz???
Isso nem me incomodaria tanto se eu tivesse que revelar por 15 minutos, mas para imprimir um negativo (fino) de KB em 24x30, com uma abertura de f-4 e uma mistura 1+10, já chego a uns 10 minutos. E 1+10 no Vario-Classic ainda não dá nada de rüchlich, mas sim um tom levemente amarelo-bege-marrom. Apesar do Starter F.
Será que é o ampliador? Uma Durst 138, sim, com condensador 130/85 como prescrito, mas 250 watts em vez de 150. Depois, ainda há a possibilidade de conseguir 3 aberturas com minha velha Nikkor 1,4/50, mas para chegar a uma mistura 1+20-1+25 elas já se foram há muito tempo.
Eu já tinha minhas dúvidas se o revelador ainda servia para alguma coisa, mas 1 folha de Fomatone MG, como acima, ficou vermelho-fogo (bem, ainda tem um leve tom marrom). Só que com o marrom típico dos tons quentes, em vez de preto.
Atenciosamente
Martin
WolfgangMoersch
Hum, agora estou realmente sem saber o que dizer. Mesmo com negativos densos, raramente ultrapasso um minuto. Minho ampliador com menor intensidade de luz também é uma 138 com condensador, mas ele foi adaptado para usar a cabeça mista Ilford com o filtro Heiland Splitgrade, então é quase impossível comparar. Para KB até 6x6, uso a Dunco, uma joia no que diz respeito à condução da luz; com luz branca, os tempos com abertura 4 ficam geralmente entre 20 e 50 segundos. O mesmo acontece com a 4x5 LPL, mas quando mudo para a Durst, perco pelo menos uma abertura.
Já com três a quatro minutos eu teria desistido há muito tempo, pois o efeito Schwarzschild atua impiedosamente.
Será que há algum filtro instalado? Como fica a projeção sem o negativo? Quais são os tempos habituais para impressões convencionais?
Gast
Olá, Sr. Moersch,
No máximo 1 minuto? Eu também sonho com isso. Na verdade, tudo faz sentido. Quanto maior a escala, mais lento fica; os papéis de tom quente e os de bromo são cerca de 2 a 3 stops mais lentos do que papéis de trabalho como o Work ou o Kodak (mas eu já deixei de usar esses últimos, pois o Polykalt-Ton RC é mais barato e assim a prateleira fica mais organizada). As impressões normais levam entre 2 e, digamos, 40 segundos (com filtro, a maioria entre 10 e 20).
Os 40 segundos (quando está cheio, às vezes até 1 minuto) para obter uma cópia 24x30 a partir de um negativo 8x11 (Minox) também acho suportável.
Os filtros custam cerca de 1, a partir de 4 cerca de 2 stops, tudo ok também.
Infelizmente, para tons de imagem intensos, muitas vezes preciso de mais 1 stop do que o indicado na sua tabela; o Fomatone ainda funciona razoavelmente bem, mas o VarioClassic você já indica em 1+10 com +4 stops. E aí, por exemplo, em 20 segundos já estou no escuro total.
Na verdade, não quero trocar o 138 por outro, tem alguma ideia de como ajustar esse equipamento?
Atenciosamente
Martin Pistor
uworischki
Que vergonha... O Mirko está certo — no LP-lith, o tom fica mais para o marrom-avermelhado...
Os tons realmente vermelhos eu consegui com o Moersch 5.
Uwe