Phil_2000
Olá,
Por acaso encontrei uma velha lâmpada Duka do Leste com filtros de vidro Orwo compatíveis. São os seguintes modelos
- "107" (vermelho),
- "112" (amarelo claro, fosco),
- "113 D" (amarelo-esverdeado, fosco, escuro) e
- "113 I" (amarelo-esverdeado, fosco, claro).
Vou usar a lâmpada exclusivamente para o processamento de Fomabrom, que também tolera luz verde-amarelada. Qual filtro é o mais adequado? Para o Fomabrom, é melhor usar o filtro verde-amarelado mais claro ou o mais escuro? Ainda existe hoje em dia papel que tolere o filtro amarelo-claro? Muito obrigado.
Atenciosamente,
Philipp
Wolfi
Olá,
Tenho um antigo manual de laboratório fotográfico de 1971, no qual consta que o filtro nº 112 (amarelo claro, fosco) é adequado para
papéis de contato (papéis de clorureto de prata?) (iluminação direta com lâmpada de 15 watts, iluminação indireta com lâmpada de 25 watts)
O filtro nº 113 D (amarelo-esverdeado, fosco, escuro) é para iluminação direta de papéis de ampliação com uma lâmpada de 15 watts.
O filtro 113 I (amarelo-esverdeado, fosco, claro) é para iluminação indireta com uma lâmpada de 25 watts.
O filtro nº 107 (vermelho) é para emulsões ortocromáticas de alta sensibilidade, filmes de imagem de tela, para iluminação direta com uma lâmpada de 15 watts e uma lâmpada de 20 ou 40 watts para iluminação indireta.
Não sei se todos esses dados ainda estão corretos. O livro é de 1971!
Mas espero que isso te ajude!
Atenciosamente,
Wolfi
Gast
E aí, pessoal,
Na verdade, eu simplesmente testaria tudo isso. (Teste Kodak Safelight: basicamente, cobrir metade da tira de teste e deixar a outra metade descoberta, em intervalos de até 30 minutos ou 1 hora; revelar e verificar se há bordas).
O motivo é simples:
- Os filtros envelhecem, não sei quão opacos os seus ainda estão
- As especificações partem de condições limite, por exemplo, tempo de processo desde a abertura da embalagem até o banho de parada; o que exatamente é iluminação indireta, ou melhor, qual é o grau de reflexão do seu teto?
- etc....
De modo geral, qualquer luz realiza a exposição de qualquer papel. As curvas de sensibilidade não caem infinitamente íngremes. Mas se você conseguir, com o seu tempo de processo, ficar 2 f-stops abaixo da primeira borda reconhecível, já está bom o suficiente! Eu trabalho com uma lâmpada LED, que, para os nossos fins, pode ser considerada como vermelho monocromático puro. Ela também realiza a exposição do papel quando coloco a lâmpada diretamente sobre ele. Assim que mantenho uma distância de 30 cm, posso até ficar 20 minutos ao lado da banheira de litografia procurando por marcas, sem que apareça nenhum véu.
E escolher o papel de acordo com o filtro utilizável ;-?
Atenciosamente
Martin
Phil_2000
Mas espero que isso te ajude!
Obrigado, ajudou muito.
Atenciosamente,
Philipp
Phil_2000
E escolher o papel de acordo com o filtro adequado ;-)
Olá, Martin,
Com certeza farei um teste de véu em breve, mas uma classificação básica dos filtros ajuda imensamente nisso.
É claro que também não escolho meu papel de acordo com a luz utilizada. Utilizo exclusivamente Polywarmton RC e Fomabrom. O Polywarmton é revelado no tambor (portanto, não é necessária luz), enquanto que, para o Fomabrom, uma luz adicional me veio muito a calhar. E então eu só queria saber se algum dos filtros se encaixava. Além disso, eu estava interessado em saber se ainda existe papel que suporte luz
amarela clara. Nada mais.
Atenciosamente,
Philipp
Gast
Oi, Phil,
paz e boa vontade ;-)
Eu já tinha algumas lâmpadas que, em teoria, não deveriam causar distorção; mas quando se procura por pontos de luz no escuro, percebe-se que o filtro ou o revestimento da lâmpada amoleceu com o tempo.
No entanto, tenho a experiência (certamente subjetiva) de que uma única lâmpada é melhor para tudo, porque me acostumo com a mudança na percepção (a impressão no revelador parece muito escura) ou consigo avaliar isso. O único caso em que gostaria de um pouco mais de luz branca seria na litografia, por causa da tonalidade, mas aí, devido ao tempo de revelação, não dá para fazer muita coisa. Portanto, tudo com uma única lâmpada. A propósito, considero a referida lâmpada LED imbatível em termos de relação luz/brilho e resistência ao embaçamento. (Não é a famosa Kaiser com os LEDs selecionados, mas sim uma de fabricação própria; no entanto, com 80 LEDs superbrilhantes, só o custo do material já chega ao preço da Kaiser)
Boa sorte.
cfb_de
Olá, Max,
> uma luz única é melhor para tudo, porque me acostumo com a diferença de percepção (a impressão
> no revelador parece muito escura)
eu também faço assim. Podem me criticar, mas minha velha lâmpada Agfa acende em vermelho e,
combinada com os azulejos claros do banheiro, dá para ler o jornal tranquilamente. Consertei o filtro com uma
folha DC-Fix.
Atenciosamente,
Franz