micha
Oi, depois de ter decidido comprar uma caixa de filme Joboplan, ficaria muito grato se pudessem me dar algumas opiniões sobre o processador. O Cpa é maior. Isso é realmente necessário? Os modelos diferem em termos de precisão de temperatura? Processador com ou sem elevador? As novas caixas Joboplan também são compatíveis com os processadores antigos??
Muitas perguntas, eu sei?
Mas ficaria imensamente grato por qualquer feedback.
Micha
Urnes
Olá, micha,
Bem, recentemente comprei no eBay um CPE de primeira geração sem elevador. A coisa já não está muito bonita, mas é extremamente robusta. E ainda dá para encontrar todas as peças de reposição na Jobo.
No processador antigo cabem todas as caixas da Jobo com anel magnético, inclusive as antigas. Tanto para filme de câmera como para filmes planos. No entanto, se você usar as caixas pequenas, também precisa usar o suporte pequeno para rolos, que a Jobo vende por apenas 10,50, incluindo frete.
Para mim, o tamanho é suficiente. Você também pode revelar fotos de até 30x40 cm nesse equipamento. E se você atualizar sua caixa Jobo, acho que dá até para colocar 18 filmes planos. Por enquanto, dispensei o elevador. Se antigamente a gente agitava a lata grande manualmente, o CPE já é, por si só, puro luxo. A precisão da temperatura é bastante boa, eu diria que é de ± 1/2 grau; eu sempre verifico novamente com o termômetro de laboratório. Mas isso também se deve ao fato de que o CPE tem apenas um botão para ajuste e não possui um visor digital com precisão de grau. A temperatura, porém, é mantida com exatidão. Também funciona muito bem quando se quer aquecer o tônico Sepia a 30 graus. Tenho o problema de que meu porão, apesar do aquecimento, fica bem frio no inverno; nesse caso, o aparelho vale ouro.
Com um pouco de pesquisa, você encontra na página inicial da Jobo, na área de downloads, os manuais de instruções dos aparelhos com as especificações.
Bom, não me vem mais nada à cabeça agora.
Atenciosamente, Sven.
Gast
Oi, Micha,
Eu recomendaria o elevador, porque você consegue encher o rolo de forma bem mais confortável e rápida, e não precisa tirar a lata, abrir, enrolar... a cada banho, o que é um saco...
Não há problema algum, desde que você trabalhe com reveladores de ação lenta, mas uma vez eu estraguei um rolo de filme no Emofin (enrolado à mão, mas o problema é o mesmo) porque o líquido só sobe até a metade do filme, e quando começa a enrolar, você fica com uma borda.
Como você perguntou explicitamente sobre a temperatura, presumo que também queira colorir, e isso é igualmente incômodo.
O único problema é que, ao esvaziar, a cuba precisa estar cheia de água ou fixada de alguma forma, caso contrário, você arranca a peça inteira da mesa com a alavanca. (De qualquer forma, isso só é um problema se a temperatura for igual à da sala).
Atenciosamente
Martin
micha
Bem, e quanto à compatibilidade? Entre os processadores antigos e os novos Drums, ou isso não importa?
Me digam algo
Micha
Urnes
Olá, Micha,
Na verdade, não existem "novos" rolos. As latas, na forma atual com o anel vermelho e a tampa de borracha vermelha, já existem assim há pelo menos 15 anos (se isso for suficiente) e cabem no CPE, desde que tenham o anel magnético na base. As latas sem anel magnético podem ser adaptadas posteriormente. Além disso, ainda existem os Drums antigos, totalmente pretos, com tampa de plástico, que podem ser processados sem problemas nos processadores. De acordo com a inscrição na lata, eles também comportam filme plano até 18x24, mas ainda não descobri como isso funciona com os suportes antigos.
Aliás, não importa se você usa os tambores 1500 para 35 mm e formato médio ou os grandes 2500 para filmes planos. Basta trocar o suporte do rolo. Mas também é possível revelar 35 mm e formato médio na lata de “filmes planos” 2500; para isso, você precisa de espirais adequadas para a lata. Mas elas são bem caras quando novas. Dá até para usar as extensões dos tambores de papel nos tambores de filme. A Jobo tem extensões adequadas para o tubo central.
Atenciosamente, Sven
micha
Oi, acabei de comprar no eBay um CPE2 com elevador e um Jobo Timer 16. Existe algum tipo de fórmula que me ajude a calcular os tempos para a rotação versus o ritmo de inclinação??
No momento estou usando F9/R09 e precisaria saber os tempos para Foma 100/Efke 100/Efke 25 na rotação.
Vocês têm alguma dica??
Atenciosamente, Micha
Urnes
Olá, Micha,
antes de mais nada, parabéns pela compra. Quanto ao tempo de revelação, tanto a Jobo quanto a Ilford recomendam pré-umedecer os filmes por 5 minutos no tambor e, em seguida, usar os tempos indicados para a revelação por inclinação. Isso também funciona muito bem para mim. E serve, pelo menos, como um ponto de referência.
Atenciosamente, Sven.
Gast
Oi, Sven. Testei isso hoje ao meio-dia com duas folhas de Efke 25. Deu tudo certo. Estou totalmente encantado com o Jobo Timer. De qualquer forma, agora é muuuuito mais fácil do que antes.
Micha
Urnes
É o que eu digo. Mas, acima de tudo, dá pra ir buscar algo pra beber no meio do caminho sem ter que ficar com medo de perder a próxima foto. :-)) Mas, brincadeiras à parte, é realmente um grande alívio quando você tem 10 a 20 filmes planos espalhados por aí esperando para serem revelados.
Sven.
Gast
Oi, tenho mais uma pergunta.
Pela minha experiência até agora, costumo colocar no máximo 4 rolos na espiral. Você já revelou 2 espirais ao mesmo tempo??
Alguém tem uma espiral de filme plano sobrando????
Atenciosamente, Micha
Urnes
Olá, Micha,
Acabei de me acostumar a carregar a espiral com seis rolos. Aos poucos, aprendi a não colocar dois rolos no mesmo compartimento. Mas, para revelar duas espirais ao mesmo tempo, você precisa de uma caixa grande ou de uma extensão tanto para a caixa quanto para o tubo central; assim, se tiver espaço, cabem até três espirais. Mas ainda não tentei isso. Mas por que funcionaria de forma diferente do que com uma espiral? Também estou pensando seriamente se não consigo encontrar em algum lugar um kit de extensão e duas espirais por um preço acessível. Se der certo para você antes, me conte como foi.
Atenciosamente, Sven.
Gast
Tenho tambores de sobra, mas não tenho espirais de filme plano. Posso, porém, ceder 4 espirais normais.
Atenciosamente, Micha
P.S. Por isso, só levo 4, pois elas correspondem mais ou menos à quantidade de 1 filme, e porque, no meu caso, mesmo quando carregados corretamente, 3 filmes ficam grudados uns nos outros em um lado. Não notei piora no revelamento, mas isso também pode ser uma impressão minha. Você também tem o problema de os ganchos de plástico arranharem a emulsão?
Urnes
Olá, Micha,
Bem, eu também tenho esse problema com os ganchos de plástico. Na maioria das vezes, eu simplesmente dobro os filmes com cuidado até que eles saiam da guia pela parte de cima ou de baixo e, então, os retiro. Outra coisa que me dá trabalho é colocar as duas placas de plástico que servem para impedir que os filmes escorreguem. Tenho que fazer isso sempre à luz do dia, sem o filme, senão fico perdido no escuro. Quando eu ainda usava o sistema de inclinação, simplesmente deixava essas peças de lado. Mas, no sistema de rotação, elas parecem ter sua utilidade.
Atenciosamente, Sven.
Gast
Olá, Sven
Só tenho marcas de danos nos pontos onde as saliências arranham durante o revelamento. Não ao retirar os filmes planos. Eu nem tenho esse tipo de saliência que escorrega. Você coloca os filmes com a emulsão voltada para fora ou para dentro??
Micha
Urnes
Olá, Micha,
Acho que a emulsão geralmente fica do lado de fora. Na verdade, nunca pensei muito nisso. Especialmente quando os rolos caíram pela terceira vez, eu já nem ligava mais. :-)) Mas, brincadeiras à parte, pensando bem, faz sentido colocar o lado da emulsão para dentro. Porque o desgaste mecânico ao inserir deve ser menor. Eu ainda uso principalmente as antigas cassetes de 9x12 com dobras múltiplas. É sempre um trabalho complicado quando, no escuro, com 6 cassetes, você tem que primeiro puxar o deslizador totalmente para fora, depois soltar a trava da moldura de suporte para, finalmente, perceber que precisa levar a moldura ainda mais para a frente para conseguir tirar o filme. No entanto, o alinhamento não é ruim graças à placa de pressão traseira. Bem, e aí fico sempre feliz quando todos os filmes estão bem encaixados na espiral.
Os ganchos antideslizantes são duas placas que se encaixam à esquerda e à direita das ranhuras. Elas não servem apenas para impedir que o filme escorregue da espiral, mas também para melhorar a distribuição durante a rotação. E como parecem bastante aerodinâmicas, acho que faz todo o sentido usá-las, já que você as tem.
Atenciosamente, Sven.
Gast
Oi, Sven
Pelo menos alguém respondeu aqui.
Ainda estou tendo problemas com o papel baritado.
Da última vez, ao revelar, só consegui revelar um rolo. E só deixei no banho de revelação por 3 minutos! Agora estou tentando posicionar o lado revestido para dentro; da última vez não tive nenhuma mancha.
Até mais
Micha
P.S. Recomendo vivamente as cassetes de filme plano Fidelity Elite. São muito fáceis de usar. ;) :lol:
Gast
Olá, Micha,
por que não abre um novo tópico sobre a frustração com o papel baritado? Talvez haja mais gente por aí que queira desabafar junto.
Isso me lembra muito das minhas primeiras fotos no filme Polaroid de 55, quando descia a escada da adega superorgulhoso com os negativos para colá-los e eles acabavam caindo no chão de forma bem brusca. Eles são super sensíveis a arranhões. Mas isso provavelmente vai dar um toque artístico às impressões.
As Fidelitys são realmente boas. No entanto, você precisa da parte traseira interna, que minha Linhof Standard Press infelizmente ainda não tem. E embora eu ainda tenha uma Technika IV guardada no armário, acabo sempre pegando a velha Press, e os preços de uma parte traseira diferente também estão cada vez mais altos no eBay.
Atenciosamente, Sven.