Wolfi
Olá,
Revelei um Fuji Neopan SS (ASA 100) na solução-mãe Ilford ID-11 e fixei-o no Tetenal Superfix plus por 10 minutos. Depois disso, o filme ficou com um tom magenta. Isso dá para corrigir com um banho de clareamento? Se sim, com qual?
Alguém aqui já tem experiência com esse filme?
O filme não é vendido na Alemanha; eu o comprei na Itália.
Atenciosamente,
Wolfi
WolfgangMoersch
Ao utilizar reveladores de baixa alcalinidade, como o ID-11, o corante deste filme (Neopan SS = ACROS) não é fixado durante o revelamento nem no fixador, mas somente após cerca de dez minutos de lavagem com água. A tonalidade magenta muito intensa é normal neste caso e não indica, de forma alguma, um tempo de fixação muito curto. Pergunta: Como o Superfix foi diluído? Na proporção 1+3, três minutos são totalmente suficientes.
Não é necessário um banho de clarificação; se ele poderia acelerar a descoloração, isso depende, por sua vez, da diluição e do valor do pH.
Wolfi
Olá, Sr. Moersch,
Muito obrigado pela sua resposta.
Eu realizei a diluição do Superfix plus na proporção de 1+9.
Alguém sabe onde se pode encontrar outros filmes em preto e branco do Extremo Oriente (Aiko Lightpan ou Luckypan)?
Atenciosamente,
Wolfi
Gast
Olá, Wolfi e Sr. Moersch!
Não acredito que o Neopan SS seja idêntico ao Neopan Acros 100 — afinal, o Acros ainda é bastante novo (mesmo nos mercados dos EUA e do Japão, certamente não está disponível há mais de 1 ou 2 anos), provavelmente trata-se de um filme de “cristais planos”, enquanto o Neopan SS 100 “cúbico clássico” já existe há bastante tempo (lembro-me de já o ter visto em uma loja de fotografia em meados da década de 1990); no entanto, tenho a impressão de que ele não é mais produzido desde o lançamento do Acros. Barry Thornton elogia esse filme em seu site, mas na Europa ele nunca conseguiu se firmar (por causa do nome?), muito menos do que o Neopan 400 (que, na minha opinião, é o melhor filme 400 de todos...)!
Gast
...ah, sim, mais uma coisa: sobre a Luckypan chinesa (famosa — ou infame — por causar reflexos devido à falta de proteção contra halos) e sua disponibilidade, já houve um tópico no Russian Camera User Forum em www.beststuff.com — basta acessar o fórum de usuários por meio de “Forums” > “Photography” > “Russian Cameras” e clicar em “Search”!
WolfgangMoersch
Olá, Wolfi e Sr. Moersch!
Não acredito que o Neopan SS seja idêntico ao Neopan Acros 100 — afinal, o Acros ainda é bastante novo (mesmo nos mercados dos EUA e do Japão, certamente não está disponível há mais de 1 ou 2 anos), provavelmente trata-se de um filme de “cristais planos”, enquanto o Neopan SS 100 “cúbico clássico” já existe há bastante tempo (lembro-me de já o ter visto em uma loja de fotografia em meados da década de 1990), mas ouvi dizer que ele não é mais produzido desde o lançamento do Acros. Barry Thornton elogia esse filme em seu site, mas na Europa ele nunca conseguiu se impor (por causa do nome?), muito menos do que o Neopan 400 (que, na minha opinião, é o melhor filme 400 de todos...)!
Roman
Olá, Sr. Sonnleitner,
Sua objeção é válida. As bobagens na internet são um pesadelo; eu deveria ter dedicado mais tempo — já que fazer, que seja feito direito. Embora não tenha podido testar o Neopan SS exaustivamente, tendem a concordar com a avaliação de Thornton.
O Neopan SS e o Acros diferem dos Neopanes que conhecemos no que diz respeito à coloração do suporte ou dos corantes de emulsão. São conhecidos os fenômenos que ocorrem nos antigos Tmax e nos Deltas. Uns precisam de tempos de fixação mais longos, nos outros a cor desaparece devido à exposição à luz. No primeiro revelamento de um Acros em ID-11 ou reveladores semelhantes com tempos de fixação “normais”, o usuário pode ficar assustado ao ver a cor do filme. Colocar a tampa e continuar a fixação como se fosse uma reação normal é, porém, desnecessário e não adianta nada. Nesse aspecto, o SS e o Acros se comportam de maneira semelhante (não necessariamente =).
O novo Tmax também apresenta um tom magenta muito intenso quando se utilizam reveladores de baixa alcalinidade e, também neste caso, essa cor desaparece completamente durante a lavagem.
Em ambos os casos, (na minha opinião) não é que o fixador seja inadequado ou mesmo de baixa qualidade, nem que o tempo seja curto demais; nossas experiências podem nos induzir em erro.
Wolfi
Olá,
muito obrigado pelas inúmeras respostas.
Em breve, vou revelar um Fuji Neopan SS em RODINAL 1+25 e, em seguida, enxaguar mais cuidadosamente do que o habitual.
Vou relatar os resultados aqui.
Atenciosamente,
Wolfi
Gast
Olá, Wolfi,
Se você usar RODINAL, o corante provavelmente já se dissolverá no revelador, e o filme deve sair do fixador sem manchas.
Wolfi
Olá,
sim, também acho isso. O RODINAL é muito mais alcalino do que o ID-11, pois contém hidróxido de potássio, enquanto o ID-11
contém “apenas” bórax.
Mais uma observação sobre a postagem do Roman: o Neopan SS é ainda mais antigo; ele aparece no manual de instruções da Yashica Mat 124 G de 1975, porém como filme em rolo. Parece que, nesse formato, o Neopan SS já não está mais disponível há algum tempo.
Atenciosamente,
Wolfi
Wolfi
Olá,
Acabei de revelar o Neopan SS em RODINAL 1+25 a 20 °C por 7 minutos. A exposição foi feita com ISO 100/21.
O filme realmente não apresenta mais aquele tom magenta! Por outro lado, o fundo ficou com uma forte tonalidade cinza.
Isso me lembra o Agfa Agfapan APX 100.
Atenciosamente,
Wolfi
WolfgangMoersch
Ok, a nitidez do suporte transparente é maior, mas isso deve ser o véu de base. Devido à alta alcalinidade do RODINAL, a densidade do véu pode aumentar bastante. Se as densidades estiverem corretas, isso não precisa incomodar muito. Se os espaços entre os grãos não forem muito grosseiros e as luzes ainda estiverem abertas, eu não me importaria com o “cinza”, basta simplesmente aumentar a exposição. Somente se o filme estiver muito denso no geral é que o tempo e/ou a agitação deveriam ser reduzidos.
Atenciosamente
wm
Wolfi
Olá,
as ampliações que fiz do filme revelado na última postagem ficaram todas
“desbotadas”. Provavelmente, a névoa estava muito densa.
Será que é possível evitar essa névoa se eu realizar a diluição do RODINAL na proporção de 1+50 em vez de 1+25? Nesse caso, de acordo com as instruções, ele teria que ser revelado por 16 minutos a 20 °C.
Com o novo Acros também é essa confusão?
Atenciosamente,
Wolfi
WolfgangMoersch
Infelizmente, não posso comentar sobre isso. Mas imagino que não vá mudar muita coisa em relação ao véu.
Com o Acros, tudo corre sem nenhum problema com o MZB desde que passei a usar a solução B sem diluir. O filme é incrível, mas não posso afirmar se isso se aplica apenas a essa combinação. O que me surpreende muito, porém, é a tolerância do filme em relação a pequenas “exposições incorretas”. Entre exposições de 64 e 100 ISO em um filme, qualquer negativo pode ser transferido perfeitamente para o papel. Acima de 100, na minha opinião, a curva fica um pouco íngreme demais, mas ainda assim não fica totalmente errado.
Atenciosamente