Olá, Martin,
> Que lente você usa para isso?
Uma Anaret-30, geralmente na Axomat-3. A placa usada que nossos anfitriões compraram se encaixa perfeitamente. Para a 30, você precisa de uma placa mais funda. Com muita dificuldade, consigo chegar a 18x24 na cópia. Para o meu Opemus, eu mesmo fiz a montagem.
> Seria tudo um pouco mais tranquilo com uma lente mais curta, não é?
Veja acima.
> Principalmente porque a folga em um 13x18
O que me incomoda muito mais é a grande perda de luz. By the way, alguma recomendação sobre qual filme se deve cortar?
Eu não corto nada. Depois de usar o Minopan no começo (o APX100 não é nada adequado para esse formato, por isso não compro mais esse material), acabei optando pelo Delta100 na linha HRX e estou satisfeito com ele. Revelo com o carretel Minox para as caixas Jobo, usando os tempos de revelação de 35 mm. A técnica de movimento ao inclinar (deveria ser algo natural para qualquer bebedor de champanhe:-) é *importante*.
Além disso, dá para comprar todo tipo de material já pronto (TMax400, Deltas,
Maco, APX100, Copex=Gigabit). Estou bastante satisfeito com isso.
Não tenho problemas com a propaganda que vem a seguir, a FOTOIMPEX já trabalha com eles para o mercado dos EUA: minha fonte é Marcus Dunkmann,
8x11film.
> Eu até pegaria uma Leica emprestada pra ver se as lentes são realmente melhores ;-)
Não acredito que uma Leica com distância focal comparável teria chance, já que, para o formato 35 mm, o círculo de imagem da lente precisa ser muito maior. Mas você está certo, também estou extremamente satisfeito com a minha “Minox 1:3.5” na minha C.
Quanto à “granulação” da Delta100 que você descreveu, eu daria uma olhada nos meus processos. Isso nunca aconteceu comigo. Pelo contrário, uso a HRX/Delta100 quando estou com preguiça de carregar minha MF e ainda assim quero imprimir em >30x40. Dá até
para fazer ampliações de recortes em 50x60 com ótima qualidade.
Atenciosamente,
Franz