Gast
Olá,
Pretendo, a partir de agora, revelar minhas próprias fotos — pelo menos as em preto e branco. Mas meu maior problema agora é decidir qual ampliador devo comprar. Como ainda sou estudante, provavelmente só vou poder comprar um usado. Pesquisei um pouco e encontrei um Axomat 5 da Meopta relativamente barato (ano de fabricação: 1987), que parece estar em ótimo estado.
Gostaria de saber se ainda é possível encontrar acessórios para ele no mercado e quais foram as experiências de vocês com ele.
Ficaria muito feliz em receber muitas respostas!!
Obrigada,
Steffi
Wolfi
Olá,
O melhor é você dar uma olhada no site da FOTOIMPEX nas seções “Usado” e “Peças de reposição para Meopta”.
Lá você encontra acessórios usados e, em alguns casos, novos (placas de lente, máscaras, lâmpadas, etc.).
No entanto, são para o Axomat 4; em caso de dúvida, pergunte se também servem para o Axomat 5.
Atenciosamente,
Wolfi
Wolfi
Olá,
Eu me enganei, também existem acessórios para o Axomat 5.
Atenciosamente,
Wolfi
micha
Oi, s-Steffi
Por vários motivos, não recomendo os ampliadores Meopa e Axomat. Tive que trocar o Dunco-66 por esses ampliadores por um tempo. Não consegui me acostumar com elas. O foco não funciona tão bem quanto em outros fabricantes, e as bases para negativos são simplesmente péssimas. Os acessórios são baratos, mas eu te aconselho a dar uma olhada no eBay por 2 a 3 semanas nas ofertas relacionadas a câmara escura completa/ampliadores; assim você terá uma ideia de quanto valem os aparelhos individuais. Recomendo totalmente a Dunco. A Kaiser também não é ruim, e os equipamentos ainda são fabricados, então peças de reposição não são problema. Se você for comprar qualquer tipo de ampliador, escolha logo um com cabeça colorida. Assim, você pode revelar fotos em P&B e (talvez você queira revelar fotos coloridas daqui a um ano) fotos coloridas. De qualquer forma, antes de comprar um equipamento, consulte o site do fabricante para verificar as especificações técnicas e... A internet e o site www.google.de são sempre boas opções se você estiver procurando algo. Eu mesmo tenho uma Omega d5-xl, que é um ampliador 4 x 5. Qual é o preço que as pessoas estão pedindo pela Axomat??
Atenciosamente, Micha
micha
Ah, esqueci. Compra logo um ampliador 6 x 6. Eu mudei rapidinho para o formato médio/grande. E com o ampliador 6 x 6, você mantém todas as opções em aberto. (Eles também não são mais caros)
Micha
cfb_de
Olá, Steffi,
Como você não vai continuar na KB no futuro, é melhor decidir agora se seus negativos serão maiores ou menores.
No caso de “menores” (Minox), o Axomat é melhor; no outro caso, um Opemus.
Comprei um Axomat-3 bem barato e, para ele, recortei insertos para a plataforma de imagem da Minox usando uma fina folha de plástico preta. Funciona bem.
Depois, aqui com nossos anfitriões, ousei dar um passo adiante e adquiri um Opemus-5 usado. A base de imagem de 6 se encaixa, com ela dá para usar com vidro AN ou mesmo sem vidro (mas, na verdade, apenas para KB).
Eu recomendaria o Opemus, junto com a base de imagem de 6 e máscaras de formato/lentes de acordo com o negativo. Com um Anaret 80, é possível fazer quase tudo, mas, em algum momento, o tempo de exposição fica muito longo e a lente muito fraca. O KB em 50x60 com um Anaret 80 fica visivelmente pior do que com um Rodagon 80. Mesmo assim, meu Rodagon está acumulando poeira na vitrine.
No Opemus-5, observe duas coisas: uma lâmpada de 75 W é mais do que suficiente para MF e toda a estrutura fica um pouco instável se você realmente quiser usar a gaveta de filtros. Por isso, coloco os filtros MG no suporte do filtro vermelho (removido). Estou tão satisfeito com meu Opemus quanto antes, na loja da escola, com o Durst M605, que custou quatro vezes mais usado.
Para a maioria dos Meoptas “de meia-idade” (Opemus-5, Axomat-5), você ainda consegue quase todas as peças com nossos anfitriões aqui.
Mas, no seu lugar, eu recomendaria um Opemus-5. Um com gaveta de filtro, onde se coloca um difusor e você tem um maravilhoso ampliador com luz indireta e suave. E, por favor, com Anaret-50. Os Belare realmente não são tão bons assim. Eles são mais do tipo que o fabricante deveria considerar a devolução total como “atendimento ao cliente”.
Gast
Olá, Steffi
Trabalho há “anos” com um Opemus e estou totalmente satisfeito.
O aparelho é robusto e bem feito.
Tenho certeza de que a Dunco e outras marcas têm aparelhos ainda melhores no mercado, mas se o orçamento
for apertado, compre um Meopta (usado) e meu conselho é: ligue para a FOTOIMPEX e peça orientação!
Se o Dunco é o Golf GTI com acabamento em Alcântara, o Meopta é o lutador com o revestimento robusto em padrão xadrez... indestrutível!
Gast
É, é, dá para trabalhar com os aparelhos Opemus e Axomat... Mas se você pretende continuar com esse hobby (que, afinal, é muito legal) por mais tempo, economize um pouco e compre algo de qualidade. O mais importante é mesmo a lente. Dá uma olhada no eBay. Lá você consegue um Rodagon 50 ou 80 novo por 50 euros!! São muito melhores do que as Anaret usadas... A lente é o mais importante!!! Se você usar papel gradativo para P&B, recomendo um cabeçote colorido ou as películas Ilford. Assim, você também terá meias gradações. Encontra-se bem barato no eBay.
Atenciosamente, Micha
fotohuisrovo
:huh:
Olá, Steffi,
Ainda temos um Opemus III com lente El Nikkor 50 mm à venda. Adequado para P&B até 6x6 e com lâmpada opalina (75 watts). Geralmente recebemos esse tipo de produto de volta quando vendemos um Dunco II (XL) 67 VC. Vou te dar de presente (valor
cfb_de
Olá, Robert,
quem diria que nos encontraríamos aqui :-)
Para a Steffi:
O Opemus-3 é um bom aparelho. Se eu estivesse no seu lugar, aceitaria a oferta do Robert. É verdade que já não há muitos “acessórios” disponíveis (por isso, pergunte com mais frequência aos nossos anfitriões), mas, além de uma máscara compatível com KB (a máscara de vidro inteiro serve para isso) e um conjunto de filtros MG (os pequenos são suficientes para colocar no suporte do filtro vermelho), você não precisa de muito mais. A Nikkor é uma boa lente para KB, a menos que você queira fazer 40x50 logo de cara.
Pela minha própria experiência, cartas com dinheiro também chegam aos Países Baixos.
Atenciosamente,
Franz
fotohuisrovo
Olá, Franz,
Sim, a internet no DuKa não é muito boa. Além disso, vi que você tem um encontro do fórum na quinta-feira, 24/07/03, em Stuttgart. Por coincidência, estarei fazendo uma viagem pela Europa na próxima semana. Vamos ver se esse compromisso vai caber na minha agenda.
Steffi, o melhor é você entrar em contato por e-mail. Podemos discutir os detalhes depois.
Atenciosamente,
Robert
cfb_de
Olá, Robert,
Seria ótimo se isso desse certo. No site
“Stadtplan Stuttgart”, você encontra o mapa online de Stuttgart. A Silberburgstr. 88 fica a cerca de 1,5 km a noroeste da estação de S-Bahn Feuersee. O mapa também mostra os estacionamentos nas proximidades.
Tenta ver se consegues, seria ótimo.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Olá, Franz,
O que está marcado no meu mapa (e agora no papel) é a Estação Central de Stuttgart.
A que distância estou da Rua Silberburg, 88?
Talvez você possa me enviar seu número de celular (por e-mail).
Como eu (também) preciso ir para Munique, costumo passar por Heilbronn, porque lá há menos engarrafamento na rodovia. Stuttgart fica bem cheia.
Vamos ver se dá certo.
Atenciosamente da Holanda,
Robert
cfb_de
Olá, Robert,
Acabei de te enviar um e-mail com meu número de telefone e um trecho relevante do mapa da cidade de Stuttgart.
Atenciosamente,
Franz
fotohuisrovo
Franz,
Que porcaria foi essa que você me mandou com o computador da Daimler! Acho que ele não consegue abrir meu e-mail (formato HTML?).
Por favor, você poderia tentar de novo?
Atenciosamente,
Robert
fotohuisrovo
Olá, Franz,
Já descobri como funciona o mapa da cidade e também encontrei a Silberburgstraße 88. Fica bem perto do centro.
A partir da manhã de quinta-feira (24/07/2003), vou sair de Bystricka (SK), na casa do Martin (SK), rumo a Stuttgart (D). Espero conseguir fazer o trajeto em 9 horas.
Atenciosamente,
Robert