highscore
Oi, pessoal
Nos últimos 18 meses, fui comprando algumas lentes esquecidas.
Minolta E.ROKKOR 1:4,5 F=50mm
Meopta Arnaret 4,5/50mm
Meopta Belar 4,5/50mm
Neotar 1:4,5/75mm (com um leve fungo)
EMITAR/S 4,5/80
EMITAR/S 4,5/105
Meopta Arnaret 4,5/105 mm
Quais são as três melhores que eu deveria ficar?
Quais devo me desfazer?
Atenciosamente, Marcus
Urnes
O melhor é experimentar todas e depois comprar três lentes de boa qualidade.
Falando sério. Depois de algumas cópias, veja se consegue perceber alguma diferença. Se não, não importa. Pense nos tamanhos de impressão que você quer fazer e nos formatos de filme. Talvez então uma 50 mm e uma 105 mm sejam suficientes para você. Como eu não estava satisfeito, em algum momento, quando os preços estavam bem baixos, eu comprei lentes Schneider e Rodenstock do segmento de ponta. A diferença é visível.
Atenciosamente, Sven.
Wolf_XL
... a Anaret tem uma reputação bastante boa. A E-Rokkor também deve ser boa — mas, pelo fato de ter uma abertura de f/1,45, parece ser uma versão mais antiga — a minha começa em f/2,8. Se quiser ter certeza, opte por uma lente de 6 elementos da Rodenstock ou da Schneider — a APO é legal, mas dispensável. E dizem que as Nikkor também são boas.
highscore
Oi, Urnes
Com certeza quero ficar com uma de cada. Já que fotografo desde o formato 17x24 mm até o 6x7. (O 6x9 também serviria)
Mas não sei qual delas, das que tenho, poderia ser boa. Muito menos se se trata de uma lente de 3, 4 ou mais elementos.
Acabei de comprar a 80 mm hoje; as primeiras fotos ficaram melhores do que com a minha 75 mm, que estava danificada por fungos. Provavelmente vou ficar com ela. Mas será que isso faz dela uma “boa” lente? Não faço ideia!
Obrigado
Marcus
highscore
Wolf
Minha E-Rokkor 50 mm parece nova.
A Arnaret 105 mm também parece estar em melhor estado do que a 105 mm da Polônia.
Vamos ver se consigo algumas outras opiniões.
Mais uma pergunta: a Arnaret 50 mm tem apenas 4 lâminas de abertura; isso é uma desvantagem?
Atenciosamente,
Marcus
Renate
Olá,
Eu já trabalhei bastante com os Anarets. São binóculos de 4 lentes de boa qualidade, com excelentes características de imagem. No entanto, não são adequadas para condições extremas. As quatro lâminas do diafragma nunca me chamaram a atenção negativamente. Nos testes da Meopta, as lentes de quatro elementos foram até melhores do que as de seis elementos da mesma marca. A E-Rokkor também está entre as boas ópticas. Provavelmente é até melhor do que a Anaret 50. Quanto ao resto, não posso dizer nada.
Pode-se usar as Anaret como referência e testar as outras lentes comparando-as com elas em condições de baixa distorção. O que for pior do que uma Anaret não vale a pena manter. Hoje em dia, existem até lentes excelentes por um preço acessível. É melhor que sejam de 4 elementos. Nas de 3 elementos, vê-se um efeito desfocado acentuado nas bordas quando a abertura está aberta e a ampliação é grande.
Atenciosamente,
Renate
Urnes
Ok. Então eu também optaria pela Rokkor. No caso da 80 mm e da 75 mm, eu talvez levasse em conta o círculo de imagem. Enquanto a 75 mm geralmente cobre apenas 4,5 x 6, a 80 mm deve cobrir 6 x 6; provavelmente não dá para chegar a 6 x 7. Se houver fungo nas lentes externas, você pode combatê-lo com um pouco de álcool isopropílico de farmácia. Só precisa ter cuidado para verificar se o verniz da montagem é resistente ao solvente. Com lentes do pós-guerra, porém, não tive problemas com isso.
Fora isso, depende apenas se você está satisfeito. Usei uma Leitz-Focotar (a versão antiga de 4,5) por anos, mas nunca fiquei totalmente satisfeito; com a moderna Schneider de 6 lentes, vi realmente a diferença.
Atenciosamente, Sven.
Bonderer
Olá
Devido à troca do ampliador Kienzle C 69, comprei, em meio ano, uma Focotar 2,8 40 mm, uma Componon WA 5,6 60 mm e uma Componon S 5,6 100 mm
para os formatos KB-6x6 e 6x9; uma delas em classificados e as duas de formato M no eBay. Todas por menos de 100 € e, no que diz respeito à qualidade, acima de qualquer dúvida.
É preciso ter paciência e saber esperar. Apenas as Componon WA para 6x9 são raras, por isso, por enquanto, a de 100 mm.
As Minoltas eram boas, comecei com elas e com a Anaret 105 mm também. As outras são um tanto insignificantes, vendidas porque são baratas — nada mais.
Se for só até 20-25, talvez até 24x30, essas provavelmente bastam. Se for para um tamanho maior, eu recomendaria as melhores: Nikon, Schneider ou Rodenstock.
APO só faz diferença em cores. Para mim, só boas lentes de ampliação, porque...
A gente se esforça bastante na captura, no revelamento do filme, etc. Compra-se boas câmeras e boas — muito boas — lentes para depois estragar as fotos com, e isso eu enfatizo, lentes baratas para o ampliador. Isso é um desperdício. Então, é melhor esperar um pouco e comprar algo de qualidade, assim é divertido e isso também fica visível nas fotos finalizadas. Pela minha parte, não tenho tanto dinheiro assim para poder comprar coisas baratas.
sputnik
O APO só se destaca em cores.
Como alguém que trabalha exclusivamente com P&B, posso contradizer isso com base na minha própria experiência (!).
A diferença não é enorme, mas é visível em uma comparação direta.
highscore
Oi, muito obrigado pelas respostas simpáticas.
Resumindo.
Vou ficar com as seguintes agora.
Minolta E.ROKKOR 1:4,5 F=50mm (pelo seu estado)
EMITAR/S 4,5/80 (por falta de alternativa)
Meopta Arnaret 4,5/105 mm (com base nas opiniões de vocês)
Sim, as outras estão à disposição.
Quem tiver interesse, por favor, entre em contato comigo pela opção de mensagens privadas.
(Acho que isso também é do agrado do Mirko)
Obrigado
Marcus