Urnes
Olá,
Alguém por acaso tem experiência com o revelamento de Technical-Pam usando um processador Jobo? Eu precisaria saber os tempos de revelamento com o Neofin Doku e a sensibilidade do Technical-Pam nessa combinação.
É claro que também agradeço qualquer outra dica sobre o assunto.
Atenciosamente, Sven.
fotohuisrovo
:huh:
Espero que esta postagem do fórum Fotoapparatuur.nl da Holanda ajude:
Embora eu nunca tenha usado esse filme, talvez eu tenha as
informações que você procura.
Kodak Technical Pan prof
ISO 25 - RODINAL - diluição 1+100 - tempo a 20 °C: 6 min.
ISO 25 - Frasco de Technidol até 470 ml - tempo a 20 °C: 12 min.
Para ambas as combinações, o resultado é extremamente nítido e de grão fino; a luz vermelha é reproduzida de forma mais clara.
Fonte:
Manual básico de fotografia em preto e branco
Autor: Mich Buschman
Focusmedia
Espero que isso ajude.
Postado: Sáb, 07 de junho de 2003, 15h28 Assunto:
--------------------------------------------------------------------------------
Kodak Technical Pan
ISO 25 - RODINAL - diluição 1+100 - tempo a 20°C: 6 min
Além disso, parece que a SPUR desenvolveu o Dokuspeed para isso. Isso é discutido em vários fóruns.
Embalagem em 3 x 50 ml.
Eu mesmo trabalho com o Agfa Copex em combinação com o SPUR Nanospeed. ISO 25 a ISO 40.
Imagens muito nítidas e, ainda assim, com tons de cinza matizados.
Mais informações em www.8x11film.com
Atenciosamente,
Robert
Postado: Sáb, 7 de junho de 2003, 15:33 Assunto:
--------------------------------------------------------------------------------
25 ISO
Technidol
Uso único
Preparar com cuidado (imediatamente antes do uso); deve ser consumido em poucas horas a 1 dia
Revelar com cuidado, não agitar com força, etc.
O Technidol foi projetado especialmente para o Technical Pan
R. Meulman
Postado: Dom, 08 de junho de 2003, 12:57 Assunto:
Estou satisfeito com o resultado. Usei RODINAL (principalmente por causa da disponibilidade, já que o Technidol precisa ser encomendado separadamente em Eindhoven). Obrigado pelas dicas!
Atenciosamente,
Rien
Atenciosamente,
Robert
PS. Caso precise de um intérprete, podemos traduzir para o alemão!
<_<
Gast
Olá, Sven,
Já faz algum tempo que não revelo filme de meio-tom com TP, por isso vou falar de memória:
Como ponto de partida para a revelação por inclinação, usa-se a regra dos 20, ou seja, 20 minutos a 20 °C para 20 DIN (ou seja, ISO 80) com inclinação de 1 minuto. Os problemas eram manchas e variações irregulares de densidade nas bordas da imagem. Muito melhor é um inclinação de 3 s e reduzir o tempo para 15 min (condensador Durst).
Para o processador Jobo, eu recomendaria usar o nível II para testar e revelar por cerca de 7 min a 20 °C.
Como o TP tem um suporte transparente, ele parece ter mais contraste no negativo do que realmente tem na impressão.
Mesmo assim: depois de alguns anos, desisti de revelar o TP, pois os tons de cinza não são nada empolgantes e a nitidez dos contornos, por falta de grãos, também não é das melhores.
Boa sorte
Urnes
Olá, Robert, olá, Mik,
antes de mais nada, muito obrigado pelas dicas; acho que agora tenho um ponto de partida para o revelamento por rotação com o qual posso continuar trabalhando. Na verdade, ainda tenho alguns rolos de TP no congelador e não fiquei muito entusiasmado com o revelamento manual usando a lata. Não tive estrias, mas, por causa da inclinação, formou-se bastante espuma. Acho que isso é mais fácil na rotação e vou experimentar em breve.
Para o Robert:
Acho que consigo ler o artigo, embora tenha aprendido meu holandês com as embalagens de cornflakes, vla e outros alimentos que sempre estavam na mesa durante as férias. Mas, linguisticamente, isso não é realmente um problema aí, já que as pessoas são sempre muito simpáticas e se esforçam quando a gente tem algum problema. Bedankt?! É assim que se diz, não é?
Atenciosamente, Sven.