micha
Oi. Alguém entende disso? O que é mais fácil de manusear: as caixas de revelação da Jobo ou aqueles tanques em que se coloca os rolos lado a lado dentro de uma caixa quadrada? Qual é a vantagem do dispositivo de carregamento dos Jobodrums? Ficaria muito grato por uma resposta
Obrigado
Gast
Oi, Micha,
Até agora, eu mesmo tenho usado o Jobo Drum sem o dispositivo de carregamento.
Essa não é a opção mais prática; o clássico processador quadrado é um pouco mais simples de usar.
Optei pelo Drum porque só preciso revelar 4x5 ou 9x12 ocasionalmente e, nesse caso, consigo sempre um resultado muito uniforme no processador Jobo.
Prefiro usar um processador mais antigo, que gira a 50 em vez de 75 rpm, para obter inicialmente um revelamento um pouco mais suave.
Mesmo que eu só use isso de vez em quando, tenho sempre um revelamento muito constante com uma boa agitação das folhas e, se necessário — por exemplo, em revelamentos muito longos (push) —, também um banho de camisa aquecido.
Primeiro, você deve pensar com certeza em quantos filmes pretende revelar.
Para quantidades maiores, certamente será interessante adquirir o dispositivo de carregamento.
Aproveite seu novo equipamento 4x5,
Jü
micha
Oi, Jörg
Obrigado pela sua resposta rápida. Acho que, a partir de agora, vou trabalhar quase que exclusivamente com a minha Sinar F2. Vou vender a minha Hasselblad Flexbody. Ela simplesmente não tem uma amplitude de ajuste muito grande.
Provavelmente também vou optar pelo Jobo, mas vou revelar manualmente, já que não tenho dinheiro nem espaço para um processador. O dispositivo de carregamento é bem caro, por isso estou perguntando.
Até mais, Micha
Gast
Não posso deixar de concordar: dá tudo certo sem o dispositivo de carregamento, só é preciso ter cuidado para que cada filme fique bem encaixado em seu próprio compartimento. (Já estraguei 2 ou 3). O tambor giratório (Processor com elevador) tem a vantagem de que o filme é “mergulhado” uniformemente. Eu tinha um conjunto em Emofin que enchi e rolei manualmente, e que depois apresentou um degrau, provavelmente devido ao tempo entre o enchimento e o inclinar/rolar. Isso não é absolutamente crítico com RODINAL, T-Max ou similares.
Gast
Oi, Micha,
já trabalho há anos com a caixa grande da Jobo manualmente e isso funciona muito bem. Na época, optei por essa caixa simplesmente porque não conhecia nenhuma outra. O vendedor que me vendeu a caixa na época me deu a dica de colocar apenas quatro filmes nela, para que o risco de acabar colocando dois filmes em um mesmo slot não fosse tão grande. É claro que não acreditei nisso e, logo em seguida, estraguei dois filmes. Mas foi só isso, o carregador realmente não é necessário. Há algum tempo, comprei um processador usado no eBay, que realmente não custou os olhos da cara, e agora estou absolutamente satisfeito. Acho que um processador usado se paga com o tempo, só pelo consumo de produtos químicos ser bem menor. 270 ml no processador e cerca de 1,5 l manualmente.
Atenciosamente, Sven.
Gast
Oi, Micha,
Lembrei-me de mais uma coisa: use um Jobo, e não aqueles tanques americanos quadrados. Além de custarem uma pequena fortuna, são um pouco mais fáceis de encher e esvaziar com filme, mas bem mais difíceis com produtos químicos. Além disso, eles pingam muito mais e são mais difíceis de fechar hermeticamente.
Atenciosamente
Martin
micha
Olá a todos.
Obrigado pelas muitas dicas. Vou dar uma olhada para ver se encontro um Jobotrommel. E talvez um processador também. Mais uma vez, obrigado pelas dicas.
A todos os fãs de filme em rolo, um grande abraço de Dresden
Micha
Gast
Revelo os filmes planos em um AP; as espirais ficam de fora, e o tubo do eixo, é claro, precisa ser encaixado.
Caberam dois filmes planos 4x5 (9x12) na lata. Coloco os filmes planos na lata com o lado da camada voltado para dentro.
Ao revelar dois filmes planos, colo-os pela parte de trás com fita adesiva.
Para a lata, construí um dispositivo de rotação usando um motor de churrasqueira, quatro rodízios de móvel e um pedaço de bancada que encontrei no lixo volumoso. Parece maluco e tem uma aparência bem amadora, mas funciona muito bem.
Também tenho um desses “tanques milagrosos” americanos, mas quase nunca consigo juntar filmes suficientes para um enchimento econômico em um prazo razoável.
É claro que também dá para revelar os filmes à moda antiga, na bandeja.
Atenciosamente
Matthias