Gast
Na verdade, não é uma resposta à sua pergunta, mas mesmo assim:
Na minha opinião, o melhor é: usar sempre apenas um filtro, ou seja, magenta para um resultado mais nítido e amarelo para um resultado mais suave, e não misturar magenta e amarelo. É claro que os tempos de exposição sempre mudam quando se gira o cabeçote. Mas os tempos também não são realmente constantes quando se usa uma tabela pré-definida. O contraste não depende apenas da cabeça de cor, mas também do papel utilizado, do revelador e, provavelmente, de todo tipo de outros fatores... Eu já tive uma tabela dessas e ela só me causou confusão – a gente sempre espera que o tempo possa ser mantido constante, às vezes isso dá certo, mas com a mesma frequência também não, e no final fica (pelo menos para mim) uma grande confusão. Com a “dica” acima (de um profissional), agora está indo melhor – com o tempo, a gente ganha uma boa noção de como ajustar o tempo ao girar o filtro e sabe sempre exatamente o que está fazendo.
A grande vantagem de tudo isso: não se tem apenas gradações inteiras e meias à disposição, mas pode-se ajustar o contraste de forma contínua. Isso é justamente o que há de melhor quando se usa um filtro colorido para preto e branco.