Gast
Olá,
Estou pensando em encomendar revelador de novo para revelar alguns rolos que ainda tenho guardados. São alguns Fomapan 100 e Ilford Delta 100. Em breve, vou adicionar mais alguns Fomapan. Eu uso esse filme como um filme versátil e econômico. Ainda não tenho um olho tão treinado para perceber grandes diferenças entre os filmes. Mas os comentários entusiasmados sobre o Efke já me deixam com vontade de experimentá-lo.
Então, a pergunta é: existe algum revelador que revele bem o Foma e o Ilford e que, quem sabe, também revele muito bem o Efke? Não quero comprar muitos reveladores diferentes, porque eles acabam ficando velhos antes de serem usados. Estimo que vou revelar uns 10 a 15 rolos nos próximos 3 meses.
Atenciosamente e obrigado,
Michael
rherz
Olá, Michael,
Posso recomendar o Calbe A 49 em 1 + 1. Ele proporciona um bom equilíbrio, sem deixar a imagem com aspecto embaçado, é barato, tem boa durabilidade e é relativamente fácil de aplicar (embora não seja tão fácil quanto os reveladores líquidos). Os tempos de revelação para os mais diversos tipos de filmes estão disponíveis no site do nosso anfitrião ou em www.calbe-fotochemie.com (há também uma ficha técnica em PDF).
Atenciosamente,
Robert
uworischki
Acho que o rherz está certo. O A49 é adequado para todos os filmes mencionados. No entanto, para os Efkes de baixa sensibilidade, prefiro o F09/R09. Em diluições maiores (1:100), o grão permanece controlável, mas os tons de cinza ficam melhores.
Uwe
rhf
Para mim, o A 49 é O revelador versátil por excelência.
Econômico, durável e com excelente manuseio; o “Rei das Ovelhas”, tira o máximo de sensibilidade que o Emu oferece.
Se você quiser extrair até os mínimos detalhes em termos de textura e resolução de um negativo,
ele só é superado pelo MZB.
Para retratos, o A é o sucesso absoluto.