rherz
Olá,
como lidar com o problema acima: a Fuji não listou o A49 na ficha técnica do Acros (o que eu já esperava) e a Calbe não responde à pergunta (a Alemanha é um deserto em termos de atendimento). Já ficaríamos satisfeitos com um simples: “Não sabemos”.
O que fazer, então, quando não se tem absolutamente nenhuma pista para o desenvolvimento?
Agradeço qualquer dica.
Atenciosamente,
Robert
MirkoBoeddecker
Olá, Robert,
por favor, não fique chateado com a Calbe por ainda não terem testado o filme.
Isso não tem nada a ver com falta de atendimento. Na verdade, todo o setor de produtos químicos para uso amador, inclusive na Calbe, é um negócio que opera apenas com subsídios de prestígio.
O A49 deveria, na verdade, custar muito mais se fosse realmente comercializado em condições tão ideais, já que até mesmo uma linha de atendimento ao cliente teria de ser paga (estimo algo em torno de 40 € por sachê na Alemanha, um país com altos salários).
Este mercado sobrevive apenas com frações do que já foi um faturamento “saudável”, e cada vez que se usa uma chave de fenda custa na Alemanha logo 15 €.
Isso tem realmente mais a ver com necessidade comercial do que com laissez-faire....
Estamos muito felizes que a Calbe ainda produza o A49 para nós e sempre precisamos pré-financiar e pré-encomendar cotas anuais inteiras de uma só vez.
Qualquer comerciante sensato já teria descontinuado essa linha de produtos há muito tempo. Mas, graças a Deus, nós aqui da FOTOIMPEX somos apenas “comerciantes sensatos até certo ponto” e tentamos fazer o que podemos. Não se preocupe, o A49 não será descontinuado de jeito nenhum, mesmo que tenhamos que comprar 5 cotas anuais da próxima vez :-)
Resumindo: testamos nós mesmos a maioria dos dados da nossa tabela do A49. Infelizmente, a Fuji não nos fornece. Por isso, não temos o Acros no nosso sortimento e, até agora, também não conseguimos colocá-lo nas mãos para testar.
Se você realizar a diluição do A49 1+2 e revelar por 15 minutos a 20 graus, com certeza vai sair algo utilizável.
Da próxima vez, basta ajustar o tempo para um pouco menos ou um pouco mais e você terá um tempo tão bom quanto todos os outros da nossa tabela.
Se você nos enviar por e-mail (;-), nós o colocaremos na tabela para as gerações futuras.
Muito obrigado e, por favor, não fique chateado
Mirko
www.fotoimpex.de
rherz
Olá, Mirko,
Não estou chateado porque a Calbe (ainda) não testou o Acros. Só que a total falta de resposta na Alemanha às vezes me irrita. Afinal, o e-mail foi enviado diretamente para a pessoa de contato da SW-Chemie — o contato está disponível no site, então presumo que seja permitido usá-lo. Quando se experimenta o serviço que é dado como certo nos EUA, fica-se pensando. Embora essa seja uma das poucas coisas de que gosto por lá ;-)
Assim que eu conseguir o filme, vou testar a dica de revelação e postar o resultado. (No entanto, eu trabalho de forma híbrida, ou seja, com câmara escura digital — por isso, é questionável até que ponto o resultado será útil para quem usa ampliadores)
Atenciosamente,
Robert
GerdK
Olá, Mirko,
não estou chateado porque a Calbe (ainda) não testou o Acros. Só que a total falta de resposta na Alemanha às vezes me irrita. Afinal, o e-mail foi enviado diretamente para a pessoa de contato responsável pela química de preto e branco — já que o contato está disponível no site, presumo que seja permitido usá-lo.
Olá, Robert,
infelizmente posso confirmar: a “senhora do preto e branco” é extremamente ignorante. No caso da equipe de química de cores, uma reclamação ao diretor executivo ainda ajudou. Com essa senhora, nada nem ninguém adianta. Ela simplesmente não se importa e sabe a quem deve responder.
Eu também considero que responder a uma pergunta, mesmo que seja com um “Não sei”, é uma norma básica de cortesia.
Tchau, Gerd
GerdK
Olá, Mirko,
...
Afinal, o e-mail foi enviado diretamente para a pessoa de contato da SW-Chemie — já que o contato está disponível no site, presumo que seja permitido usá-lo.
...
Atenciosamente,
Robert
Olá, Robert,
Gostaria de compartilhar com você minha terceira experiência com a Sra. Marzinkowski, da Calbe Chemie, também para fazer justiça à Sra. Marzinkowski:
Na última sexta-feira, liguei para ela e, veja só, fui imediatamente transferido para ela. Perguntei-lhe como poderia reduzir o tempo de fixação do papel se aumentasse a temperatura. Ela não sabia de cabeça, mas disse que iria verificar em seus registros e me ligaria de volta. Ela fez isso em 10 minutos e me deu uma resposta especializada. Gostaria de mencionar ainda que essa senhora é muito simpática.
Quando contei a ela sobre as dificuldades que tive com ela por e-mail, ela pareceu sinceramente surpresa.
Não é legal quando o e-mail não funciona direito e as pessoas acabam ficando mal vistas, sem ter culpa alguma.
Tchau, Gerd
rherz
Olá, Gerd,
parece que vamos ter que ligar para lá. Independentemente disso, acho que precisamos informar a Calbe sobre seus problemas — afinal, não apareceu nenhuma mensagem de erro no programa de e-mail, então deve ter ocorrido algum problema na Calbe.
Muito obrigado pela informação
Atenciosamente,
Robert Herz
rherz
Olá a todos,
Depois de ter enchido um rolo de Acros (formato 35 mm) com motivos repetitivos, comecei agora a experimentar com o A49. Ou seja, com diluição 1 + 1, 10 minutos, agitando constantemente no primeiro minuto e, depois, virando o frasco uma vez a cada 30 segundos.
Como já mencionei, trabalho de forma híbrida, ou seja, com scanner. Os negativos ficam bem equilibrados, sem contrastes muito fortes, exatamente como os scanners gostam.
O Acros também funciona bem com o revelador T-MAX, mas vou usá-lo apenas até acabar, pois prefiro ter apenas um revelador e dominá-lo. O preço também é interessante. Além disso, o A49 combina melhor com os outros filmes Fuji SW, que também são usados em condições de pouca luz.
A escolha pelo Acros se deve, aliás, apenas ao fato de que ele não apresenta nenhum efeito de máscara preta até um tempo de exposição de 120 segundos. Em fotos macro, muitas vezes se trabalha na faixa de segundos e, nesse caso, é simplesmente mais prático e seguro não ter que lidar com tabelas e fatores de prolongamento.
Atenciosamente,
Robert
Gast
Olá, Robert,
Então, 10 minutos com 1+1, podemos incluir isso na tabela?
A propósito, o Efke tem um comportamento em preto e branco igualmente bom — como todos os filmes de camada única.
O Acros é, na verdade, mais um renascimento de uma tecnologia antiga de preto e branco do que um filme realmente “novo”.
Aliás, agora temos ele em nosso estoque. Só não está no catálogo porque não conseguimos entrar em contato com a FUTSCHI e só incluímos produtos no catálogo (e, assim, fazemos propaganda gratuita para o fabricante) se gostarmos da empresa ;-)
Atenciosamente,
Mirko
www.fotoimpex.de
rherz
Olá, Mirko,
pelo menos para quem usa scanner, os 10 minutos com 1 + 1 no primeiro minuto de forma contínua e, depois, uma vez a cada 30 segundos, devem levar a um resultado mais do que satisfatório — as configurações padrão do scanner (Canon FS4000US e GetFilm 1.3) proporcionam detalhes nas áreas claras e nas sombras — não preciso de mais nada.
O que eu realmente não fiz (e nem poderia fazer) foi definir nenhuma curva gama. Portanto, não posso me pronunciar sobre ampliadores com condensador ou difusor. Mas, como ponto de partida para seus próprios testes, deve ser suficiente.
Atenciosamente,
Robert