Gast
Olá!
Talvez algum de vocês saiba :) Então, comprei recentemente um ampliador Meopta Axomat 5 usado. Antes, tinha lido que, na versão padrão, não deveria vir com uma gaveta para filtros multigrade, então, por precaução, encomendei essa gaveta na FOTOIMPEX
.
Agora, ao desembalar o ampliador, percebi que há uma “gaveta para filtros de correção ou tela fosca”, e agora não tenho certeza se por “filtros de correção” se referem aos filtros MG.
Ou seja, se posso usar essa gaveta de filtro para os meus filtros MG. Visualmente, as duas gavetas
são parecidas, só que na que veio com o ampliador tem uma inserção de vidro dentro...
:ph34r:
Alguém sabe alguma coisa sobre isso?
Atenciosamente,
dir?
Gast
Olá,
A gaveta existente é para filtros de correção ou para filtros MG.
Atenciosamente
Volker Schulz
Gast
Obrigado pela resposta :ph34r: Eu também teria ficado realmente surpreso se não fosse a “mesma” categoria...
Gast
Olá,
e a placa de vidro que veio junto também tem uma função: trata-se de uma placa difusora, destinada a tornar a luz do seu ampliador mais “suave”.
Os negativos geralmente são revelados de acordo com o tipo de ampliador: ampliadores de condensador e ampliadores difusores exigem contrastes diferentes. Isso pode ser parcialmente compensado com a lente difusora, de modo que negativos originalmente revelados para difusores também possam ser ampliados no aparelho de condensador (como o seu Axomat). Além disso, com uma luz mais suave, nem todas as partículas de poeira ficam tão visíveis.
Para manusear as folhas de filtro, você deve usar luvas de algodão; elas não devem ficar com impressões digitais.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Muito obrigado por essa resposta detalhada. Agora já sei do que se trata; na verdade, eu achava que era uma lente fosca que me permitia “controlar” as ovelhas...
É bom saber qual é realmente a finalidade dessa lente :ph34r: