Gast
Olá, comunidade fotográfica,
Estou com um problema no revelamento do meu filme de diapositivos em preto e branco da Foma.
Não sei qual é o motivo, mas meus diapositivos estão simplesmente muito escuros.
Atualmente, estou usando a variante da Ilford, creio eu, com banho de branqueamento (permanganato de potássio + ácido sulfúrico) e banho de clarificação (disódico...)
Espero ter feito a segunda exposição corretamente: cinco minutos a uma distância de 30 cm com uma lâmpada de 100 W.
Talvez vocês possam me ajudar.
Atenciosamente, Chris
rherz
Olá, Chris,
Se todos os diapositivos ficarem muito escuros, prolongue o tempo de pré-revelação. Se você realizou a exposição corretamente usando o medidor de luz ou o cartão cinza e manteve a temperatura de 20 °C, devem bastar cerca de 12 minutos com intervalos de 30 segundos e 15 segundos de agitação (com Fomadon LQR ou Eukobrom 1 + 9 + 3 g/l de tiossulfato de sódio).
O tempo de branqueamento, porém, pode ser facilmente estendido para 7 minutos. A falta de branqueamento é reconhecida na borda do filme — ela deve estar clara.
Se faltar a dupla exposição, haverá pontos claros nas sombras, geralmente delimitados por áreas um pouco mais escuras. (Meu problema!!!) Como você fez a dupla exposição? Debaixo d’água ou fora dela, fonte de luz — poste tudo mesmo.
Espero que isso ajude.
Atenciosamente,
Robert
Chris
Fiz a exposição do filme normalmente; acho que meu medidor de luz, uma Canon EOS 30, está funcionando normalmente. Não fiz nenhuma experiência.
O primeiro revelamento foi feito em Fomadon LQR, dez minutos a cada 30 segundos, e depois agitado a cada três segundos. Mas notei que o revelador está vencido desde fevereiro de 2003. Isso pode ter algum efeito? Guardei-o em local seco e protegido da luz solar.
A branqueamento, segui as instruções e deixei por cinco minutos.
O suporte parece, especialmente no início, não estar tão nítido quanto eu gostaria.
De acordo com a descrição, as soluções-mãe têm longa durabilidade. Misturei o banho de branqueamento diretamente uma hora antes.
Fiz a segunda exposição debaixo d’água com um movimento suave, para que não surgissem sombras do carretel.
Muito obrigado, Chris
rherz
Olá, Chris,
Se eu sempre usasse o medidor de luz embutido, a maioria das minhas fotos ficaria em situação de superexposição — então, essa opção deve ser descartada.
O revelador fica cada vez mais amarelado com o tempo, depois de aberto; desde que não pareça suco de maçã claro, não deve ser problema — o fato de já ter vencido não faz diferença.
No banho de branqueamento, na verdade, apenas a dissolução do permanganato de potássio é crítica em termos de tempo — leva até duas horas. Cuide também para não deixar o sedimento do fundo entrar no frasco de reserva. Ele contém pequenas partículas marrons (algum composto de manganês — insolúvel em água) que, caso contrário, ficariam presas na camada do filme mais tarde. Prepare seu banho de branqueamento por último, assim ele estará garantidamente fresco! E agite o banho de branqueamento continuamente, ou seja, o movimento de inclinação não deve durar mais do que 2 segundos, e logo em seguida vem o próximo. Isso mantém o antebraço em forma ;-)
Tente, a título de teste, 12 minutos de pré-revelação, 7 minutos de branqueamento e 6 minutos de clarificação e veja os resultados — agora você já tem as dicas para a correção — e, se não der certo, basta postar novamente
Atenciosamente
Robert