Gast
Alguém já revelou o 820c com R09, Negafin ou UltrafinSF?
Com quais tempos, temperaturas e movimentos?
Atenciosamente, Matthias
Gast
Olá, Matthias (você é um dos “Ms” que também participam do fórum Phototec? Se for, já conhece meus dados...)!
Não posso dizer nada sobre os reveladores que você mencionou, mas recentemente experimentei o RODINAL (ou seja, um revelador semelhante ao R09) e o Emofin (sobre outros reveladores da Tetenal, há algumas informações na ficha técnica em PDF disponível para download no site deles):
Maco IR820c, formato médio 120, filtro vermelho nº 29 (fator 8, ou seja, +3 stops), pela manhã, céu claro com sol, exposição estimada pela “regra Sunny 16” com sensibilidade estimada de 32 ASA (resultando em f/16 a 1/30; com fator de filtro 8/+3 stops, fica em cerca de f/8 a 1/15); Série de exposições feita com +1 e -1 stop, revelada em RODINAL 1+75 por 15 minutos: o tempo de revelação deve ter sido curto demais, as bordas estão um pouco sub-reveladas — acho que deveriam ter sido 20 minutos; além disso, o filme está subexposto em 2 a 3 f-stops; os negativos com +1 f-stop devem dar para revelar com graduação acentuada (tenho apenas os negativos; por falta de tempo, não consigo ir ao laboratório no momento); a sensibilidade provavelmente deveria ser ajustada para cerca de 8 ASA (com fator de filtro 3, ou seja, 1 ASA efetivo).
Os negativos expostos com os mesmos dados e revelados em Emofin (banho 1: 7,5 min, banho 2: 10 min, 30 seg. de agitação) ficaram um pouco melhores — talvez fosse preciso prolongar um pouco o banho 1 (para luzes mais fortes), mas os negativos de +1 stop devem dar para revelar bem; aqui vou fazer uma tentativa em breve com exposição a 16 ASA (fator 8 -> 2 ASA efetivos) e revelação de 9 + 9 minutos em Emofin.