JohnSaves
Olá,
Acidentalmente, realizei uma exposição no Bergger BRF400+ em ISO 100.
?
Agora a pergunta: como revelo o filme para obter o máximo de nitidez e contraste?
Como reveladores, tenho à disposição o Kodak D76, o ADOX RODINAL e o ADOX ATOMAL. Preferiria revelar com ATOMAL / D76.?
?
?
Para o filme, são indicados os seguintes tempos para exposição padrão (20 °C):
?
D76 (1+1) 11 min?
RODINAL (1+50) 13 min?
ATOMAL ?
?
Quais tempos vocês recomendariam?
?
Atenciosamente,
Johannes
ThomasPauly
Para minimizar o risco, eu reduziria a exposição em apenas um ponto. Se eu inverter uma regra prática para o aumento de exposição (prolongar por um fator de 1,3 por cada stop), obtém-se, por exemplo, para o D-76 1+1 11 min / 1,3, ou seja, cerca de 8,5 min. Os negativos continuam, então, submetidos a uma superexposição de um stop, mas isso está dentro da tolerância para filmes negativos. Na ampliação final, a perda de qualidade deve ser mínima; no máximo, a nitidez pode ter sido um pouco prejudicada pela exposição excessiva e pela consequente maior dispersão de luz na emulsão. Mas isso não pode ser alterado de forma alguma pelo ajuste.
?
Atenciosamente
?
tepe
JohnSaves
Ok, muito obrigado — então vou tentar assim...
JohnSaves
A situação fica ainda mais interessante :-)
?
Achei que o filme tivesse sido exposto com ISO 100, já que minha Leica, caso o código DX não seja legível, realiza a exposição automaticamente para ISO 100.
?
Como o cartucho de filme não tem código DX, mas é totalmente branco, provavelmente foi lido um valor DX incorreto. Totalmente branco = ISO 5000.
Isso também apareceu no visor de medição — mas eu achei que fosse uma mensagem de erro.
Ou seja, agora:
O filme não precisa ser reduzido de ISO 400 para ISO 100, mas sim aumentado para ISO 5000...
Morte
Se você dividir esse número por dois e multiplicá-lo pela data do próximo eclipse lunar, talvez consiga identificar alienígenas nele.
MirkoBoeddecker
ISO 5000?
€
O sistema DX não funciona com base nas cores, mas sim nos contatos (metal nu vs. verniz).
€
Verifica isso novamente. Se você realizou a exposição da foto bem acima de 800 ASA, não dá mais para esperar resultados satisfatórios.