Gast
Olá,
já que o Roman me desaconselhou a usar o APX 400 em sensibilidade elevada, gostaria de perguntar quais são as “combinações ideais” que vocês recomendam para pelo menos 1600 ASA e acima.
Infelizmente, só tenho filme de 35 mm, então o que me interessa é um grão fino e, mesmo assim, uma nitidez nítida.
Pela minha experiência até agora, o HP5 e o ID 11 (1+0) funcionam muito bem. Mas devem existir outras combinações, talvez até muito melhores, não é?
Vocês poderiam me indicar filme/revelador/diluição/temperatura/tempo que também funcionem bem?
Seria ótimo!
pepe
Roman
Olá!
Sou eu de novo...
Você já leu o tópico mais abaixo sobre filmes de alta sensibilidade? Tem bastante informação lá...
Provavelmente não vai rolar um grão realmente fino no formato 35 mm nessa faixa de sensibilidade.
O HP5+ é certamente o filme de 400 ISO que melhor se presta a push, e com Microphen (puro ou 1+1) chega-se a 800 ISO sem qualquer problema; a partir de 1600, o contraste bastante acentuado (-> luzes bloqueadas) começa a tornar-se um problema. O Calbe A49 deve ser bastante adequado para um grão fino em push, mas aí voltam os problemas de contraste... Estou começando agora a experimentar o HP5 com Tetenal Emofin; a nitidez das bordas sofre um pouco, mas os contrastes ficam bem equilibrados e o grão também não fica extremamente grosso (mas só trabalhei com isso em MF, não em KB).
Fora isso, posso realmente recomendar que você experimente o Fuji Neopan 1600; na verdade, ele tem apenas 800 ISO, ou seja, em 1600 já está um stop acima, mas para essa classe de sensibilidade tem um grão bastante fino e uma característica de tons de cinza muito bonita (principalmente em retratos); até agora, sempre a revelei com Microphen — o que também dá um contraste acentuado... — mas ainda quero brincar um pouco com A49 e Emofin...
Quanto aos tempos de revelação: sempre uso como ponto de partida os tempos do site www.digitaltruth.com e, se necessário, adapto-os às minhas necessidades!
Roman