Gast
Olá,
alguém poderia me dar uma dica de como obter os melhores resultados ao revelar o APX 100? (Se possível, por favor, indique temperatura/diluição/tempo)
Já tentei com F 09, não ficou nada mal (e, claro, é barato... :) :) :) )
É possível obter um grão mais fino com outro revelador e como fica a nitidez nesse caso?
Sobre o push:
Alguém tem experiência com o push do APX 400? (Revelação/Tempo/Temperatura)
Isso funciona tão bem (até 3200) quanto com o HP5????
Seria legal se alguém tivesse alguma dica :blink:
Atenciosamente, Pepe
Gast
Olá!
Sobre a APX100: a combinação ideal aqui é o revelamento com RODINAL 1+50, de 15 a 17 minutos a 20 °C — nitidez incrível e excelentes tons, não à toa é a combinação padrão de muitos fotógrafos; no formato médio, o grão não é problema; no formato 35 mm, dá para chegar a cópias de pelo menos 18x24 cm e, dependendo do gosto pessoal e do motivo, até maiores... (Com 1+100, o grão fica ainda mais fino, mas em motivos com pouco contraste pode ficar sem vida — estou testando agora alguns filmes com RODINAL 1+75 — porque cabem bem na minha lata A&P de 750 ml, e assim não fico abaixo da quantidade mínima de 10 ml de RODINAL por filme!)
Ah, sim, em A49 ele também deve ficar bom, ainda não experimentei pessoalmente (as ovelhas provavelmente vão sofrer um pouco... talvez seja bom para retratos?).
Sobre o APX400: é melhor esquecer logo o push — mesmo na sensibilidade nominal, o APX está entre os filmes 400 de grão mais grosso que existem — mesmo com um push moderado para 800, você já obtém um grão do tamanho de uma bola de golfe (em combinação com RODINAL — talvez até com a diluição “mais espessa” de 1+25, 'mais espessa' de 1+25, isso é recomendado para quem busca conscientemente um grão 'artístico' grosso). Em contrapartida, o APX400 (em RODINAL 1+50) tem tons bastante bonitos e 'ricos' — mas eu não o usaria no formato KB-Bonsai de qualquer maneira.
Para revelação forçada, o HP5+ é e continua sendo simplesmente o melhor filme — e, com os preços moderados da Ilford, a questão de uma alternativa nem se coloca, não é mesmo? Em segundo lugar vem provavelmente o TriX (não tenho experiência pessoal), e para KB fino, claro, também há o Fuji Neopan 1600!
Gast
@ Roman:
Olá, Roman,
antes de mais nada, obrigado pelas informações detalhadas. Acho que vou experimentar o RODINAL quando meu frasco de F 09 estiver acabando.
Não sabia dessa questão da granulação grossa do APX 400; ainda não tive a oportunidade de experimentá-lo, nem de colocá-lo na espiral de revelação. Vou testar dois ou três rolos, mas acho que vou reabastecer meu estoque com o HP5, que pode ser ampliado até 1600 com o ID11 (1+0).
- O HP5 também pode ser ampliado com RODINAL ou F09?
Atenciosamente, Pepe
Roman
Olá!
Fiz um teste com um MF-HP5 em RODINAL 1+50, aumentando a sensibilidade para 3200 (se quiser saber mais sobre isso, dê uma olhada no fórum Hobbylabor em www.phototec.de e clique em “Pesquisar”): com o meu tempo de revelação (35 minutos), não consegui atingir exatamente 3200, mas 1600 deu certo; fiquei surpreso com o equilíbrio dos contrastes e com a excelente gama tonal; o grão também ficou mais fino do que eu esperava com essa combinação (mas maior do que, por exemplo, com o Microphen); para fotos em tamanho normal, porém, o grão deve ser um pouco grosso demais para fotos “convencionais” (mas para um grão “artístico” intencional, certamente é uma solução viável!).
Roman
Ah, sim, sobre o RODINAL e o F09: dizem que este último é o RODINAL original, embora eu não saiba exatamente qual é a diferença — mas dá para ver: no F09, mesmo o frasco novo já tem aquela cor marrom-escura que, no RODINAL, só aparece no último resto (que ainda dá para usar); já usei os dois e não notei grandes diferenças; uso o RODINAL porque não preciso encomendá-lo em Berlim ao anfitrião do nosso fórum, como o F09, mas posso comprá-lo na loja de fotografia da esquina (e bem barato); além disso, há muito mais informações na internet sobre o RODINAL (diluições, tempos, quantidades mínimas...)
Dá uma olhada em www.unblinkingeye.com, tem coisas interessantes sobre o RODINAL!
Roman
Gast
O APX100 revelado em RODINAL 1+50 produz excelentes resultados (nitidez, tons de cinza). A ficha técnica pode ser encontrada em
http://www.agfa.com/photo/products/de/pdf/.../C-SW16-D16.pdf
Exposição de APX100 como ISO 160/23 e revelação por 17 minutos (agitar constantemente durante o primeiro minuto, depois uma vez a cada 30 segundos). Se forem necessários negativos com gradação mais elevada para um ampliador de luz mista, a temperatura do revelador deve ser aumentada para 22 graus (vale também para o APX400). Prolongar o tempo de revelação não traz nenhum benefício.
Se for desejado um grão particularmente fino (nitidez ligeiramente reduzida), o A49 é uma boa escolha para APX100 e APX400. Assim, obtêm-se belos retratos, por exemplo, com APX400 e A49.
Boa diversão!
Saudações, Otto Beyer!