Gast
Olá, pessoal,
resolvi experimentar o Efke 25.
Meu revelador padrão é o ID 11 na diluição 1+1.
Revelo tudo no revelador rotativo.
Alguém poderia me dar uma dica sobre o tempo de revelação a 20 °C?
Ah, sim, a exposição do Efke foi feita normalmente a 25 ASA.
Desde já, muito obrigado.
Atenciosamente,
Georg
rhf
Olá, Georg
O Effke é muito sensível e tem uma curva de sensibilidade muito acentuada.
Não tenho dados concretos, mas acho que você não vai ter muito sucesso com ele. Eu diluiria bastante o ID primeiro, por exemplo, 1+3, e revelaria manualmente, no máximo com uma agitação de 1 minuto. Acho que os tempos no ID ficarão bem abaixo de 5 minutos se você o revelar em 1+1, e aí você não terá mais margem de manobra. Com os tempos mais longos, as sombras também podem se desenvolver melhor, e você não tem sensibilidade de sobra com esse filme :-))
Boa sorte
Gast
Olá, Georg,
uma dica para o revelamento: não use a espátula, pois o Efke 25 já fica com arranhões ou descamações só de olhar com atenção...
Atenciosamente, Peter
Gast
Georg,
No fim de semana, usei o KB 25 na rotação (velocidade mais baixa, 20 graus) com 1+2 no A49: 9 minutos, e o filme ficou com um contraste bastante bom, sem ser muito acentuado, e com um grão maravilhosamente fino.
Na verdade, nossa tabela indica 7 minutos. Por isso, farei um “teste comparativo” na próxima semana.
Eu sempre faço a remoção manual e também não uso protetor. Nunca tive arranhões ou descascamentos, mas parece que algumas pessoas têm problemas com isso. Por isso, é realmente melhor usar protetor e ter cuidado na primeira vez.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá, Mirko,
"Eu sempre faço a limpeza e também não uso endurecedor. Nunca tive arranhões ou descascamentos, mas parece que algumas pessoas têm problemas com isso."
Até agora, só tive descascamentos na parte inicial do filme exposto e em um negativo que foi realmente muito maltratado. Este último estava em situação de subexposição (eu achava que tinha colocado XP2 no ADOX) e foi torturado por mim com Amaloco C20, um intensificador cromogênico à base de dicromato de potássio. Um pedaço de emulsão de 2x2 mm descascou do céu.
Com tratamento normal, não tive nenhuma dificuldade, mesmo sem endurecedor. A garrafa de um litro ainda está praticamente cheia na prateleira.
Agora só faço a remoção com os dedos, depois de deixar o último banho com uma fina camada de agente wetting (Mirasol com metade da dosagem recomendada pelo fabricante, com água da torneira filtrada (pelo filtro Brita. Muito importante e recomendável, também para café e chá!))
Depois de anos de calcificação, já não tenho mais nenhuma dificuldade há mais de uma dúzia de filmes.
“Por isso, é realmente melhor adicionar endurecedor”
Mas, nesse caso, enxaguar por mais tempo.
“e ter cuidado na primeira vez.”
Exatamente. #-)