rhf
Olá, alguém tem experiência com o Kb 25 no RODINAL?
Udo Raffay menciona em sua coleção de receitas fotográficas que revelou o filme na diluição 1+250 e que o resultado ficou muito nítido e, acima de tudo, muito equilibrado. Alguém já teve a oportunidade de experimentar essa diluição, que é bastante forte?
O Effke tem, de longe, a curva de sensibilidade mais acentuada que conheço e é muito difícil de “suavizar”. Eu uso o A 49 na diluição 1+3, com 12 minutos e 24 graus, e estou bastante satisfeito com isso, mas ele precisa ser submetido à exposição e ao revelamento com extrema precisão. No entanto, faço isso de bom grado, pois gosto muito desse filme.
O único revelador que funciona de forma absolutamente tranquila com o Effke e, sobretudo, com o Technical Pan é, na minha opinião, o revelador Gigabit KB; 80 ASA são facilmente alcançáveis com ambos os filmes, e isso com N
Gast
Revelei o efke25 (formato 35 mm) com RODINAL 1+100 (agitando, 8 min., Agfa Rhytmus: no primeiro minuto continuamente, depois uma vez a cada 30 segundos, 10 ml de RODINAL por filme). Observação: o tempo de fixação é bastante curto. Por isso, é imprescindível determinar previamente o tempo de clarificação com a aba do filme: como já foi descrito várias vezes, o tempo de fixação é o dobro do tempo de clarificação. A coloração rosada dos negativos desaparece quando se expõe ao sol, de preferência dentro da capa protetora.
Boa sorte.
Atenciosamente, Otto Beyer!