Gast
Olá,
De acordo com o catálogo da Fotoimpex, o revelador Tetenal Gold é para tons quentes (compare com a fórmula Nelson?). Existem também reveladores prontos para uso comparáveis às fórmulas Ansco 231 ou Dupont 6T, ou seja, para tons azuis em papéis ou litografias revelados com o método quente?
Atenciosamente
Martin
Gast
O toner dourado da Tetenal só produz o efeito Rüel com prata sulfúrica, ou seja, após uma viragem prévia com enxofre (ou sépia). Para obter tons frios a azul-escuros, a impressão deve ser revelada da forma mais quente possível.
Quanto mais quente, mais o toner dourado pode realçar.
Gast
Olá, Sr. Moersch,
antes de mais nada, obrigado pela confirmação. Após as primeiras tentativas, no entanto, ainda estou em busca do resultado ideal:
Impressão quente (Fomatone MG/RC em sépia): fica azul (bem, com um tom mais violeta), mas esperava mais cor. O resultado ainda se aproxima, em termos de tom, de um revelado com Classic Ploykaltton em Blue/Finisher, mas já com uma impressão “espessada”, devido à superexposição/subrevelação (para a impressão quente), embora o toner aumente o contraste/intensifique os pretos.
Lith (Fomatone MG/RC em 1+15), originalmente marrom escuro, move-se apenas na direção do neutro (sem o desvio típico do selênio pelo azul-violeta) e fica por aí.
Será que tenho alguma chance de conseguir uma tonalidade azul clara dessa forma? Claro, mais sutil do que com um revelador azul com corante e com durabilidade de arquivo, ou será que esse é simplesmente o caminho errado?
Atenciosamente
Martin Pistor
Gast
Olá, Sr. Pistor,
Com o Fomatone (ou também o Polywarmton) e o revelador dourado, é possível criar belíssimos tons de azul. O trabalho envolvido, porém, é bastante intenso; é um processo minucioso até se encontrar o caminho certo.
Há dois ou três anos, eu fazia isso com frequência (Polychrome) e, em algum lugar, ainda devem existir anotações sobre como isso funciona sem reveladores especiais.
Também existe a possibilidade de criar tons de azul com Viradon!
O Lith não é uma má opção, mas o tom de azul fica melhor com um processo de Lith de dois banhos. Além disso, você obteria sombras profundas e nítidas, sem resíduos.
Talvez isso também dê certo com Lith+Sépia. Devido à alta quantidade de luz necessária para o Lith, a Sépia precisa ser bastante diluída, de 1+50 a 1+150. Uma adição de cloreto de amônio pode ser útil; ainda não tentei isso com a Sépia. Mas aí o resultado tende a ficar rapidamente púrpura.
Se você quiser tentar, posso enviar alguns exemplos com "instruções" por e-mail.
Atenciosamente
wm
Gast
Olá, Sr. Moersch,
Eu já suspeitava do pior, mas não foi à toa que abandonei a tão falada “câmara escura digital”.
Por isso, estou muito interessado nas suas instruções (por favor, envie para m.pistor@gmx.de).
Com isso, eu teria a gama de vermelho/marrom (o teste do aditivo F ainda está pendente) até o azul razoavelmente completa, sobretudo como contraponto preto/azul às cianotipias azul/brancas. (Puramente por lógica, faltaria o marrom/branco, mas chega-se a esse resultado com Lith altamente diluído, e nem tudo o que é lógico é certo, não é?)
Atenciosamente
Martin Pistor
Gast
Olá, Sr. Pistor,
Um exemplo de Lith (1+15) e Sepia (1+300) + tonalização dourada pode ser visto hoje em www.photoportale.de Galeria/Discussão sobre imagens, mas não no Fomatone. A combinação deve ficar com um azul mais intenso.
Atenciosamente
wm
Gast
Oi,
Então, aqui vão as primeiras impressões:
O Moersch está certo: o Lith mais o toner dourado dá um tom azulado, embora bem sutil, e depois de meia hora no toner, um Lith marrom-avermelhado bem intenso.
Acho que não estou mais totalmente objetivo; depois de toda essa manobra, provavelmente tenho que achar o resultado bonito, mas, de qualquer forma, vou repetir o processo.
Vou poupar de publicar tudo isso na web; as nuances que aparecem aqui se perdem com a correção automática de cores na digitalização ou com a configuração da tela para outra cor.
Por enquanto, obrigado pela dica,
Atenciosamente
Martin Pistor
Gast
>Depois de todo esse trabalho, acho que vou gostar do resultado
Sinto o mesmo: o tom ficou discreto? Ou ficou meio sem graça?
A intensidade do tom azul depende, claro, também do papel. Com o Oriental, obtém-se um azul intenso, aliás, ainda mais marcante após uma pré-tonificação breve em selênio.
Outra possibilidade: toners de azul de ferro
Com os toners prontos e também com as receitas conhecidas, pode-se estragar a impressão (BARYT) cuidadosamente elaborada, pois, no máximo na terceira etapa de tonificação, o azul se precipita e se deposita no feltro do papel e na gelatina. Isso pode ser evitado, assim como o enfraquecimento do tom azul durante a lavagem do amarelo. O assunto é complexo demais para ser tratado aqui. Se tiver interesse, entre em contato.
Gast
Talvez eu devesse experimentar o Oriental, já que, no momento, parece estar superbarato em todos os lugares. Até agora, evitei o estresse do papel baritado, já que as fotos em RC ficam praticamente prontas logo após o enxágue. É só secar e pronto.
Fora isso: definitivamente azul, mas muito, muito discreto/elegante. Graças à litografia, também não fica com aquele aspecto opaco, como nas impressões em tons quentes.
O tom azul, por outro lado, parece um tinteiro derramado.
Atenciosamente
Martin Pistor