Gast
E aí,
Recentemente, com muito orgulho, revelei meu primeiro rolo (PL100) com Emofin e, de fato, obtive negativos bem uniformes. Um céu lindo e “intenso”, com nuvens bem definidas, sem que a imagem ficasse saturada no primeiro plano, mesmo sob um sol forte.
Infelizmente, todas as fotos apresentam um “degrau”, como se o breve intervalo entre o enchimento (a lata fica na vertical e 1 litro não chega até o topo) e o fechamento da tampa já fizesse diferença.
Esse material é mesmo tão crítico assim? Isso melhora com o enchimento “em movimento”?
Que pena, o “efeito de compensação” normalmente vale bem a pena todo o trabalho.
Atenciosamente
Martin
Gast
É possível verificar essa suposição facilmente, seguindo o procedimento recomendado pela Kodak para alguns tipos de filme. Primeiro, coloque o revelador na lata, depois insira a espiral com o tubo e feche a tampa. Isso deve ser mais rápido, mas precisa ser feito no escuro. Em seguida, comece imediatamente com o movimento indicado para o revelador utilizado. Boa sorte.
Atenciosamente, Otto Beyer!
Gast
Eu revelo muitos rolos com Emofin, tanto na técnica de inclinação (3 segundos) quanto na de rolagem.
Certa vez, usei um revelador concentrado líquido e preparei uma quantidade insuficiente, de modo que a espiral não ficou totalmente imersa no revelador.
Na verdade, o Emofin é um revelador absolutamente fácil de usar.
Na verdade, com 1 litro de Emofin, deveria ser possível encher completamente todas as latas para dois rolos de 35 mm ou um filme em espiral.
Se esse não for o seu caso, eu tentaria, no seu lugar, o método de enrolar.
PS: É recomendável enxaguar previamente os filmes Efke ou Maco.
Atenciosamente,
Matthias
Gast
Experimente usar pré-aquecedores,
Eu também revelo filmes planos em latas com bastante frequência e observei esse efeito em uma lata de Kindermand (sistema sem tubo central) sem pré-aquecimento.
Suponho que, no filme molhado, a faixa de separação não se forme tão rapidamente e que o revelador penetre melhor na emulsão.
Atenciosamente
Matthias