Gast
Estou interessado em experimentar os filmes Fomapan ou Classic, os produtos químicos Classic e os papéis Classic. Atualmente, trabalho com o seguinte material:
Filmes:
Ilford HP5
Fuji Superia 400
Produtos químicos:
Ilford ID11
Ilford Rapid Fix
Papéis:
Ilford Multigrade PR Warmton
Ilford Multigrade Baryt
Quem pode me ajudar a encontrar os materiais correspondentes da Fomapan ou da Classic?
Muito obrigada,
Baerbel
Gast
Baerbel,
o melhor seria você nos ligar na segunda-feira.
É que não sei por que você está trabalhando justamente com os materiais descritos (ou seja, o que exatamente você gosta neles e o que não gosta).
É claro que temos produtos alternativos semelhantes aos mencionados, mas talvez tenhamos também outros produtos que se encaixem ainda melhor no seu gosto.
Essas alternativas são, por exemplo:
Classic Polywarmtone PE, semelhante ao Ilford Warmton Multikontrast
MACO UP 400, muito semelhante ao Ilford HP5; caso contrário, prefira o Classicpan 400 em vez do Fomapan (o Foma tem grão fino e não é tão forte no negativo).
O fixador é quase sempre o mesmo
No caso do baryto, eu precisaria saber se é tom frio (= Polykaltton) ou tom quente (= Polywarmton)
ID11 = D76, mas talvez você queira experimentar um revelador mais moderno (por exemplo, o A49, nossa dica secreta).
Como já disse, o melhor é ligar e descrever brevemente o que você espera do seu material, e nós procuraremos algo adequado. De qualquer forma, todos os Classics e Fomas são mais baratos.
Atenciosamente,
Mirko
FOTOIMPEX :blink: