Gast
Olá,
Estou dando uma olhada no catálogo da Calbe... A F/impex diz sobre o N113: “Máxima capacidade e melhor durabilidade em embalagens abertas ou na máquina.”
Até agora, sempre presumi que os produtos/receitas e suas denominações fossem os mesmos nas empresas parceiras/sucessoras, ou seja, Agfa = Ansco (distribuição da Agfa nos EUA antes e depois da guerra) = ORWO = Calbe. Exemplo: R09, A300.
Nos últimos dias, li uma receita para o Ansco 113 no Developing Cookbook; Anchell escreve sobre este, assim como sobre outros reveladores de amido: “Este revelador oxida rapidamente, como a maioria das fórmulas de amido, e por isso deve ser misturado imediatamente antes do uso”. (p. 138, Fórmula #51).
Então, o que fazer? Quais são as experiências de vocês?
Mirko, espero poder fazer uma visita à sua loja em abril. Para me abastecer para o ano que vem... ;-)
Obrigado!
MirkoBoeddecker
Roman,
O AMIDOL 113 é algo totalmente diferente do N113. O N113 é um revelador positivo de preto normal, de ação potente, com uma durabilidade excepcional de até várias semanas em recipiente aberto. Praticamente inigualável.
Os reveladores AMIDOL são fórmulas muito especiais para entusiastas. Nós vendemos um kit Amidol da Moersch. Um maravilhoso revelador para impressões finas com excelente capacidade de equilíbrio de contraste.
Em www.moersch-photochemie.de há mais informações sobre o Amidol — também há algo em nosso catálogo.
É uma coincidência que ambos se chamem 113!
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá,
O revelador N113 é comparável ao Agfa NEUTOL?
Atenciosamente,
Jelke
Gast
O n113 realmente dura uma eternidade — na maioria das vezes, ele acaba antes mesmo de se esgotar. Eu sempre preparo 10 litros e isso dá facilmente para meio ano a um ano, e ainda uso o pó produzido na RDA...
Gast
O N113 não é igual ao NEUTOL.
O NEUTOL é um revelador líquido com uma vida útil significativamente menor e, na minha opinião, também com um DMAX um pouco inferior.
Mas é preciso ser justo. Um revelador líquido não pode ser tão bom quanto um em pó.
Acho que a receita original do N113 era o Refinal (se não estou confundindo com a receita original do revelador de filme A03...).
Se não era o Refinal, então era o revelador positivo em pó da AGFA para máquinas da mesma época.
Atenciosamente,
Mirko
FOTOIMPEX
Fotowerkstatt
Olá,
Estou dando uma olhada no catálogo da Calbe... A F/impex diz sobre o N113: “Máxima capacidade e melhor durabilidade em embalagens abertas ou na máquina.”
Até agora, sempre presumi que os produtos/fórmulas e suas denominações fossem os mesmos nas empresas parceiras/sucessoras, ou seja, Agfa = Ansco (distribuição da Agfa nos EUA antes e depois da guerra) = ORWO = Calbe. Exemplo: R09, A300.
Nos últimos dias, li uma receita para o Ansco 113 no Developing Cookbook; Anchell escreve sobre este, assim como sobre outros reveladores de amido: “Este revelador oxida rapidamente, como a maioria das fórmulas de amido, e por isso deve ser misturado imediatamente antes do uso”. (p. 138, Fórmula #51).
Então, o que fazer? Quais são as experiências de vocês?
Mirko, espero poder fazer uma visita à loja de vocês em abril. Para me abastecer para o ano que vem... ;-)
Obrigada!
Olá, Roman,
se tiver interesse, posso te enviar algumas receitas dos antigos reveladores Orwo. Tenho um livro de receitas da ORWO para todos os produtos Orwo.
Atenciosamente, Claudia
Gast
Olá!
O N significa NEUTOL. Existem, ou existiram, muitos reveladores que levam “NEUTOL” no nome, tanto na forma líquida quanto em pó.
As outras letras: A para ATOMAL no A49 — mas não os outros As! —, F de Final, M-H de solução de Metol-Hidroquinona, B de Blautol, R de RODINAL, ...
Os números são diferentes na Ansco. Além disso, é preciso ter cuidado com a literatura da Agfa anterior à década de 30, pois também eram usados números diferentes.
Atenciosamente,
Alex
Urnes
Olá,
Então, voltando à questão da validade do N113. Encontrei em casa uma garrafa de 5 litros que, como sempre rotulo tudo, havia preparado em abril de 2002. Achei um desperdício jogar o produto fora, então levei-o para a minha aula para ver se ainda estava bom. Para os contatos, de qualquer forma, não preciso necessariamente da última gota de preto máximo. Fiquei muito surpreso com o quão bem o N113 funcionou. E o preto ficou realmente preto, e isso mesmo no tempo indicado de 2 minutos.
Atenciosamente, Sven.
micha
Caramba, parece que vocês estão todos realmente encantados com esse produto. Acho que vou experimentar também. Espero conseguir dar um tom mais escuro aos papéis Classic Vario. Mesmo com o Agfa NEUTOL novinho em folha, ainda não fica tão escuro quanto eu gostaria.
Micha
Gast
Claudia,
Claro, manda as digitalizações — se não for muito trabalho! :-)
Micha, o N113 combina bem com o que me resta do Fortespeed Polygrade, o que deve se aproximar bastante do material Classic. Tom de imagem bem frio, com um preto intenso. Lindo, de verdade.
Daqui pra frente vou usar só o N113; meus estoques de NEUTOL Plus e Amaloco Bromax 2002 estão acabando aos poucos e não serão repostos. O galão de 10 litros é simplesmente muito prático.
Abraços, Roman
mcbastian
Bem, agora só uso o N113.
Ele fica na bandeja de 40x60 por mais ou menos um mês e depois funciona como se nada tivesse acontecido...
Se você colocá-lo em um galão e garantir que ele fique bem cheio, ele deve durar de 6 a 9 meses sem dar nenhum problema.
Mas o galão deve ficar em local escuro e fresco :-)
Na minha opinião, o N113 é altamente recomendável.
Atenciosamente, Sebastian
cfb_de
Olá, Sebastian,
Um período de armazenamento de 6 a 9 meses no galão não é nada de extraordinário. O meu Eukobrom também já consegue isso facilmente. Ele fica em um galão de 5 litros para produtos químicos, sob gás inerte, na adega. O outro galão tem a mesma idade, está em uso e ainda está bom (também armazenado sob gás inerte na adega).
Se houver sulfito suficiente nos banhos (aparentemente é o caso dos dois) e se a gente não entrar em pânico, com calafrios e tremores só por causa de uma leve coloração melada, então esses reveladores de papel padrão aparentemente têm uma durabilidade muito longa.
Por que preparei 10 litros de uma vez? Bem... Por um lado, aprendi há algum tempo que o Eukobrom dura muito (por isso ainda o uso). Por outro lado, assim tenho sempre o suficiente quando preciso e não preciso preparar uma nova solução nem perceber depois que não tenho mais.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Olá,
Após um longo período de inatividade, a reprodução do contraste é comparável à de um revelador recém-preparado?
Lesna
cfb_de
Olá, Lesna,
Pela minha experiência (estou falando do Eukobrom!), sim. Desde que sejam cumpridas duas condições: que se utilize papel de graduação fixa e que este seja *revelado até o fim*.
Só bem perto do final, quando a solução já estiver realmente amarelo-escuro, é que o papel fica mais macio.
Atenciosamente,
Franz