Gast
Olá,
Quero começar a fazer ampliações em preto e branco, pelo menos de vez em quando. Mas as bacias de revelação são um pouco caras demais para mim. Existe alguma alternativa mais barata, por exemplo, em lojas de materiais de construção ou de artigos para o lar? Ou será que elas não são adequadas para os produtos químicos?
Em vez de uma lâmpada DuKa, dá para usar aquelas lâmpadas incandescentes coloridas, que, por exemplo, brilham em vermelho?
Muito obrigado?
fotohuisrovo
Olá, Tobias,
Se as cubas de revelação forem muito caras, a situação fica complicada. Um tambor de papel usado para revelação a cores talvez seja ainda mais barato e, assim, também não será mais necessário usar luz duxia vermelha.
Mas é preciso lavar e secar o tambor após cada cópia.
Atenciosamente,
Fotohuis RoVo
Robert Vonk
Gast
Olá, Tobias,
Mais uma coisa sobre a luminária Duka: as lâmpadas vermelhas da seção de festas da loja de materiais de construção não servem. Você precisa de uma lâmpada Duka de verdade. E, quando for encomendá-la, certifique-se de que venham duas bandejas junto. Um tanque com rodízios, mesmo usado, sai mais caro, e com outras bacias você geralmente tem um problema: fundo liso, ou seja, o papel fica grudado no fundo.
Bacias de laboratório sempre aparecem no eBay por um preço bem baixo.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Olá, Tobias
Se você raramente precisa de ampliações em preto e branco, recomendo que use os filmes em preto e branco da Kodak ou da Ilford, que são revelados no processo C41 em laboratórios profissionais.
Esses resultados certamente não serão do tipo “fineprint”, mas os teus
resultados com o DuKa também não serão, a menos que trabalhes regularmente no teu próprio laboratório com materiais adequados (não supercaros).
Acho que todos nós já passamos por isso: se não nos dedicarmos ao assunto...
é melhor deixar pra lá.
Não quero te frustrar desnecessariamente, mas se as bandejas de revelação e a lâmpada de DuKa já
representam um problema financeiro para você (o que pode ser compreensível!!!), como você pretende
dar conta da química e, principalmente, do papel? Pela minha experiência,
as bandejas e a lâmpada são a parte mais barata do processo...
Atenciosamente,
Michael
Gast
Olá, Tobias,
Esquece logo essa lâmpada de festa. A Philips (e a Osram também tinha) tem lâmpadas vermelhas que você pode usar. Estão listadas no catálogo do Mirko, por cerca de 9 euros.
Sobre as bandejas:
Para o meu segundo laboratório no meu apartamento-estúdio (com um ampliador de malas UPA510 soviético, bem no estilo ;-)), eu comprei uma pequena coleção de bandejas de reposição — vai ao Aldi, Lidl, Norma, compra 3 ou 4 pacotes de lasanha pronta e devora tudo. A lasanha vem em travessas de alumínio que você pode jogar fora depois de esvaziá-las. A embalagem externa, porém, é mais interessante: trata-se de uma travessa de plástico rígida e hermética com tampa de filme plástico — com base de aproximadamente 18x24 cm.
Com uma travessa de 13x18 cm, você deve conseguir banhar com um litro de solução. E troque regularmente por travessas novas, pois elas não devem durar muito tempo.
Barato? Bem, cerca de 3 euros por recipiente. Mas inclui 1 kg de uma lasanha deliciosa — essa coisa é incrivelmente boa. ;-)
Mirko, você já publicou as UPAs no site — tem alguma ideia de quem as fabricou? Consegui rastrear o fabricante até uma fábrica de munições em Tula, a sudeste de Moscou, mas eles não se pronunciam sobre seus produtos por e-mail.
Até mesmo a lente Industar96U não traz nenhuma indicação do fabricante. :-(
Mas a construção básica se assemelha muito a um ampliador Contax de 1946, antes que as caixas fossem para Kiev.
Isso me interessa apenas como usuário e colecionador. :-)
Atenciosamente, Roman