Gast
Oi,
presumo que os rendimentos indicados pelos fabricantes dos reveladores sejam calibrados para filmes de 135 ou 120. Sempre funcionou assim.
Minha pergunta seria: quantas folhas de 4x5" ou 13x18 cm equivalem a um rolo de filme??? Ou, por exemplo, quantas folhas posso revelar com um frasco de Neofin Blau?
A propósito, para quanto filme dá uma determinada quantidade de RODINAL??? Como o material de grande formato sempre é fácil de processar em bastante líquido, e uma diluição de 1:100 também não é ruim em termos de contraste, a gente começa a ter dúvidas: 10 ml rendem um litro, então cabem, por exemplo, até 24 rolos de 4x5 (4 latas Jobo cheias, cada uma com 1/4 de litro), mas em algum momento isso se torna homeopático, não é?
Muito obrigado desde já
Martin
Gast
Bem, Martin,
você levantou uma questão que, mais uma vez, só pode ser resolvida experimentando.
Converter um rolo de 135 em metros quadrados de área de exposição é bem simples (sua primeira pergunta): 0,032832 m² de área de exposição.
Um negativo de 9x12 cm tem 0,0108 m² ((9x12)/10.000) de área, ou seja, cerca de 1/3 de um filme KB.
Mas se você realizar uma diluição muito grande do RODINAL e, assim, criar muito líquido, a proporção entre substância reveladora e área a ser revelada rapidamente deixará de ser suficiente. Certamente você não conseguirá revelar 24 folhas de 4x5" com isso.
O revelador, com 10 ml de substância ativa, vai perder a potência em algum ponto após a quinta folha, e todos os 5 ou mais filmes estarão perdidos.
Eu nunca revelaria mais do que 5 folhas de uma vez, a não ser em solução-mãe não diluída A49 ou D76. O risco de estragar todas as fotos é desproporcional aos 2 centavos do R09 (= RODINAL). Além disso, não dá para controlar o contraste de forma precisa.
O Neofin Blau é, claro, um revelador caro. Talvez valha a pena sacrificar algumas folhas de filme plano de teste para testar seu tanque com sua diluição preferida.
É melhor usar filmes que sejam bem escuros para garantir. Revele uma folha de cada vez pelo mesmo tempo e meça no densitômetro a partir de quando a primeira folha não atinge mais o máximo de escurecimento.
Mas não se esqueça de testar o fator de diluição antes, caso mais tarde você tenha 10 folhas de uma vez na lata!!
Atenciosamente,
Mirko
www.fotoimpex.de
Gast
Oi, Mirko,
tiveste que usar justamente 5 folhas? Todas as latas que conheço levam 6 ;-).
Já experimentei colocar 10 ml de RODINAL no Jobo de 2500 ml. Dá para fazer uma diluição de 1 para 50 ou 1 para 100. Mas é bom saber que 5 ml em 1/50 ou 1/100 provavelmente não vale a pena tentar.
A Amidose (não faço ideia de como se chama a empresa, vocês também têm, quadrada, com os filmes na vertical) funciona então com 1 para 100, precisa de um litro e não pode girar.
Para o 4x5, eu teria estimado, de olho, em 1/4 do 120 (meu 6x9 dá 8 fotos), então está quase certo. Com o seu cálculo, confirma-se o meu receio de que, com Neofin, só dê para fazer uma lata (6 filmes) por frasco.
Fica interessante com o 13x18 no pequeno revelador, porque nada gira e a relação volume/filme é péssima. Seriam 234/10.000 m, ou seja, cerca de 1,5 a 2 folhas por filme.
Que alívio que um encaixe 8x10 é caro demais para mim. Isso só dá certo em caixas, uma por uma, então realmente demora muito tempo.
Gast
P.S.
Alguém já experimentou a diluição do Neofin mais do que a indicada? Por exemplo, 1 litro do frasco?