rherz
Olá a todos os que revelam seus próprios filmes de diapositivos em preto e branco
Tenho manchas claras nas áreas escuras, mas apenas no meio do filme. Curiosamente, isso afeta apenas o meio do filme (considerando o número de quadros, ou seja, por exemplo, do quadro 13 ao 27). Tudo o que deveria ser branco também está branco (no diapositivo final), por isso acho que não se trata de um problema de clareamento. Parece que a luz não seria suficiente. (Lâmpada refletora de 100 W, 5 min. de cada lado, 5 mm de água acima da espiral, distância da lâmpada até o nível da água de 2 cm, espiral Jobo normal)
Fora isso, o resultado é ótimo!
Talvez ainda uma breve descrição das proporções para o banho de branqueamento:
Componente A:B = 1:1
Componente A: 150 ml de ácido sulfúrico a 15% + 250 ml de água
Componente B: 2 g de permanganato de potássio + 500 ml de água
Tempo de ação: 5 min.
E o banho de clarificação:
Dissolver 25 g de sulfito de sódio seco em 400 ml de água e, em seguida, completar até 500 ml.
Tempo de ação: 3 min.
Talvez haja alguém aqui que já tenha passado por algo assim?
:rolleyes:
Atenciosamente,
Robert
Gast
Olá, Robert,
Só consigo imaginar que seja por causa da segunda exposição. Você já tentou mover a lâmpada?
Atenciosamente, Dieter
rherz
Olá, Dieter,
talvez seja só impressão minha, mas um refletor de 100 W a uma distância máxima de 5 cm, e isso por 5 minutos de cada lado, já deveria ser suficiente. Os olhos já ficam ofuscados só de olhar para ele, e 5 cm de profundidade de água também não é muita coisa.
Mas, voltando à sua pergunta: sim, eu movo a lâmpada (refletor), até porque, do contrário, as saliências da espiral poderiam projetar sombras, e também tento variar o ângulo de incidência para que a luz realmente penetre entre as voltas da espiral.
É uma loucura — normalmente a gente trabalha com centésimos de segundo e consegue algo no filme, e então 10 minutos com brilho brutal não são suficientes (basta olhar diretamente para o refletor)... Estou quase colocando tudo isso ao sol — só que nem sempre se tem sol e a intensidade também escapa ao controle.
Se pensarmos que comecei com 2 min e 30 s de cada lado e o resultado não difere significativamente dos dois períodos de 5 min.
Talvez alguém tenha outra ideia, mas vou tentar novamente com 2 vezes 10 min.
Atenciosamente,
Robert
Gast
Olá, Robert,
Li em várias publicações que a luz do dia não é adequada para a segunda exposição. Aparentemente, a superexposição também não é possível. Infelizmente, ainda não conheço os processos químicos.
Sinto-me um pouco desconfortável enquanto o resultado do revelamento reverso ainda for duvidoso.
Filmo com uma câmera de 16 mm e detesto enviar meus filmes para um laboratório de revelamento reverso.
Talvez um dia tenhamos sucesso com nosso trabalho.
Atenciosamente, Dieter
rherz
Olá, Dieter,
Assim que tivermos o resultado, você receberá a receita.
Você já experimentou o kit de revelação da Foma?
Atenciosamente,
Robert
Gast
Olá, Robert,
Usei o kit de revelação inversa da Foma duas vezes:
Primeiro, o Fomapan 100R; resultado: marrom, negativo...
Depois, um filme em rolo Agfapan 100; nesse caso, o suporte ficou transparente, sem imagens.
Hoje vou tentar uma terceira vez.
Atenciosamente, Dieter
Gast
Olá,
Acho que o problema com o suporte transparente se deve à concentração excessiva do ácido sulfúrico.
Minha primeira tentativa com ácido a 5% já causou o descolamento da emulsão. No T-max, em pedaços grandes; no APX100, em pequenos flocos. Por isso, afirmo agora que, em certos casos, o AP tem um grão fino mais fino do que o da Kodak. :-) Agora estou usando cerca de 1-2%. Também percebi que a exposição intermediária geralmente não é suficiente, mesmo com 500 W a 10 cm. O que vocês acham do kit da Kodak? A propósito, é possível aumentar o rendimento dele.
rherz
Olá,
Seguindo uma dica que vi em outro fórum, tirei o filme da espiral e fiz a exposição com ele pendurado. Passei lentamente um refletor de 100 W a cerca de 20 cm de distância — isso leva uns 30 segundos para todo o filme. É possível observar como o filme se transforma. Evitei as gotas de água com um banho de agente umectante muito, muito diluído (0,1 ml de Mirasol em 250 ml de água desionizada). Funcionou — as manchas brancas sumiram! No entanto, depois disso, não dá mais para colocar o filme de volta na espiral. Acabei puxando-o pelos arcos. Não é exatamente relaxante e não recomendo, pois 150 cm de filme são extremamente difíceis de manusear se não se quiser arranhá-lo. Uma tentativa com 2 x 10 min. na mesa de luz, dentro da água, também não deu em nada. A água parece absorver uma quantidade enorme de luz — isso já era sabido, mas não imaginava que fosse tanto assim.
A próxima tentativa será novamente fora da água, na espiral, com um pequeno tratamento com agente umectante para evitar gotas — cerca de um minuto de cada lado, alterando o ângulo de incidência da luz. Assim, as sombras causadas pelas nervuras devem ser evitadas.
Se der certo, entro em contato novamente — assim que tiver novos Fomapans. Eles estão esgotados e não há como encontrá-los em toda a Alemanha.
Atenciosamente,
Robert
Gast
Olá, reveladores de negativo,
Como revelo filmes com 30,5 m de comprimento, já começo em desvantagem na segunda exposição. Alguém já tentou o método químico?
Minhas tentativas até agora foram um verdadeiro desastre...
Atenciosamente, Dieter
Gast
Olá, a todos os usuários de reveladores reversíveis em preto e branco!
Experimentem o seguinte (infelizmente apenas em inglês):
Slides P&B
-------------
Use apenas filmes de halogeneto de prata com base transparente e uma camada anti-halo (AHU) que desapareça durante o processo — ou sem essa camada!
Concentrados (para 1 litro):
alvejante -> 25 g de dicromato de potássio (kalium-di-kromat) +
100 g de bisulfato de sódio (natrium-hydrogenium-sulfat)/monohidratado
-> se você não gosta de misturar esses produtos, pode usar o alvejante do E-6 ou de qualquer kit de revelação P&B
clarificador -> 250 g de sulfito de sódio (natrium-sulfit)/anidro (dessecado)
-> pode ser substituído por HCA (neutraliza o alvejante)
Misture 1+4 para preparar uma solução de trabalho
Revelação (20 °C):
1ª revelação (ver tabela) QUALQUER revelador “positivo” de alta energia (papel) (Dektol etc.) 1+4
-> para maior brilho na projeção, pode-se adicionar algum solvente de prata =
aprox. 9 g de tiossulfato de sódio (tiossulfato de sódio)/pentahidratado -----
essa quantidade é crítica: uma dose maior remove rapidamente prata em excesso e uma menor
quantidade resulta em uma imagem muito escura!
lavagem (em água corrente)
branqueamento
lavagem
clarificação
lavagem (abra o tanque nesta etapa; uma reexposição suficiente é essencial para
filmes ortocromáticos, ou seja, use um carretel/espiral transparente !)
reexposição (lâmpada de 100 W = luz branca) 1 min./lado (parte superior e inferior do carretel)
2º revel. (Dektol 1+4, sem solvente)
lavagem 1 min.
fixação (Hypam ou produto rápido similar)
lavagem 5 min.
hipossulfito (Kodak HCA ou similar)
lavagem 5 min.
umectação (Agepon 1:200 ou similar) 1 min.
Todas as outras fases/etapas 3 min. cada.
Filmes (luz do dia):
Formato 135 ISO 1º revelador (min.) EI contr. resposta crom. (sens.)
Kodalith Ortho (Tipo 3) N/A 3 8 H gráfico orto * = Alto Contraste
Slide = HCS (filme a granel)
Maco ORT 25 18 DX N meio-tom orto
Kodak FRP N/A 8 ? 12 ? N meio-tom orto = Grão Fino
Release Positive (filme a granel)
Agfa SCALA 200 10 DX N tom completo pan
Kodak TP N/A 8 16 H meio-tom pan * = Pan Técnico
Maco UPC 64 10 25 N tom completo pan
Maco PO 100 10 DX N tom completo orto
FomaPan 100 ? 100 ?
* significa que não é necessário solvente de prata!
Formato 120/220
Maco ORT
Agfa APX 100 100 6 DX N tom completo pan
400 ? 400 ?
Ilford Delta 100 100 10 DX N full-tone pan
400 400 18 ? DX ? N full-tone pan
3200 ? 3200 ? 800 ?
Agfa SCALA
Kodak TP
Maco PO
Maco UPC -> www.technikdirekt.de (veja também www.mahn.net)
Você também pode experimentar o Speedibrews Celer-Reverser -> www.silverprint.co.uk (#3118)
Já experimentei quase todos os filmes mencionados e os resultados são muito bons.
Infelizmente, ainda preciso testar o FomaPan (tempo de revelação inicial)...
Atenciosamente,
tero.tommila@ficora.fi
Gast
Uma vez, sem saber muito bem o que estava fazendo, revelei o filme sob a clássica lâmpada de cozinha, de 100 W, com uma espiral AP; peguei-o ainda molhado e o mantive sob a luz sem banho-maria, 30 segundos de cada lado, mexendo levemente – para o meu gosto, os resultados ficaram absolutamente bons, sem manchas, e as gotas também não atrapalharam.
No entanto, eu mexo o filme na lata constantemente, ou seja, não o deixo em repouso – até agora, os resultados têm sido, em geral, bons.
Eu uso o kit de revelação inversa Fomapan. O único problema até agora foi que os cristais de permanganato de potássio não estavam bem dissolvidos e, por isso, deixaram manchas feias, mas isso pode ser evitado se a solução for melhor misturada antes.