carbocage
Olá... O novato tem mais uma pergunta.
No manual do meu Kaiser Scharfsteller está escrito que a imagem é projetada em um ecrã fosco.
Mas, quando olho para dentro, vejo a imagem em uma placa bastante rugosa, parecida com uma chapa metálica texturizada.
Isso é normal????? Atenciosamente, Stefan
Wolf_XL
... o aparelho não faz exatamente o que o nome sugere... Existem outros aparelhos que fazem muito mais jus ao nome de “focalizador”...
carbocage
Obrigado pela sua resposta... Mas, quando falo em tela fosca, estou me referindo a algo parecido com vidro fosco e não a algo texturizado, certo? A imagem fica bem granulada assim...
Renate
Você comprou essa peça nova ou usada? Desde o IhhBähhh, muitas vezes tentam ganhar muito dinheiro com sucata. E, às vezes, as reparações são feitas de forma amadora.
?
Atenciosamente
?
Renate
Bonderer
A Durst e até mesmo a Linhof também ofereciam modelos semelhantes, embora com armação de metal. Eu tenho o da Durst. O resultado fica melhor em uma área do negativo com estruturas bem visíveis.
Pelo menos eu consigo avaliar melhor assim, e a nitidez fica boa. Eu não consegui me dar bem de jeito nenhum com um ajustador de nitidez de grão da Peak.
Quando tenho negativos difíceis, uso um negativo de foco como auxílio. Também dá para fazer um sozinho, caso não consiga encontrar nenhum. Os meus são do Eb…
mas não foram caros. Pega-se um negativo preto, usa-se uma régua bem lisa e risca-se um padrão na emulsão com uma agulha fina. Isso funciona então como um negativo de foco.
carbocage
É novinho em folha...
carbocage
Talvez alguém tenha uma foto de como é o ajustador de foco de outro Kaiser, para que possamos comparar...
Wolfgg
Olá,
O ecrã fosco é propositalmente tão grosseiro para que, no escuro, seja possível focar nele com os olhos sem dificuldade. Este sistema de foco mostra seu ponto forte principalmente em ampliações de grande escala, quando a cabeça do ampliador fica a 1 m acima da mesa e só é possível olhar para a lente à distância.
Desde que o nariz ainda toque na mesa de trabalho durante a focagem, basta uma simples lupa (de 4 a 8 vezes).
Não compare com o visor de uma câmera SLR de 35 mm, pois ali as exigências em relação ao ecrã fosco são muito maiores, já que a imagem é pequena.
Tamanho
carbocage
Muito obrigado, agora sei que está tudo certo e que o aparelho está funcionando bem... Abraços, Stefan