Gast
Olá, queridos usuários do Classic
Quem de vocês já tem experiência com o revelamento do filme Classic 200 com R09?
Atualmente, estou revelando o filme com RODINAL.
Atenciosamente, Jelke
Gast
Experimentei o Classic 200 na semana passada e o revelei com R 09 em 1:40 por 9 minutos.
Os negativos parecem-me um pouco fracos... mas dão para usar.
Quem conseguiu ótimos resultados com o R09?
Atenciosamente,
Michael
Gast
Experimentei o Classic 200 na semana passada e o revelei com R 09 em 1:40 por 9 minutos.
Os negativos me parecem um pouco fracos... mas dão para usar.
Quem conseguiu ótimos resultados com o R09?
Atenciosamente,
Michael
E quanto ao suporte do 200? Também é tão denso, cinza e pesado?
Mirko, presumo que esse também seja material Fortem.
As emulsões têm seu caráter (ou seja, dá para encontrar uma finalidade de uso, mesmo que seja só para economizar alguns centavos, -).
Eles pretendem, em algum momento, usar um suporte menos denso? Os húngaros aceitam sugestões de revendedores e clientes?
Não vejo o argumento da possibilidade de retoque a lápis como um argumento a favor do Layer — ninguém mais faz isso, pelo menos não em MF.
:-) Obrigado!
Atenciosamente, Roman
Gast
Olá, Roman!
Na minha última visita a Berlim, comprei um pacote de 10 rolos de ClassicFilm 200 no formato 120 — com RODINAL 1+50, obtive resultados muito bons — um visual antigo muito bonito; o filme também ficou muito bom na exposição como 100 e revelado em RODINAL 1+75 para fotos noturnas na cidade — os contrastes não ficaram tão fortes quanto eu temia, os negativos foram (para fotos noturnas) bem fáceis de imprimir (mas com grau 5 — da próxima vez talvez eu revele em 1+50 ou 1+25).
O véu de fundo do ClassicFilm certamente não é maior do que o de um APX, mas é claro que é mais escuro do que o dos Ilford — não achei isso incômodo.
O que me incomodou bastante, porém: o filme é realmente um “filme em rolo”, enrola e ondula de forma extrema. Coloquei imediatamente os vidros de volta na minha mesa de revelação Opemus; sem vidros, não me atrevi a revelar aqui. Em termos de planicidade, o filme é muito pior do que os da Efke ou do que o Maco IR820...
Gast
Quanto ao suporte:
Infelizmente, não há mais muitas opções de escolha no que diz respeito aos suportes. Todos os fabricantes entraram em colapso nos últimos anos, acompanhando o colapso total do mercado (...nos setores onde ainda se produziam rolos de verdade, ou seja, pré-impressão, filmes técnicos etc.).
Resta apenas o suporte cinza clássico, no qual a Forte e a Foma fazem a colagem, e o suporte transparente de poliéster, no qual a Efke faz a colagem.
Os filmes de 400 e 200 teriam problemas com a proteção contra halos no suporte transparente e, além disso, seriam mais caros de revelar.
Receio, portanto, que nada vá mudar.
É possível eliminar facilmente o efeito de ondulação simplesmente não secando o filme em um ambiente com baixa umidade do ar (especialmente agora no inverno — o ar seco do aquecimento é totalmente inadequado).
Com um umidificador no ambiente ou no banheiro logo após o banho, o filme seca um pouco mais devagar, mas fica maravilhosamente liso.
Isso não é novidade. Até 20 anos atrás, era preciso fazer isso com quase todos os filmes.
Boa sorte!
Mirko
www.fotoimpex.de
Gast
Anexo sobre fornecedores: as marcas têm seus próprios contratos com os fabricantes ou produzem elas mesmas.
Trata-se aqui dos fornecedores dos quais nós, como pequena empresa, podemos comprar.
Gast
Para Roman Sonnleitner
Olá, Roman,
Com quais tempos você revelou o filme 200 no RODINAL (1:50)?
Atenciosamente,
Michael
Gast
Mirko,
obrigado pela dica — vou tentar aumentar a umidade do ar; tirando o material de suporte, que é um pouco rebelde, estou gostando bastante do filme!
Michael,
segui as instruções do site www.digitaltruth.com e revelei por 10 minutos em RODINAL 1+50 — com exposição equivalente a 200 ASA (parte com flash, parte com luz natural). Acho que não preciso mais alterar muito os tempos, ficou bem bom assim.
Para as fotos noturnas (paisagens urbanas com iluminação artificial, lua nova), ajustei a exposição para 100 ISO (mas não é uma exposição pontual, porque não sei como ela reage à luz forte contra o céu escuro; estou apenas começando a experimentar fotos noturnas) e, em seguida, fiz séries de exposição — com o tempo de exposição recomendado, metade e o dobro (embora, na verdade, todas as fotos tenham ficado boas para impressão); revelei em RODINAL 1+50 (não 1+75 — acabei de dar uma olhada nos meus registros de laboratório, estava me lembrando errado). 7,5 min. Como disse, as cópias ficaram bonitas, mas preciso usar a gradação 5, o que, claro, torna os grãos de poeira mais visíveis. Vou experimentar um pouco mais — talvez realizar a exposição em 160 ISO e revelar por mais tempo — para que os negativos fiquem um pouco mais duros, mas ainda assim haja detalhes nas sombras? Aqui surge o dilema da fotografia noturna com os altos contrastes da luz artificial e da escuridão “natural”, já que eu queria contornar isso com baixa sensibilidade e revelação mais curta — mas parece que foi um pouco demais...
Roman
Gast
Olá, queridos usuários da Classic
Eu realizo a exposição da Classic 200 como 100 ASA e realizo a revelação por 11 minutos em RODINAL 1+75 (amplificador de condensador); os negativos ficam prontos para impressão no grau 3. Qual é o tempo de revelação com R09 (1+100)?
jelke
Gast
Quanto ao suporte:
Infelizmente, não há mais muitas opções de escolha no que diz respeito aos suportes. Todos os fabricantes entraram em colapso nos últimos anos, acompanhando o colapso total do mercado (...nos setores onde ainda se produziam rolos de verdade, ou seja, pré-impressão, filmes técnicos etc.).
Resta apenas o clássico suporte cinza, no qual a Forte e a Foma fazem o banho, e o suporte transparente de poliéster, no qual a Efke faz o banho.
Os filmes de 400 e 200 teriam problemas com a proteção contra halos no suporte transparente e, além disso, seriam mais caros de revelar.
Receio, portanto, que nada mude.
É possível evitar o efeito de ondulação simplesmente não secando o filme em um ambiente com baixa umidade do ar (especialmente agora no inverno — o ar seco do aquecimento é totalmente inadequado).
Com um umidificador no ambiente ou no banheiro logo após o banho, o filme seca um pouco mais devagar, mas fica maravilhosamente liso.
Isso não é novidade. Até 20 anos atrás, era preciso fazer isso com quase todos os filmes.
Boa sorte!
Mirko
www.fotoimpex.de
Mirko, obrigado pelas informações.
Estou quase tentado a experimentar o filme 200/400, por outro lado, gostaria de deixar de experimentar e ficar com um único filme... bem, três filmes. R50, no momento APX400 e XP2 para o amplo espectro.
Acho que vou encomendar mais alguns rolos de R50 e congelá-los antes que a nova tabela de preços entre em vigor. ;-)
Acho que não vou conseguir ir a Berlim em abril.
Na internet (pelo Google) encontro poucos exemplos de fotos dos filmes Fortepan; alguém poderia me indicar uma galeria online?
Obrigado,
Atenciosamente, Roman
Gast
Olá, Roman,
talvez você possa dar uma olhada em www.photosig.com — lá dá para pesquisar as galerias, entre outras coisas, por tipo de filme. Mas não sei se tem muito material sobre a Forte lá...