Gast
Sinceramente, o nosso pátio de serviços (limpeza municipal) conhece o E (revelador) e o F (fixador) e aceita esse material de amadores como eu sem questionar e de graça.
Despejar ácido acético (banho de parada a 3%) no vaso sanitário também não me preocupa, mesmo com o revelador atrasado; molho de salada é pior (e mais comum). Mas o que faço com toners usados e outros resíduos ácidos???
Da mesma forma que, por exemplo, o selênio fede, com certeza não é bom jogá-los no vaso sanitário. Para explicar para a limpeza municipal o que realmente tem lá dentro, eu teria que saber primeiro o que acontece durante a viragem e se isso me renderia mais compreensão...
Chega de reclamar, alguém tem alguma dica?
Gast
Pelo que sei, a empresa de descarte não se importa com o que está dentro. Ela não pode confiar muito no que os clientes dizem — eles podem inventar qualquer coisa ou dizer a verdade. E, na maioria das vezes, também não sabem melhor do que isso.
No fim das contas, o material acaba indo parar na mesma lixeira e, provavelmente, no mesmo forno. Então, basta entregar, dizer “Fotografia, particular” e pronto. Talvez ainda perguntar o que eles preferem da próxima vez: juntar tudo em um único balde ou usar três baldes separados.
Atenciosamente, Roman
Gast
Olá,
Pelo que sei, ainda é possível recuperar a prata do revelador e/ou do fixador, o que permite que o serviço de limpeza municipal financie o descarte desses produtos químicos.
Eu simplesmente misturaria o toner e o entregaria junto.
Rainer
cfb_de
Olá, Rainer,
A empresa de limpeza urbana certamente não vai recuperar a prata. A simples incineração, seguida do aterro dos resíduos de cinzas, dá muito menos trabalho do que incluir uma etapa de recuperação de prata, especialmente considerando o baixo preço atual da prata. Não vale a pena de jeito nenhum, ainda mais porque, no lixo não separado, o teor de prata tende fortemente a ser quase nulo.
Só vale a pena para grandes empresas, pois assim os custos de descarte podem ser minimizados e os limites de descarga só podem ser reduzidos com a remoção da prata.
O que se pode fazer para o lixo doméstico é o seguinte: adicionar um agente de fixação à prata (por exemplo, lã de ferro ou ditionito de sódio). Veja
http://www.fotoimpex.de/Technik/Tip_Filmen...ntwicklung.html (não sou totalmente alheio a isso :-)
Isso evita a ida com o tambor de fixador até o ponto de coleta de resíduos perigosos. Toner e similares devem ser levados para lá mesmo assim. Não consigo imaginar coisas como selênio no meu vaso sanitário. Veja o link acima, lá também há informações sobre toner de selênio/enxofre.
Atenciosamente,
Franz
Urnes
Olá,
Aqui também é assim: a empresa local de coleta de lixo aceita produtos químicos fotográficos, que são despejados em um grande tanque com óleo usado e outras substâncias nocivas e acabam indo para a incineração. No entanto, os reveladores e fixadores precisam ser separados, declarados e, claro, embalados. O que, por sua vez, traz o problema de onde conseguir recipientes suficientes. Além disso, a aceitação é limitada a 20 litros; qualquer quantidade acima disso é considerada comercial. O que me levou a agir foi: “Ou vocês aceitam esse material agora ou eu despejo os outros dois recipientes na sarjeta, bem na frente do portão de vocês!” — Isso acabou surtindo efeito.
Para me poupar de mais frustração e aborrecimento, sigo o conselho do Franz. Deixo o revelador oxidar e despejo no esgoto, precipito a prata do fixador e entrego no caminhão de resíduos perigosos, e despejo o resto. Os toners também vão declarados para o caminhão de resíduos perigosos, mas são apenas quantidades na faixa de 1 a 2 litros.
Atenciosamente, Sven.
Gast
:huh:
Aqui também estamos queimando tudo agora. Antigamente, ainda era coletado separadamente (revelador, fixador), mas agora já está tudo misturado. O Stop vai para o lixo assim, da mesma forma que o agente umectante.
O selênio e outros toners também é melhor coletar.
Até 30 litros, ninguém faz perguntas. Na maioria das vezes, eu recolho em galões de polietileno de 2 litros de suco de fruta. Dá para caber com um banho ACP252 de 2 litros.
Atenciosamente,
Fotohuis RoVo
www.FotohuisRoVo.nl
Robert Vonk
Sandra
Olá,
desculpem-me por trazer à tona esse assunto antigo, mas ele continua atual...
Minha pergunta: afinal, onde devo descartar os agentes umectantes?
Costumo guardar os resíduos químicos em galões de 5 litros que antes continham água destilada.
Aliás, depois que me mudei de Berlim para o estado de Brandemburgo, percebi que o processo de coleta de resíduos químicos é um pouco diferente. Enquanto em Berlim sempre queriam saber se a garrafa ou o galão continha revelador ou fixador, no ponto de coleta de Brandemburgo bastava dizer: “Coloque essa coisa ali.” ;) Em Berlim, eu podia levar os galões usados de volta depois que os produtos químicos eram despejados em grandes tonéis. No Brandemburgo, isso não é mais possível e estou sempre procurando onde conseguir novos galões... B)
Atenciosamente
Sandra
CPD
O agente umectante pode ser jogado no ralo? Afinal, não passa de um “detergente” especial.
Pergunte na farmácia por garrafas de Aponorm — elas são surpreendentemente baratas e estão disponíveis em todos os tamanhos possíveis.
Atenciosamente,
CP
cfb_de
Pergunte na farmácia por frascos de Aponorm — eles são surpreendentemente baratos e estão disponíveis em todos os tamanhos possíveis.
Mas não para jogá-las no lixo reciclável depois de um único uso! Existem opções bem mais econômicas: em laboratórios odontológicos, oficinas mecânicas, empresas de limpeza de edifícios etc., geram-se regularmente galões de plástico com capacidade de 3 a 10 litros. Essas empresas geralmente ficam bem gratas quando você leva alguns deles.
Quanto ao agente umectante, concordo plenamente com você. Ninguém teria a ideia de coletar a água da louça do café da manhã e jogá-la no lixo de resíduos perigosos.
Atenciosamente,
Franz
CPD
Olá, Franz,
Claro que não é para o local de coleta de resíduos tóxicos — para isso, a Sandra tem os galões vazios de água destilada comprados na loja de materiais de construção, como pode ser lido acima.
Atenciosamente
cfb_de
Olá, Franz,
Claro que não é para o local de resíduos tóxicos — para isso, a Sandra tem os galões vazios de água destilada da loja de materiais de construção, como pode ser lido acima.
Atenciosamente
Stympt. Eu, de alguma forma, não tinha percebido isso.
Atenciosamente,
Franz
Sandra
Obrigada a todos! :)
Atenciosamente,
Sandra