Gast
Olá a todos,
No fim de semana, tentei revelar um filme reversível pela primeira vez. Usei o Fomapan 100 R com o kit correspondente. Segui rigorosamente os tempos indicados.
Infelizmente, o filme ficou com uma cor marrom e saiu negativo.
O que eu fiz de errado?
Atenciosamente, Dieter
Gast
Olá, Dieter
Talvez seja uma pergunta boba, mas você também fez a exposição reversa?
Atenciosamente,
Michael
Gast
Olá,
É claro que fiz a dupla exposição, mas provavelmente não foi o suficiente. Daqui para frente, vou usar meu projetor para a dupla exposição (500 W através da lente).
O que você acha disso?
Atenciosamente, Dieter
Gast
Olá, Dieter,
parece que não sou só eu que estou com problemas.
Quando é que o filme ficou marrom, ou melhor, como ficou o filme depois do revelador? Se ele ainda estiver bem marrom, então o tempo de revelação foi muito curto, ou a concentração estava muito fraca!
Agora eu também tenho outro problema:
Tenho manchas claras nas áreas escuras, mas apenas no meio do filme. Estranhamente, isso afeta apenas o meio do filme (em termos de número de quadros, ou seja, por exemplo, do quadro 13 ao 27). Parece que a luz não foi suficiente. (Lâmpada refletora de 100 W, 5 min de cada lado, 5 mm de água acima da espiral, distância da lâmpada até o nível da água de 2 cm, espiral Jobo normal)
Fora isso, o resultado ficou ótimo!
Talvez seja bom mencionar rapidamente as proporções para o banho de branqueamento:
Componente A:B = 1:1
Componente A: 150 ml de ácido sulfúrico a 15% + 250 ml de água
Componente B: 2 g de permanganato de potássio + 500 ml de água
Tempo de ação: 5 min.
E o banho de clarificação:
Dissolver 25 g de sulfito de sódio seco em 400 ml de água e, em seguida, completar até 500 ml.
Tempo de ação: 3 min.
Talvez alguém possa me ajudar aqui.
Atenciosamente,
Robert