Maximilian5930
Olá,
Tenho um ampliador antigo, mas em ótimo estado, e gostaria de começar a usar papéis de contraste variável.
O ampliador não possui gaveta para filtros. Existem, de fato, filtros multigrade com um suporte especial instalado sob a lente.
No entanto, não consigo imaginar que isso funcione sem perda de qualidade óptica.
Quem pode me dar uma resposta técnica e objetiva sobre isso?
Maximilian
Gast
Se você usar os filtros multigrade da Ilford com o suporte 00-5 em incrementos de 0,5, obterá boa qualidade sem nenhuma perda. É importante ter cuidado, pois arranhões no filtro podem prejudicar a qualidade.
No final das contas, uma solução com cabeça VC é, naturalmente, melhor, mais simples e mais fácil de usar, mas tudo tem seu preço, é claro.
Atenciosamente,
Fotohuis RoVo
Robert Vonk
Roman
Olá!
Minha Opemus 6 tem uma gaveta de filtros, mas quando, ocasionalmente, quero usar o “split grade manual” em negativos “difíceis” (ou seja, fazer exposições parciais sucessivas com os graus 0 e 5), coloco os filtros na frente da lente (porque a Opemus balança um pouco quando se troca os filtros na gaveta). Meus filtros Ilford já são um pouco antigos e não estão mais em ótimo estado, mas mesmo assim nunca notei efeitos negativos. Como os filtros não ficam no plano de foco, os erros não devem ficar muito evidentes. Mesmo assim, é claro que os filtros devem ser mantidos limpos e sem arranhões...
Gast
Embora eu nunca tenha tentado, imagino que, ao segurar os filtros com as mãos, seja preciso mantê-los retos e imóveis. Motivo: eles atuam no caminho dos raios como uma placa plana e paralela e, portanto, desviam os raios ligeiramente. E esse desvio deve ser o mesmo nas duas exposições, ou seja, não deve estar inclinado para a direita com M e para a esquerda com Y. Caso contrário, as duas exposições não ficarão mais exatamente sobrepostas.
Atenciosamente,
cb