Maximilian5930
Olá,
Tenho um ampliador antigo, mas em ótimo estado, e gostaria de começar a usar papéis de contraste variável.
O ampliador não possui gaveta para filtros. Existem, de fato, filtros multigrade com um suporte especial instalado sob a lente.
No entanto, não consigo imaginar que isso funcione sem perda de qualidade óptica.
Quem pode me dar uma resposta técnica e objetiva sobre isso?
Maximilian
Gast
Maximilian,
é claro que, no fim das contas, os filtros Ilford que são fixados sob a lente podem causar uma ligeira perda de brilho e nitidez, mas isso deve ser considerado no contexto geral.
Se você não tiver uma lente de alto desempenho, provavelmente não notará essa diferença.
Aliás, em muitos modelos mais antigos, é possível abrir a tampa do compartimento da lâmpada (...para trocar a lâmpada...) e, então, teoricamente, você poderia simplesmente colocar os filtros em cima do condensador.
Isso é melhor em termos de qualidade e também mais econômico (os filtros de 9x9 cm custam cerca de 9 euros o conjunto de 45 da Ilford).
Atenciosamente,
Mirko
mcbastian
Oi!
Tenho uma Meopta Opemus II.
Comprei os filtros de plástico da FOTOIMPEX, por cerca de...
Gast
Sebastian,
é melhor você fazer um teste sem negativo, com abertura f/11, para verificar se os seus filtros não estão se projetando demais para dentro do plano de foco. Caso contrário, você acabará vendo nas fotos as impressões digitais, arranhões etc. que se acumularam nos seus filtros.
Na verdade, os filtros deveriam ser colocados acima das lentes do condensador — ou seja, entre a lâmpada e a lente superior do condensador.
No Beseler, eles ficam, na posição ideal, entre as lentes do condensador.
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Olá, Mirko,
e, na verdade, eles também deveriam ficar sob a proteção térmica. Senão, os filtros que ficam em cima do condensador acabam ficando grudados :-)
Atenciosamente,
Franz
A propósito: o Anaret-S que comprei outro dia é melhor do que aquele que eu quebrei!
MirkoBoeddecker
Olá, Franz,
Proteção térmica: isso é certamente ideal, mas com 75 watts já dá para realizar uma exposição por vários minutos sem que aconteça nada.
Temos também difusores e filtros de proteção térmica, mas aí a coisa começa a ficar bem complicada.
AnaretS: Claro que os novos são melhores que os antigos. Já só pela melhor qualidade do revestimento. A Meopta, naturalmente, também não investe mais na linha de ampliadores, mas os binóculos e as miras telescópicas parecem estar indo muito bem. Assim, as lentes de ampliação também se beneficiam dos avanços técnicos dessa área...
Atenciosamente,
Mirko