Gast
Olá,
Ainda não tenho nenhuma experiência com revelação de filmes. Mas acabei de pegar alguns livros emprestados e quero finalmente revelar os filmes em preto e branco da minha Holga 120 sozinha. Acho que não vale a pena investir em um equipamento muito caro no meu caso (sou iniciante e não tenho muitos filmes).
Por isso, minhas perguntas – simples:
Que equipamento de laboratório vocês podem me recomendar e com quais custos devo contar?
Existe algum livro especialmente recomendável sobre revelação de preto e branco?
Desde já, obrigado :(
Gast
Olá, Tobias,
tudo o que você realmente precisa é de uma caixa que custa pouco mais de 15 € e os produtos químicos.
É claro que não sei se você também quer ampliar as fotos; nesse caso, é claro que vai custar um pouco mais.
Publicamos algumas informações sobre revelação de filmes em nosso site:
http://www.fotoimpex.de/Technik/Tip_Filmen...entwickeln.html
. No fundo, é tudo muito simples. Até mesmo a ampliação.
Se você mora em Berlim, também pode fazer nossos cursos para iniciantes.
Mais informações em: www.mietlabor.de.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá!
Não sei se é de bom tom indicar aqui um fórum da concorrência — mas vou fazê-lo mesmo assim (e no fórum da concorrência também costumo indicar a FOTOIMPEX quando se trata de papel com a melhor relação custo-benefício ;-)) — mas “aqui você encontrará ajuda”:
www.phototec.de : muitos usuários pacientes, que respondem com prazer às perguntas de iniciantes repetidas vezes (e mais vezes e mais vezes e...);
www.sw-magazin.de : alguns bons tutoriais para iniciantes;
Fora isso, recomendo muito as latas A&P aqui na FOTOIMPEX, assim como os ampliadores Meopta; o ClassicArts Polywarmtone é, de qualquer forma, um papel excelente, e se vocês conseguirem convencer o ClassicFilm 120 a parar de se enrolar como guirlandas de carnaval...
Roman
PS: Sobre livros: fiquem longe de tudo que tenha o nome de G. Spitzing. Há bons livros (mas nem todos em alemão) dos autores Tim Rudman, Larry Bartlett e Tony Worobiec — dá uma olhada em www.lindemanns.de!
MirkoBoeddecker
Roman,
Não se preocupe! Aqui, não apagamos nenhuma postagem só porque o nome de um concorrente aparece nela :-)
Talvez façamos algum comentário se acharmos que algo não está totalmente correto, mas, desde que a postagem seja justificada e contribua para o assunto, ela é bem-vinda.
Apenas insultos ou comentários ofensivos e injustificados são removidos.
Mesmo que sejam ofensivas ou injustificadas contra a concorrência.
Nesse sentido, obrigado a todos que postam e discutem aqui!
Mirko Bödecker
Fotoimpex-Berlin
Gast
E qual ampliador vocês me recomendariam? Provavelmente vou ampliar, além das minhas fotos 6x6, também algumas de 35 mm de vez em quando, talvez até no formato 40x50, mas acho que só em preto e branco...
Como já disse, não deve ser muito caro :(
Gast
Uma pequena observação adicional — como já disse, sou um iniciante total —: li algumas coisas sobre o desenvolvimento SW e vi exemplos que alcançaram determinados efeitos (por exemplo, tons de marrom bem quentes, etc.). Esses efeitos só podem ser obtidos com dispositivos Color-V ou também com dispositivos SW-V?
Gast
Dá uma olhada em
http://www.schwarzweiss-magazin.de/swmag_f...schritte_02.htm
. Aqui você encontra uma boa introdução para iniciantes.
A propósito, as fotos em preto e branco com tom acastanhado são fotos em preto e branco com tonalização. Você só precisa de um ampliador de preto e branco. Mas, claro, você também pode fazer ampliações em preto e branco com um ampliador com cabeça de mistura de cores.
Atenciosamente
Volker
Gast
O curso já parece ótimo. Muito obrigado!
Gast
O que vocês acham do Meopta Opemus Standard 2?
Acho que consigo comprá-lo por um preço bem acessível. Gostaria de fazer algumas perguntas (desculpem o estilo de lista...):
Guia paralelogramática?
Ampliação máxima na placa de base?
É possível fazer projeção no chão?
Iluminação por condensador ou difusa?
Possui cabeça de mistura de cores?
Obrigado, esse fórum é realmente prático :(
Gast
Guia paralelogramática: o que você quer dizer com isso?
Ampliação máxima na placa base: aprox. 30x40
Projeção no chão possível: claro que sim
Iluminação condensadora ou difusa: condensadora
Cabeça de mistura de cores disponível: não, o Opemus 2 é muito antigo para isso
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Obrigado pela resposta rápida. Li que existem projetores com guia paralela e outros com eixo óptico rígido. Como ele não possui cabeça de mistura de cores, suponho que também funcione sem a guia paralela.
Mais uma vez, obrigado.
Gast
Olá, Tobias,
parece que existem ampliadores com guia em paralelogramo. No entanto, não conheço nenhum pelo nome e, provavelmente, a Meopta também não os fabrica. No entanto, esses aparelhos provavelmente só podem ser encontrados em faixas de preço bastante elevadas.
Em
http://www.meopta.cz/history/ você pode ver, entre outros, mais ampliadores da Meopta.
Pelo que sei, só há opções de combinação de cores para os aparelhos Opemus a partir do modelo Opemus 5.
Atenciosamente
Volker S.
Roman
Olá!
Entre os ampliadores com guia paralelogramática estão, por exemplo, os aparelhos (na verdade, bastante caros) da Kienzle, os Leica Focomat e os Kienzle e Agfa Varioscope (que, usados, são mais acessíveis) — muitas vezes, a guia paralelogramática está acoplada a um sistema de foco automático!
Roman