Mark
Oi,
Comprei recentemente um Meopta Opemus 6a com cabeçote de mistura de cores Color 3,
que, segundo dizem, consegue ampliar até 6x6. Nada disso!!
A mesa de negativos é pequena demais. Agora, ouvi dizer que vocês aqui
têm dicas de como posso aumentar a mesa de forma adequada para poder ampliar também 6x6
com borda preta...
Atenciosamente,
Mark
Gast
Mark,
Não estou entendendo isso.
Qualquer plataforma Opemus — seja de plástico ou metal — pode ampliar até 6x6, se você trocar as máscaras de encaixe KB por máscaras de encaixe 6x6 ou vidro.
Se isso não funcionar, então provavelmente não se trata de um Opemus, mas sim de um Axomat.
Você encontra as máscaras de inserção em nosso catálogo, na seção da Meopta.
Atenciosamente,
Mirko
www.fotoimpex.de
Mark
Olá, Mirko,
Tenho, com certeza, uma Opemus :)
E as máscaras de inserção 6x6 (na embalagem original da Meopta) têm aproximadamente 5,4x5,4 cm e, portanto, não são compatíveis com 6x6 nem com 6x4,5 :(
Atenciosamente
Mark
Gast
Ah, agora entendi.
Não, infelizmente isso não dá certo. Infelizmente, não é possível fazer uma borda preta em inserções sem vidro.
O negativo ficaria sempre escorregando pela lateral e, além disso, não ficaria suficientemente plano.
As inserções de vidro também não vão te ajudar, pois o orifício não é grande o suficiente e, por causa das máscaras intermediárias, é praticamente impossível lixá-lo.
A solução: comprar uma nova base de plástico de 6 cm e lixá-la. As lentes têm 7,5 x 7,5 cm e o plástico é fácil de trabalhar.
Talvez você precise reexpor um pouco os cantos para deixá-los realmente pretos (dependendo da lente e da iluminação do condensador).
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá, Mark!
Aliás, não é só na Meopta que as máscaras são “pequenas demais” — já passei pela mesma coisa com uma Durst; 55 mm x 55 mm para a abertura parece ser o “padrão da indústria” (dizem que existe uma norma DIN sobre isso).
Gast
Oi, eu também tive esse problema com o meu Omega D5Xl. Não foi tão grave quanto no Opemus, mas foi bem fácil de resolver. As plataformas para negativos são parecidas com as da Besler. Dá pra lixar com uma lixa fina. Levei meio dia pra fazer isso, mas o resultado é excelente: formato completo sem plataforma de vidro! Também chanfiei bem as bordas para evitar vinhetas. Mas os negativos precisam estar bem planos, caso contrário, pode ser chato colocá-los no lugar. As plataformas de metal do Opemus também podem ser limadas, mas provavelmente vai demorar mais tempo.
Boa sorte
Micha
uworischki
Na Kaiser - Bühnen é a mesma coisa — 55 mm nos palcos de vidro... só a lixa de unhas resolveu. Mas como não gosto de retocar, mudei para inserções sem vidro e abri mão da borda preta.
uwe
cfb_de
Oi, Mark,
Em princípio, em nenhum ampliador “6x6” a mesa de negativos tem um recorte de 60 mm x 60 mm. Isso também não faria muito sentido, pois, por um lado, o filme cairia e, por outro, o negativo também não é realmente 6x6. Na maioria das vezes, são 56 mm x 56 mm, às vezes ainda com a típica “falha da Hassi”. Ou ainda menores. Minha Kiev-60 tem 56x56, minha Yashica tem 55x55.
Voltando ao seu problema: a solução é simples: coloque uma placa de vidro AN na parte superior e lixe a máscara na parte inferior até 57,5 mm x 57,5 mm. Isso é suficiente para deixar uma borda preta e, ao mesmo tempo, impedir que o filme caia. Além disso, com pelo menos uma placa de vidro, o filme fica um pouco mais plano.
Atenciosamente,
Franz